25.11.06

POR QUE COMER BRÓCOLIS?

O brócolis não está apenas cheio de vitaminas e minerasis- pode conter substâncias que matam uma bactéria que causa câncer de estômago. Um composto que ajudar a dar ao brócolis seu sabor distinto, que alguns gostam e outros odeiam, também mata a bactéia Helicobacter pylori, culpada pela maioria dos casos de câncer do estômago.
Antibióticos podem matar a Helicobacter e prevenir câncer de estômago, mas eles são caros e tem efeitos colaterais, que incluem a morte de bactérias "boas" que ajudam o organismo a digerir a comida.

18.11.06

PLANTA DA VEZ- ALOE VERA

Nome científico- Aloe Vera Lank, Aloe barbadensis Miller, Aloe vulgaris Lank.
Sinônimos botânicos- Babosa, Aloe de Barbados, Aloe do Curaçao, Sábila, Zabira, Aloe del Mediterrâneo, Erba babosa, Erva de azebra, Laloi, Bamboo, Caraguatá.
Seu nome provém do hebraico halal ou do arábico alloeh, que significa substância amarga e brilhante, e vera, do latim, significando verdadeira.
Planta originária da África e pertencente à família das Liliáceas, possui mais de 300 espécies, muitas delas utilizadas em vários países, inclusive no Brasil, para fins medicinais. Dentre as espécies existentes, a Aloe vera é a mais estudada pelas indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmetológica e fitoterápica.
As folhas são constituídas por um tecido rico em polissacarídeos (mucilagem), que confere à planta uma consistência viscosa (baba), de onde surge o nome de Babosa. Nesta mucilagem, ou gel, encontram- se seus princípios ativos, que são constituídos de ácidos orgâncos, enzimas, vitaminas, sais minerasi e aminoácidos. Além desses componenetes, a Babosa possui um polissacarídeo chamado acemannan, que é um extraordinário imunoestimulante. Sua casca é rica em aloina, alantoina e antraquinonas que são excelentes cicatrizantes.
Devido sua rica composição e vasta aplicação, são conferindas a ela atividades terapêuticas, dentre as quais podemos citar:
  1. Hidratante, adstringente, refrescante e calmante;
  2. Analgésico, antiinflamatório e antipruriginoso, tratando a vermelhidão e o edema (inchaço);
  3. Cicatrizante e regenerador da pele, acelerando a recomposição de tecidos novos e eliminando aqueles comprometidos, e também auxiliando nos diversos casos de queimaduras, alergias, pequenas ulcerações, feridadas da derme e escoriações;
  4. Induz a produção de colágeno, retardando o envelhecimento;
  5. Protetor da pele contra os raios ultra- violeta do sol e dos agentes que criam as manchas senis.

11.11.06

O PROJETO CHINA

Na China, a população vive a vida todas nas cidades onde nasceram e raramente migram para outras partes do país. Além disso, existem grandes diferenças regionais na maneira que as comunidades se alimentam, variando de uma dieta 100% baseada em plantas, até dietas com grandes quantidades de alimentos de origem animal.
Essa situação, quase única no mundo, foi motivo das universidade Cornell- Oxford, liderado por Colin Compbell de começar uma mega pesquisa sobre dieta e doenças.
Uma segunda pesquisa, foi maior, com 100 itens pesquisados, como 10.000 famílias, em 170 comunidades.
As conclusões dos estudos são fascinantes. Os pesquisadores acharam uma ligação nítida entre o alto consumo de alimentos de origem animal e o grande número de ataques cardíacos e câncer.
Em comunidades que se alimentam principalmente com verduras, legumes, feijões cozidos, frutas e cereais integrais, as doenças cardíacas, câncer, diabete e derrames, quase não existem. São doenças que matam 90% da população nos Estados Unidos antes do tempo. Esses quase vegetarianos ficam com uma concentação de colesterol por volta de 100 a 125 mg/dl, comparados com 250 mg/dl como média nos Estados Unidos. Descobriram também que comer alimentos de origem animal com baixo teor de gorduras quase não ajuda em baixar o colesterol.
São esses tipos de pesquisas que o médico americano Joel Fuhrman estudou e colocou as conclusões em prática em sua família e em seu consultório médico. Em 15 anos de consultório, quase não recomendou remédio, só alimentação.

3.11.06

NADA DE GORDURA TRANS

Como as empresas começam a lançar opções de biscoitos livres de gordura trans, está mais fácil garantir um lanche saudável à criançada. Você já sabe: essa espécie de gordura que aumenta a consistência e a durabilidade dos alimentos é um veneno para o corpo. Ela eleva o colesterol ruim e diminui o bom. Também aumenta a obesidade abdominal e o risco de diabetes. Por isso, fique atenta aos rótulos: hoje é obrigatório informar se o produto contém gordura trans- que pode vir identificada ainda como óleo hidrogenado, gordura vegetal hidrogenada ou mesmo parcialmente hidrogenados.