22.4.06

FELICIDADE= JUVENTUDE! TÁ NA CARA!

Não tenha dúvidas. Quem é feliz e sabe aproveitar as coisas boas da vida exibe um rosto iluminado e um brilho diferente no olhar. Para os que acreditam na beleza quem vem de dentro, o calendário é o que menos importa, pois a juventude vem naturalmente. Entenda qual é o mecanismo que faz as coisas fluírem.
A nossa idade pode ser classificada de 3 maneiras: a cronológica, referente ao tempo que transcorre no calendário; a biológica, que está diretamente relacionada com a carga genética; e a psicológica, aquela regida pela cabeça e as emoções. É sobre essa última que vamos falar. Acredite: o fato de se amar, ser alegre, bem- resolvida e ver o lado bom das coisas faz toda a difrença quando a idéia é barrar os efeitos do tempo e exibir uma pele jovem, um olhar para cima e um astral cheio de vida. Quer uma prova? Todas as mulheres que aparentam ter menos idade mostram uma postura de otimismo diante da via. T- o- d- a- s, sem exceção! Repare bem ao seu redor e comprove. E esse efeito tem razões científicas e concretas que explicam o mecanismo de alegria. "Qando sentimos prazer, o corpo libera endorfina, o hormônio da felicidade. Esse processo favorece a beleza da pele, poque estimula a circulação sanguínea local", explcia o dermatologista Otávio Macedo (SP). "A satisfação desencadeia um processo holístico no organismo, ou seja, cada órgão percebe essa sensação de bem- estar. É um sistema integrado", completa o médico.
Para a francesa Yasmina Kirat, treinadora internacional da Decléor, uma das mais importantes empresas de cosméticos da Europa, esse reflexo da alegria sobre a boa aparência vai muito além da ciência. "Pessoas que são amadas, que tem amigos e uma bola relação com os outros sabem encarrar com generosidade as ofertas da vida. Elas possuem realmente uma vantagem sobre aquelas que são mais pessimistas, por isso acabam exibindo uma aparência mais jovem", define a expert no assunto. O contrário também é lógico. "Mulheres e homens insatisfeitos, que se preocupam muito e enfrentam grandes dificuldades no dia- a- dia, tendem a desenvolver rugas antes do tempo e exibem uma expressão mais pesada", conclui.
Tudo isso acontece porque o nosso corpo é uma máquina inteligente que responde a estímulos 24 horas por dia- sejam eles positivos ou negativos, a resposta do organismo vem à altura. "O corpo precisa de alívio. Fazer uma massagem, caminhar por um lugar agradável, cultivar pensamentos positivos e boas amizades e aproveitar pequenos instantes para sair da rotina e se permitir "não pensar em nada" pode ter um efeito real sobre a beleza", acredita a esteticista Roseli Siqueira (SP). "As células humanas precisam se comunicar para fluir. Quando há estresse, dor, rancor, tristeza ou qualquer sentimento que quebra essa harmonia, elas deixam de se comunicar saudavelmente e criam um código truncado. Dessa falta de integração surgem as toxinas que alteram negativamente as funções vitais da pele, processo que acaba resultando em rugas e abatimento", explica Yasmina.
Então, fica aqui a lição. Mais importante do que lutar contra cada dia que passa é vivê- lo plenamente e tentar extrair o melhor de cada surpresa. Afinal, a vida é uma sucessão de fatos inesperados. Independentemente da idade que se tem, a beleza é atemporal e indescritível. E é esse "não sei quê"que faz uma pessoa se mostrar linda aos olhos dos outros. A questão principal não é aparentar se jovem e sim feliz e de bem com a vida (realmente) e demonstrar isso. Assim transmitimos essa postura ao mundo que acaba nos vendo mais bonitas.

14.4.06

SANDUBA NO SUPERMERCADO!

A moda agora nas grandes redes são aquelas barraquinhas em que você mesma escolhe os ingredientes e monta o lanche na hora. Tudo prático, rápido e... calórico! Para não abusar e se arrepender depois, monte o seu com as sugestões da nutricionista Carmen Zita Pinto Coelho, do Laboratório de Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):
Recheio
- Milho verde- 15 calorias (uma colher, de sopa, cheia)
- Pastas (milho, erva- doce, grão- de- bico)- 40 calorias (uma colher de sopa)
- Queijo tipo cottage- 40 calorias (duas colheres, de sopa, cheias)
- Queijo prato- 50 calorias (uma fatia fina)
- Queijo mussarela- 52 calorias (uma fatia fina)
- Pastas de queijo e tomate seco- 60 calorias (uma colher, de sopa, cheia)
- Requeijão- 60 calorias (uma colher de sopa)

PãoUma unidade de francês, sírio, hot- dog, hambúrguer ou duas fatias de pão de forma integral tem o mesmo valor calórico- 140.