26.4.14

A ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ NA VIAGEM


Uma das maiores preocupações para viajar com o bebê é como cuidar da alimentação dele fora de casa. Bebês de até 6 meses que só mamam no peito facilitam muito as coisas -- praticamente não é preciso levar nada. O leite está sempre disponível na temperatura certa. 


Dê o peito ao bebê na hora da decolagem e da aterrissagem, pois o movimento de sucção ajuda a atenuar a sensação de mal-estar e uma eventual dor de ouvido. 

No carro, resista à tentação de dar de mamar com o veículo em movimento. Tirar o bebê da cadeirinha é perigoso. Faça paradas em locais seguros para dar o peito. Se a viagem for muito longa, talvez uma ideia seja levar leite materno ordenhado para dar na mamadeira sem ter de ficar parando a toda hora. 


Bebês que tomam mamadeira


Para bebês que tomam fórmula em pó, a coisa exige mais planejamento. O ideal é que o bebê esteja acostumado a tomar a mamadeira na temperatura ambiente. Se você está pensando em viajar, tente fazer com que seu filho tome o leite sem precisar esquentar. Sua vida vai ficar bem mais fácil. 

Leve mamadeiras fechadas, com a água já fervida e resfriada, e separe a dose do leite naqueles recipientes com divisórias especiais para essas situações. Se não tiver um, você pode levar a água numa garrafa maior e colocar a dose certa de fórmula em pó dentro de cada mamadeira. Aí é só completar com a água e chacoalhar. 
Não se esqueça de levar água para o bebê tomar pura, também, principalmente se estiver calor. Em vôos internacionais, no entanto, há restrições sobre a quantidade de líquido que se pode levar para dentro do avião, por isso é bem possível que você tenha que esvaziar suas mamadeiras na última hora e se contentar com a água mineral disponibilizada a bordo. 
Em trânsito, é bom levar a água para garantir, mas ela é dispensável quando você for a um restaurante em que possa pedir água mineral. 
Tenha sempre uma ou duas doses a mais de fórmula, para o caso de imprevistos (tipo a mamadeira cair no chão na hora em que você ia colocar o pó...) ou de atrasos. 
Nunca leve a fórmula já misturada com água, porque ela pode se deteriorar. 


Bebês que já comem outros alimentos


Para crianças que já tomam sopinha e comem frutas, dá para levar esses alimentos no trajeto. Essa é a melhor hora para apelar para as sopas e frutas de potinho. Por causa da embalagem, elas são mais pesadas de carregar, mas muito convenientes. Dispensam a sacola térmica e às vezes nem precisam ser esquentadas. Caso seu filho não esteja acostumado a esse tipo de potinho, faça um "test drive" em casa para ver se ele gosta, e os sabores preferidos. E não esqueça de levar uma colher! 

Em qualquer viagem, é sempre bom levar água. Sucos são outra boa opção. Só cuidado com os sucos de caixinha: seu filho pode apertar a caixinha e espirrar suco para todo lado, num momento em que a última coisa que você quer é ter que trocá-lo e limpar a sujeira no carro. É melhor colocar o suco em outro recipiente a que ele já esteja acostumado. 
Se estiver levando uma bolsa térmica com comida, uma boa dica é congelar uma caixinha de suco ou garrafinha de água antes de sair de casa. É uma forma de manter a bolsa térmica gelada, e no final você ainda pode saborear uma água ou um suco bem refrescantes. Outra opção são blocos de gelo envolto em plástico próprio para isso ou até cubos de gelo em saquinhos plásticos bem vedados. 
Mesmo que a companhia aérea ofereça comida para bebê, é mais garantido você levar o tipo de potinho que sabe que seu filho gosta, principalmente se ele for uma criança seletiva para comer. 
Depois dos 9 meses, fica mais fácil oferecer lanchinhos, pois a criança já pode comer coisas como bolacha, pãezinhos, frutas picadas, cereal matinal seco... A vantagem de alimentos desse tipo é que eles são mais simples de carregar e o bebê também se distrai enquanto come, pois coloca sozinho a comida na boca. 
Leve um bom estoque de lencinhos umedecidos ou umas duas fraldinhas de pano úmidas, dentro de um saco plástico, e evite dar a seu filho qualquer coisa que derreta ou faça muita meleca (como chocolate).

18.4.14

RECOMENDAÇÕES PARA UMA VIAGEM SAUDÁVEL


Estas recomendações ajudam a reduzir o estresse e o cansaço

Viagens longas podem ser muito cansativas. Estas recomendações ajudam a reduzir o estresse e o cansaço que as viagens longas podem causar:
  • Descanse o máximo e tente dormir bem na noite anterior à viagem.
  • Tirar uma soneca de 30 a 40 minutos ajuda na adaptação ao novo horário.
  • Beba muita água e sucos naturais antes e durante o voo para manter-se hidratado.
  • Consuma alimentos leves durante o voo. Evite consumir cafeína e álcool.
  • Não permaneça muito tempo numa mesma posição. Faça movimentos simples de alongamento e caminhe sempre que possível.
  • Use roupa e sapatos confortáveis.

Não permaneça muito tempo numa mesma posição
Rotações do tornozelo
Não permaneça muito tempo numa mesma posição. Faça movimentos simples de alongamento e caminhe sempre que possível.
Sentado, coloque sua mão direita atrás de suas costas tentando tocar seu ombro esquerdo
Alongue os ombros
Sentado, coloque sua mão direita atrás de suas costas tentando tocar seu ombro esquerdo. Com sua mão esquerda segure o cotovelo do braço direito, alongando suavemente para a esquerda. Mantenha essa posição por 15 segundos. Repita esse movimento com o outro braço para completar o exercício. Repita este exercício duas vezes.
Com os calcanhares apoiados no chão, levante os dedos do pé o mais alto que puder
Levante os pés
Com os calcanhares apoiados no chão, levante os dedos do pé o mais alto que puder. Permaneça nessa posição por alguns segundos e apoie o pé no chão novamente. Depois, apoiando os dedos do pé no chão, levante os calcanhares por alguns segundos e descanse.
Sentado, sem mexer os braços
Rotação de ombros
Sentado, sem mexer os braços, gire os ombros cinco vezes para frente e cinco vezes para trás. Repita este exercício no sentido contrário.
Sentado, incline-se levemente para frente e segure um joelho com as duas mãos
Levante os joelhos na altura do peito
Sentado, incline-se levemente para frente e segure um joelho com as duas mãos. Levante lentamente o joelho até o peito e permaneça nessa posição por 15 segundos. Solte o joelho e faça este exercício com a outra perna. Repita este exercício duas vezes.
Relaxe os ombros. Leve o pescoço na direção do ombro esquerdo
Rotacão de pescoço
Relaxe os ombros. Leve o pescoço na direção do ombro esquerdo. Permaneça nessa posição por alguns segundos e retorne a cabeça para o centro. Repita o movimento agora na direção do ombro direito. Permaneça nessa posição por alguns segundos. Repita este exercício três vezes.
Trombose arterial
A trombose arterial implica na formação de coágulos de sangue nas pernas. No caso de pessoas suscetíveis à trombose, períodos prolongados sem movimentos como viagens de carro, trem ou avião ou, simplesmente, ficar sentado no escritório podem aumentar o risco de formação de coágulos. Os casos em que o coágulo se solta e vai até os pulmões ou o coração podem ser fatais.
Já foram publicadas matérias sobre a relação entre a trombose arterial e as viagens aéreas. Atualmente, a Aerospace Medical Association (Associação Aeroespacial Médica) relata que não foi estabelecido nenhum vínculo direto e comprovado cientificamente entre a trombose arterial e as viagens aéreas. A Organização Mundial da Saúde planeja iniciar um estudo sobre esse assunto, mas atualmente defende a tese que o risco de sofrer uma trombose arterial durante as viagens é mínimo, exceto nos casos em que já existem fatores de risco. Determinadas informações sugerem que os exercícios mencionados combinados com algumas destas recomendações podem reduzir o risco da trombose arterial. Caso tenha alguma dúvida sobre a trombose arterial ou sua suscetibilidade a ela, consulte seu médico.