29.10.16

NABO

ORIGEM :  É nativo da Europa e Ásia Central - foi cultivado pela primeira vez no Oriente Médio, há cerca de 4.000 anos. 
TIPOS : Existem muitas variedades, sendo as raízes mais cultivadas no Brasil as do tipo: - chato-topo-roxo;  - redondo-topo-roxo;  - algumas variedade híbridas, de origem japonesa, com raízes mais compridas.
CARACTERÍSTICAS:  É semelhante à cenoura e ao rabanete, porém menos nutritivo, sendo que alguns não devem ser ingeridos e são usados para a fabricação de sabões, a partir de um óleo dele extraído.
MODO DE COMPRAR : Verifique as condições seguintes, ideais para consumo:
-          PELE        Lisa, sem rompimentos e/ou manchas;
-          FOLHAS –  Frescas e bem verdes;
-          CORPO –   Fibroso– não pode estar duro e muito leve. 
QUANTIDADE   Um nabo, de tamanho grande, dá para 4 pessoas, em média.
MODO DE CONSERVAR Pode-se guardar esta hortaliça na geladeira ou fora dela. Se optar por colocar dentro, acondicione num saco plástico e ponha na gaveta inferior apropriada. Se preferir manter na temperatura ambiente, escolha um local arejado e não úmido, afastado da luz solar e, claro, longe dos insetos; arrume de tal maneira que não fique imprensada, o que poderá provocar a germinação.
MODO DE CONSUMIR :  Todas as partes desta hortaliça podem ser ingeridas, em assados, frituras ou cozidos, ou ainda:
-          Folhas (que muita gente despreza e joga fora): podem ser comidas em saladas, sopas, caldos, refogados ou recheios;
-          Talos: Preparados e ingeridos da mesma maneira;
-          Raiz (conforme a espécie, é comprida ou redonda, branca ou amarela) - podemos fazer saladas cruas, aliás, esta é a melhor maneira de aproveitamento de todos os seus nutrientes.
COMPOSIÇÃO : - Sais minerais ( - cálcio; -  ferro; - potássio);  - Proteínas (poucas); - Gorduras; - Vitaminas B1, B2 e C (mais nas folhas);  - Ácidos aromáticos (que lhe dão sabor forte e picante); - Fibras.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas: Cru -  Fornece cerca de 35 calorias;  Cozido - 25 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
-          Elimina a retenção de líquidos no organismo;
-    Purifica o sangue;
-    Ativa o metabolismo;
-   Alivia a tosse, a bronquite e a asma, a partir de um xarope, preparado com seu suco, feito com a raiz, cortada em rodelas;
-    Atua contra os cálculos da vesícula biliar, quando feito um suco do nabo branco;
-   Inflamações intestinais crônicas são combatidas com a raiz do nabo branco, preparando-se um caldo ou mesmo uma sopa e bebendo-se duas xícaras das de chá, durante o dia;
-   Preparado em forma de cataplasma, depois de cozido, é eficaz contra frieiras e inflamações;
-  Contém alguns compostos sulfurosos protetores contra alguns tipos de câncer.
Observações : 1 - Pode causar flatulência e distensão do abdome; 2 – Contém substâncias que podem agir na produção de hormônios da glândula tireoide.



22.10.16

MANDIOCA (AIPIM / MACAXEIRA)

ORIGEM :  A mandioca já fazia parte da alimentação de várias tribos indígenas na época do descobrimento do Brasil; é chamada de “pão dos índios”.
LENDA INDÍGENA : Conta uma lenda, que a filha de um chefe guerreiro apareceu grávida, sem ter mantido nenhum contato com um homem. Dessa índia virgem, nasceu uma criança totalmente diferente das demais: muito branca e também muito precoce, que tinha o nome de Mani. Depois de um ano, essa criança morreu e foi enterrada no terreno da própria casa, sendo a sua sepultura regada diariamente, conforme mandava a tradição daquele povo. Após algum tempo, na sepultura nasceu uma planta, que cresceu rápido. Na sequência, a terra rompeu-se, mostrando o fruto, que muitos acreditaram ser a própria Mani. Então comeram esse fruto, chamando-o de mani-oca, querendo dizer “a casa de Mani” – gostaram tanto, que passou a ser um alimento bastante consumido pelas demais tribos, daí estendendo-se para outras regiões.                                               
OUTROS NOMES : Dependendo da região do País, esta hortaliça recebe os seguintes outros nomes: -macaxeira (região nordeste); - aipim (cariocas e parte da região sudeste); - manduba ou mandubimana ( região norte)                                                                                                                         
GRUPOS : Há dois grandes grupos de mandioca: 1 - Mandioca-mansa ou mandioca-doce; 2 - Mandioca-amarga ou mandioca-brava, conforme a quantidade de ácido cianídrico – substância tóxica – que cada uma delas contenha. Dos 2 grupos, a Mandioca-doce, também conhecida como aipim ou macaxeira, é comestível, portanto, não tóxica. A outra, a Mandioca-brava, é muito tóxica e, sem o tratamento para eliminar o veneno (ver adiante como fazer isso), pode ser fatal.
TIPOS : Há, ainda, a considerar os seguintes tipos:
-          Vassourinha- pequena e fina, com miolo bastante branco - cozinha rápido e por igual;
-        Amarela ou gema: com casca carnosa e miolo amarelado, que fica mais escuro quando cozida.; também cozinha rápido;
-          Cuvelinha -  fácil de ser cultivada, é uma das variedades mais apreciadas;
-          Manteiga - pequena e bastante tenra, também tem um sabor muito agradável.
MODO DE COMPRAR Embora quase nenhum vendedor aceite esta tática, é aconselhável, ao escolher a peça que vai comprar, cortar um pedaço da mandioca, a fim de ver o estado interno, o miolo. O ideal é que este tenha cor uniforme, isto é, completamente branco ou todo amarelo, dependendo da variedade. Não deve ter manchas escuras, seja na extremidade ou na parte interna. Além disso, esta parte interna, deve estar ligeiramente úmida, e a casca deverá soltar-se facilmente. 
QUANTIDADE: É recomendável comprar meio quilo para 4 pessoas.
MODO DE CONSERVAR  O ideal mesmo é consumir logo após comprá-la, lembrando ainda que não se deve guardar por mais de dois dias, pois é uma raiz muito frágil; se precisar guardar por um tempo superior, convém conservar numa vasilha com água, na geladeira.
-          Umidade:  É preciso ter muito cuidado quando for guardar, porque a tendência é a peça escurecer muito rapidamente. Para evitar isso, é aconselhável, ao contrário da maioria das hortaliças, mantê-la num ambiente com boa umidade, porém, evitando-se as temperaturas muito baixas, pois ocorrerá uma grande desidratação, o que levará a uma deterioração, principalmente se passar de uma semana;
-        Congelamento: Deve-se remover a casca, cortar em pequenos pedaços e guardar num saco plástico, podendo ficar assim durante meses no congelador ou freezer; é fácil encontrar nos supermercados e mercearias o produto já congelado;
-       Manter em imersão na água: É uma boa alternativa, remover a casca e deixar numa vasilha com água, cobrindo-a totalmente, até que prepare para o consumo, que deve ser logo em seguida, como já foi dito;
MODO DE PREPARAR - A forma mais usual é cozinhar em água e sal; - Colocar a mandioca somente quando a água estiver fervendo; - Não tampar a panela, para que o ácido cianídrico desapareça. Tempo de cozimento: Quando a mandioca é de boa qualidade, bastarão, apenas, 15 ou 20 minutos. 
MODO DE CONSUMIR à É um alimento bastante versátil, podendo ser usado também das seguintes maneiras:
-            Em forma de farinha;
-          Frita (no óleo de coco);
-          Pão;
-          Cuscuz;
-          Polvilho;
-          Tapioca;
-          Bolos e bolinhos;
-          Torta;
-          Pudim;
-          Ensopado;
-          Salada;
-          Farofa;
-          Purê;
-          Sopa;
-          Nhoque;
-          Paçoca;
-          Polvilho Doce ou Azedo (com este, prepare-se o famoso pão-de-queijo mineiro);
-          Tucupi (prato típico da Amazônia: água da mandioca + sal + alho).
OBS.:  Por ser muito calórica, deve ser evitada por  pessoas: -  que estejam fazendo regime para emagrecer; - que não queiram engordar, porque tem grande concentração de carboidratos (cerca de 80%); - que sejam diabéticas. Pelo mesmo motivo, sendo ótima fonte energética, deve ser consumida pelos desportistas em geral.
COMPOSIÇÃO :  - Vitaminas: - do complexo B; - C; - Sais minerais: - Cálcio; - Fósforo; - Ferro; - Potássio; - Tem poucas proteínas;  - Quase nenhuma gordura; - É rica em fibras solúveis .
Folhas : Proteínas bastante digestíveis, quando desidratadas; - Ricas em Vitaminas: -  A; - B1; - B2; - Sais Minerais: - Cálcio; - Zinco; - Magnésio; - Cobre; - Ferro.
VALOR CALÓRICO :  100 gramas de mandioca cozida fornecem 119 calorias.                           
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
-        Farinha: -Com ela, preparam-se cataplasmas para debelar abscessos, inflamações superficiais e até mesmo queimaduras leves;
-         Raiz cozida: - Eficiente coadjuvante no combate a diarreias (torna as fezes mais rijas);
-      Mingau: - Recomendado para crianças, convalescentes em geral, e também para pessoas idosas.




MOSTARDA
CARACTERÍSTICAS:
-          FRESCA: Tem sabor bastante amargo, cujas folhas são confundidas com as do brócolis, tanto no tamanho como na forma; a maneira de distinguir, é observar o tipo de flores da mostarda (amarelas e que nascem da haste principal da planta); 
-       DESIDRATADA: Usada para fabricar um condimento, de sabor bem picante. É adicionada a vinho ou vinagre, e outros temperos, com sabor variando entre o extra-forte, suave e  médio, bem como na cor, que poderá ser branca, negra ou marrom
MODO DE COMPRAR : Pode ser encontrada no comércio, das seguintes maneiras: - frescas (hortaliça), em maços: não deve ter folhas amareladas e/ou murchas;  - desidratada; - em pó.
MODO DE CONSERVAR  :  Acondicionar em saco plástico e colocar na geladeira  –  assim guardada, ela dura cerca de uma  semana.
MODO DE CONSUMIR : Ela pode ser consumida crua, bem picadinha, em saladas; - cozida; - em tortas; - em sopas; - em sanduíches, mas é preciso cuidado, quando misturar com outros alimentos, porque o seu sabor muito forte, pode sobressair.  
COMPOSIÇÃO : Rica em sais minerais (- Cálcio; - Fósforo; - Ferro); - Vitaminas (A,; - Complexo B (B1, B2 e B5);      - C; - Fibras
VALOR CALÓRICO : Cem gramas, fornecem 31 calorias apenas.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Sua ação pode ser antisséptica, digestiva ou desinfetante.

8.10.16

LENTILHA

ORIGEM: É usada desde a Antiguidade, sendo um dos primeiros vegetais cultivados pelo homem e, ainda hoje, é muito apreciada, principalmente na Europa, Oriente Médio e Índia. Na região, onde hoje é a Síria, foram encontradas lentilhas em sítios arqueológicos, que datam de 9.200 a.C. a 7.500 a.C.
Obs.:  Atualmente, Turquia e Índia são os maiores produtores do mundo, sendo que, na Índia, em primeiro lugar está o arroz, seguido da lentilha, como os alimentos mais consumidos.
TIPOS: Marrom, verde, amarela e vermelha (ou rosa).
COMO PREPARAR: Deixar de molho algum tempo antes de usar, no mínimo, por 6 horas ou por cerca de 12 horas.Convém aproveitar a água em que ficou de molho, para cozinhar depois, pois mantém o sabor e não perde nutrientes. Não convém usar panela de pressão para cozinhar as lentilhas, pois o tempo de cocção já é, normalmente, baixo. Se ficar de molho,  bastam 20 minutos e sem ficar de molho é, pelo menos, o dobro do tempo.
MODO DE CONSUMIR:
Marrom: é servida quente ou fria, em salada, acompanhada de arroz ou com molho e massas; 
-Verde: idêntica à lentilha marrom;
- Amarela: muito usada em pratos indianos;
-Vermelha: após cozinhar, fica com uma consistência mais cremosa, podendo ser usada em cremes, sopas, ensopados, cozida com arroz, em risoto, salada ou cozida.
Obs.: Para evitar a formação de gases intestinais, é aconselhável não cozinhar as lentilhas na água em que ficaram de molho..
COMPOSIÇÃO:  A lentilha tem uma proporção de 60% de carboidratos e 25% de proteínas, contendo também amido, fibras solúveis, antioxidantes, vitaminas: A e do Complexo B, e sais minerais: ferro, potássio e zinco. 

VALOR CALÓRICO : 100 gramas = 200 kcal

1.10.16

JILÓ

                         
ORIGEM : Supostamente se originou na África, onde existe em grande quantidade e é chamado de “ovo de jardim”. Geralmente, é considerado como um legume, mas é um fruto da família da berinjela.
MODO DE COMPRAR :  Prefira o que tem os seguintes aspectos: -  liso; - brilhante; - firme; - sem picadas de insetos; - cor verde, de maneira uniforme, pois os de cor amarelada, mostram que já está maduro, desaconselhável para o consumo, porque tem gosto muito amargo e irritante.  A quantidade ideal para comprar é na proporção de meio quilo para 4 pessoas.
MODO DE CONSERVAR : - Lavar bem; - Coloque num saco plástico; - Guardar na gaveta inferior da geladeira, para se conservar por, aproximadamente, 4 dias.                                        
MODO DE PREPARAR : Para que o jiló fique menos amargo é recomendável cortá-lo mergulhado numa vasilha com água.                                                      
MODO DE CONSUMIR : Como já foi dito, o jiló só deve ser preparado e consumido ainda verde, jamais maduro, podendo ser: -  frito em óleo de coco; - cozido; - refogado; - ensopado, ou como a criatividade culinária indicar.
COMPOSIÇÃO : É uma boa fonte de: - carboidratos; - proteínas; - sais minerais como: - cálcio; - fósforo; - ferro; - vitaminas A, C e do complexo B; - ácidos fortes que aumentam a secreção dos sucos gástricos, ajudando assim na digestão dos alimentos. 
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de jiló, fornece: - Cru = 38 calorias; - Cozido = 52 calorias; - Refogado = 99 calorias; - Frito = 288 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
-           Estimulante do metabolismo do fígado e vesícula biliar;
-             Regula o aparelho digestivo;
-           Eficaz contra a diarreia;
-            É remineralizante;
-           Útil contra resfriado, gripe e febres (cozido e/ou em infusão);
-           Melhora o estado geral das pessoas enfraquecidas;       
-           Eficiente na cura das feridas na boca e na língua.