2.5.15

CORAÇÃO SAUDÁVEL

Para garantir um coração saudável, os médicos e os profissionais de educação física recomendam um remédio milagroso: movimentar o corpo. Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência, sem ter que fazer tanto esforço, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, acidente vascular cerebral (derrame) e hipertensão arterial (pressão alta).
Enquanto uma pessoa sedentária tem de 80 a 100 batimentos por minuto, uma pessoa condicionada tem entre 60 e 70 batimentos por minuto. Pode parecer pouco, mas essa melhora na eficiência diminui em 40% o risco de complicações cardiovasculares.
Para favorecer o sistema cardiovascular, os exercícios precisam elevar a frequência cardíaca. Isso ocorre com a prática de exercícios como caminhada, bicicleta, natação, corrida e treinos funcionais.
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Você não precisa passar várias horas na academia todos os dias para proteger o coração. Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), mesmo pequenas quantidades diárias de atividade física podem reduzir o risco de doença cardíaca. Para a melhoria da circulação sanguínea e ganho de condicionamento físico o mais importante é que a atividade física seja feita com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são imediatos.

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