11.3.06

AS MARAVILHAS DA DOLOMITA

O uso medicinal da argila é antigo. Ela estava presente na cosmetologia egípcia. Babilônios, assírios e chineses a utilizavam em problemas digestivos. Avicena, o "príncipe dos médicos", fala da argila, assim como Homero e Hipócrates, o "pai da medicina", a usava interna e externamente.
Talvez o pouco uso da geoterapia se deva à contaminação ambiental, o que restringe o local de coleta a áreas virgens, longe de plantações (por causa de agrotóxicos) e esgotos. A argila deve ser retirada de, no mínimo, 1 metro de profundidade, peneirada e guardada em recipiente não metálico. Algumas vezes deve ser exposta ao sol, antes do uso.
No cenário moderno da geoterapia surge a dolomita, carbonato duplo de cálcio e magnésio, rocha descoberta pelo geólogo francês Deodat Dolmieu, nos Alpes tiroleses (1750- 1801). Desde 1930, é analisada para tratamento de osteoporose. É branca, podendo chegar a uma textura finíssima, o que favorece a absorção.
Falam as pesquisas
Pesquisas realizadas no Instituto Weismann, de Israel, com um calcário dolomítico brasileiro comprovaram a presença de calcitriol, hormônio que fixa o cálcio nos ossos e atua em mais de 30 tecidos, produzindo aumento de trabéculas de medula vermelha e de massa óssea nos frangos que receberam suplemento do produto na ração, aumento da calcificação da matriz inorgânica, da flexibilidade e maleabilidade da matriz orgânica; redução dos sintomas e dor na osteoporose; estímulo do crescimento infantil com vantagens sobre o leite de vaca.
O suplemento via oral, em média de 3g por dia, pode ser usado como terapia complementar para tendência à desmineralização óssea, cardiopatias, hipertensão, diabetes, distúrbios gastrointestinais, gastralgias, diarréia, câimbras, tendinite, dores musculares e articulares, fibromialgia, DORT, luxações recidivantes, bursite, processos inflamatórios, baixa imunidade, TPM, cólica menstrual, metrorragia, espasmos brônquicos, queimaduras, úlceras de perna, e sempre que for necessária a regeneração tecidual.
Talco
O uso em pó tem ação anti- hemorrágica, desodorante e cicatrizante. Pode ser usado em casos de gengivite, afta, pré- dentição, pós- extração dentária, higiene oral e lesões genitais. Na pele, é aplicado em ferimentos, escoriações, assaduras, mau cheiro nos pés, micoses e após a depilação. Previne escara quando espalhado no lençol de pessoas acamadas, melhorando o deslizamento da pele e aumentando a sua resistência.
Adicionando dolomita à água (2 litros de água para 1/ 2 copo de dolomita) obtém- se uma água argilosa para banho tanto para crianças como adultos, em casos de brotoeja, prurido e problemas dermatológicos. Uma colher (chá) de dolomita em pó num copo de salmoura aumenta o efeito antiinflamatório e analgésico. É usada em gargarejos nos casos de amigdalite e laringite. Em congestão nasal, rinite e sinusite, devem ser aplicadas duas a 3 gotas em cada narina, duas a 4 vezes ao dia.

Pasta e banho
Misturando- se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita, obtém- se uma pasta homogênea. A água pode ser substituída por chás (gengibre, para dores articulares) ou soro fisiológico (úlceras varicosas). A pasta tem ação analgésica, refrescante, antitérmica, relaxante e cicatrizante. É útil para casos de DORT, dores articulares, erisipela, seborréia, queimadura solar, psoríase e estado febril.
A pasta de dolomita tem uso intravaginal, em casos de candidíase, leucorréias, bem como para hemorróida interna, fissura e prurido anal.
O banho é indicado em casos de fibromialgia, insônia, depressão, pós- lipoaspiração, cirurgia de varizes. O uso estético de dolomita é útil no tratamento de estrias, flacidez, celulite e para amenizar rugas de expressão facial, olheiras, manchas e quelóide.

Cataplasma
A profundidade do efeito da dolomita é proporcional à espessura da aplicação. Atualmente existe uma apresentação prática de cataplasmas de vários tamanhos, fáceis de manejar e fixar. A cataplasma é preparada no tamanho proporcional à região a ser tratada. É aplicada em casos de sinusite, cistite, otite, na região pulmonar, sobre o fígado e em dores articulares crônicas.
Como a argila atrai toxinas para a superfície da pele, lembre- se da importância da desintoxicação intestinal nos casos de constipação, para evitar reações dermatológicas, embora isso seja muito raro. Em tais casos, a aplicação externa deve ser suspensa, utilizando- se apenas o pó, até que o nível toxêmico seja reduzido.
Para potencializar o efeito da dolomita, ela deve estar associada a outras terapias naturais, como a fitoterapia, hidroterapia e dietas especiais. O paciente deve sempre ser aconselhado a melhorar o estilo de vida através da utilização do ar puro, luz solar, água pura, repouso, exercícios, alimentação natural, além de evitar estimulantes, e manter uma atitude confiante no dia- a- dia.

543 comentários:

  1. ola como faço entao para comprar dolomita pura sem chumbo???

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia, comecei a tomar dolomita para bursite no ombro depois que li seu blog, foi mto bom, pois melhorou 90% a dor, mas já faz algum tempo que tomo sem parar, gostaria de saber se pode tomar direto ou tem que dar um intervalo de tempo em tempo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. A argila faz parte da constituição mineralógica de partículas físicas dos solos, junto com as partículas de silte (todo e qualquer fragmento de mineral ou rocha menor do que areia fina e maior do que argila) e areia.
    A dolomita é um mineral de carbonato de cálcio e magnésio.
    Não se esqueça de fazer limpeza da pele antes de colocar a máscara facial.

    ResponderExcluir
  4. A dolomita atua em casos de bursite e você pode comprá-la em casas de produtos naturais.

    ResponderExcluir
  5. A média dos níveis de chumbo encontrados nas amostras de dolomita analisadas no Brasil foi inferior aos limites estabelecidos para suplementos de cálcio nos Estados Unidos. Você pode comprá-la em casas de produtos naturais de sua confiança.

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem Vered?
    A duração do tratamento é variável podendo ir até vários meses. O melhor é tomar por 06 (seis) meses, e ausentar por mais 06, para conferir os efeitos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcia, gostaria de saber como e utilizada para o banho intravaginal (ducha vaginal), mew falaram uma colher de sopa para 03 copos de agua filtrada. voce pode me confirmar.
    agradeço
    silvia

    ResponderExcluir
  8. existe alguma dolomita que nao pode ser ingerida???qual?

    ResponderExcluir
  9. Oi Márcia, gostaria de saber se meu filho de 8 anos pode usar dolamita V.O, pois ele tem renite,é alergico a pó de ácaro, tem sono agitado e as vezes respira pela boca, foi diagnosticado que ele tem hipertrofia e precisará operar,e colocar gotas nas narinas ele não deixa pois incomoda um pouco, oque posso fazer para ajuda-lo?
    Obrigada !!

    ResponderExcluir
  10. Ola Marcia, tenho uma filha de 3 anos, ela tem anemia, mas nao suporta tomar sulfato ferroso, tu pode me dizer se eu posso dar a ela dolomita e qual a posologia recomendada, desde ja agradeço.
    "Feliz é o ser que pratica o bem". Seja eternamente feliz.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. adorei a Matéria Aparecida costa de ALAGOAS muito obrigada. MARCIA

    ResponderExcluir
  12. EVANIDES...DOLOMITA AUMENTA CALCULO RENAIS ..MESMO TOMANDO 3 GRAMAS POR DIA

    ResponderExcluir
  13. eu tive um (cisto ósseo aneurismático) na t5. retirei em 2009. Mas agora teve uma alteração, e estou acamada, do abdômen pra baixo não tenho equilíbrio. Meu médico não quer retirar o cisto, diz ele q não vou andar, mesmo retirando. Eu estava pesquisando sobre o dolomita, e me interessei pelo seu blog. Márcia, será q eu posso tomar o dolomita? oque faço?

    ResponderExcluir
  14. estou com estoporose e pretendo tomar dolomita ja tenho 61 ano vc acha que vai resouver meu ploblema por favor mimresponda o que devo faser obrigado que Deus te abençoe MARCIA BJSS

    ResponderExcluir
  15. Josefa Aparecida da Silvasábado, 12 novembro, 2011

    Olá Marcinha! Fiquei encantada com seu blog. Tenho fibromialgia, e acabei de conhecer essa fantástica descoberta da DOLOMITA. Estou fazendo uso há cinco dias, e já estou me sentindo uma nova criatura. Amei te conhecer. Meu E-mail: jasaloe@hotmail.com
    Sempre que tiver novidades me passa tá? Que Deus te ilumine semmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmpre.Aparecida.Maceió/Al

    ResponderExcluir
  16. Tudo bem Silvia?
    Usar 1 parte de Agua para duas de Dolomita. Forma-se uma pasta argilosa que deve ser aplicada 2 vezes intravaginal antes do banho 3 vezes por semana.

    ResponderExcluir
  17. Antes de comprar qualquer produto, você deve se certificar de estar tratando com empresas idôneas.

    ResponderExcluir
  18. Para fazer uma criança aceitar receber gotas nasais, pense: Esse momento não precisa ser um drama na sua vida. Explique para que serve o remédio e por que as pessoas precisam tomá-lo. “O que não pode é enganá-la. Uma vez que perca a confiança nos pais, vai ser difícil medicá-la de novo”, diz Francis Albert Fujii, patologista do Instituto Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica (SP). Medicar seu filho também será difícil se você tentou convencê-lo a fazer algo que ele não queria (como arrumar a cama ou escovar os dentes) dizendo que se não o fizesse você daria remédio, ou então se não explicou o que é e por que ele precisa da medicação. Tente primeiro acalmá-lo antes de dar a dose.

    ResponderExcluir
  19. Crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir Dolomita sob orientação de nutricionista ou médico.

    ResponderExcluir
  20. Tudo bem Evanides?
    Para problemas nos rins o ideal é fazer uso externo da Dolomita.

    ResponderExcluir
  21. Tudo bem Maria?
    Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento para cisto ósseo aneurismático.
    Na UNIFESP (Hospital São Paulo) o melhor tratamento é a curetagem da lesão e seu preenchimento com auto-enxerto. Nas lesões localizadas na coluna, onde há destruição da estrutura, a curetagem seguida de enxertia e instrumentação pode ser necessária.
    A embolização pré-operatória do cisto com molas cirúrgicas, Ivalon(R) ou Gelfoam(R), tem sido utilizada em na UNIFESP com sucesso. A técnica consiste em se obstruir, com a embolização, as artérias que nutrem o cisto e, com isso, alguns dias após à embolização, conseguir uma cirurgia com menor sangramento, facilitando a técnica operatória e conseguindo obter melhores margens. A técnica de embolização não pode ser utilizada como método de tratamento definitivo, porque em poucos dias há uma recanalização das artérias e revascularização do cisto.
    O risco de recorrência depende das margens conseguidas. As cirurgias marginais, desde que com bom preenchimento com auto ou homo-enxerto, têm mostrado pequena taxa de recorrência. Alguns autores têm mostrado bons resultados com a utilização de nitrogênio líquido.
    A taxa de cura na UNIFESP gira em torno de 85%, com 15% de recorrência resolvida em uma cirurgia de revisão. A recorrência aparece com uma média de 8 meses após o procedimento inicial. Apesar da taxa de recorrência relativamente alta, a UNIFESP não indica procedimentos mais agressivos para esta lesão.

    ResponderExcluir
  22. Pesquisas realizadas no Instituto Weismann, de Israel, com um calcário dolomítico brasileiro comprovaram a presença de calcitriol, hormônio que fixa o cálcio nos ossos e atua em mais de 30 tecidos com redução dos sintomas e dor na osteoporose, com vantagens sobre o leite de vaca.

    ResponderExcluir
  23. Marcia querida, boa tarde!!!

    Já entrei no site SELS que voce diz comprar a Dolomita, mais não tem. Onde mais poderia encontrar a Dolomita com segurança?

    Bjs
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  24. Oi Marcia, gostaria de saber se a Dolomita atua na sudorese (odor nas axilas).Começei a tomar os comprimidos e gostaria de orientação.
    Ah, tenho atrose e inflamação na facia plantar (geera mta dor no calcanhar) e gostaria de saber a dosagem diaria e por qto tempo tomar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá Maria de Lourdes. Também compro meus suplementos no site www.corpoperfeito.com.br, pois os produtos deles são de confiança.

    ResponderExcluir
  26. Não há pesquisas científicas que confirmem que o uso de Dolomita atue em casos de sudorese. Para artrose e inflamação a suplementação oral é, em média, de 3g por dia. O tratamento deverá durar até o desaparecimento dos sintomas.

    ResponderExcluir
  27. Oi tudo bem?! eu quebrei a tibia e a fibula fiz uma cirugia a um mes e meio.Gostaria de saber se devo tomar a dolamita e se colocar em cima da fratura se ajuda na calcificação ossea .obrigada e sorte na vida!

    ResponderExcluir
  28. Como devo usar para queda de cabelo? Aplico e tomo?
    obg.

    ResponderExcluir
  29. meu marido tem osteomielite. cronica. a dolomita ajuda?

    ResponderExcluir
  30. Além de contribuir na recuperação de fraturas e na formação de dentes fortes, a Dolomita tem demonstrado ser uma grande ajuda na prevenção da osteoporose. A suplementação deve ser oral e, em média, de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  31. Para queda de cabelo, fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos, deixar 30 a 60 minutos conforme o comprimento dos mesmos. Pode permanecer com o tratamento durante toda a noite.

    ResponderExcluir
  32. Não há pesquisas científicas que comprovem que a dolomita atue em casos de Osteomielite.

    ResponderExcluir
  33. Olá Marcia, gostaria de saber se dolomita é contra indicado para quem tem ácido-úrico. Se não como devo toma-la. obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Márcia,
    Meu períneo se afinou muito e fiz tratamento com creme ginecológico, sem resultado. A dolomita teria efeito nesse caso? Como deveria ser usada?
    Parabéns pelo blog e obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Quem tem ácido úrico deve usar o banho com dolomita.

    ResponderExcluir
  36. Não há pesquisas científicas que comprovem que a dolomita atue em situações onde o períneo tenha afinado.

    ResponderExcluir
  37. OLÁ, TENHO 46 ANOS E ESTOU COM DESGASTE NA COLUNA, BICO DE PAPAGAIO, INSONIA E DEPRESSÃO. GOSTARIA DE SABER SE ESTE MECICAMENTO PODE ME AJUDAR E COMO DEVO TOMAR.
    FICO NO AGUARDO. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  38. Sim você pode usar Dolomita como suplemento via oral, em média de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  39. Aqui em Joinville encontrei o pacote de 1kg por 3,00! Ainda não fiz o teste, mas depois de ver as dicas vou fazer! Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Oi, gostaria de saber se a Dolomita realmente ajuda a tirar manchas, melhorar celulites e estrias? Eu comprei só que estou com uma semana de uso, então não vi um resultado ainda, mais pelos comentários acima o resultado é rápido até em 2 meses. Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  41. marcia quero saber se a dolomita serve para o tratamento da rosacea obrigado

    ResponderExcluir
  42. Olá Marcia,

    MEU NOME É CRISTINA

    Meu marido tem hiptireiodismo e com isso tem vários ouros problemas:
    Sudorese noturna com mal cheiro, mal hálito de dia que piora à noite, inquietação do sono (se mexe e se vira a noite toda), roncos, engordou 9 kilos. Ele toma PURAN T4, mas não adianta nada, os sintomas são sempre os mesmos.
    Por favor, me responda assim que puder. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde.. gentileza gostaria de informações sobre refis de purificadores de água que contenham dolomita...

    ResponderExcluir
  44. Ola Márcia, usar a DOLOMITA com azeite(óleo de cozinha) pode ao invés de água?

    ResponderExcluir
  45. parabens pelos conselhos,e receitas,maravilhosas,vou seguir principalmente para queda de cabelos,dores nas juntas.deus abençoe....

    ResponderExcluir
  46. gostaria de saber se dolomita ajuda na fase de crescimento de adolescentes para obter mais altura ?
    parabens pelo seu trabalho um abraço

    ResponderExcluir
  47. O que é o SELS? Poderia me passsar tel ou endereço do Brooklin?Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  48. GENTE,

    Fiquei fascinada pelo que li até agora sobre esse produto
    chamado dolomita. Um amigo me disse que estava tomando, fiquei interressada e pesquizei.
    Que bom que cada dia pessoas como Marcia nos ajuda com toda sua boa vontade e dedicação.

    Um lindo dia, Marcia e obrigada

    ResponderExcluir
  49. Olá Márcia,

    Tenho placas de gorduras nas arterias do pescoço ou seja nas CAROTIDAS, pergunto: A DOLOMITA seria recomendada para esse caso, e qual a quantidade devo usar ?
    Obrigada!
    Lusa 15.02.2012

    ResponderExcluir
  50. Parabens, voce tem muita segurança no que responde, por favor voce indicou um lugar seguro para comprar Dolomita, comprei em outro lugar em SP a um preço atraente por quilo, qual crit´´erio devo seguir para testa a qualidade, mesmo sendo somente para uso externo??????Grato

    ResponderExcluir
  51. Tudo bem Mariana?
    O uso estético de dolomita é útil no tratamento de estrias, flacidez, celulite e para amenizar rugas de expressão facial, olheiras, manchas e quelóide.

    ResponderExcluir
  52. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento para Rosácea.

    ResponderExcluir
  53. Tudo bem Cristina? O tratamento natural para hipotireoidismo é:
    • Você precisa de iodo cada dia, a cada refeição. O uso prolongado de medicação para tireóide pode enfraquecer os ossos ou resultar em câncer de mama.
    • Há sal iodado. O problema aqui é que o alumínio presente pode levar à doença de Alzheimer. Portanto, cuidado.
    • Alguns usam sal marinho, mas geralmente não é nada mais do que o sal normal extraído do oceano ao invés de minas de sal. Alguns utilizam sal das minas de sal, e moem tudo. Mas este carece de iodo.
    • Para alguns, os problemas da tiróide podem ser corrigidos, mas para outros, é algo que durará toda a vida. Alguns especialistas dizem que é bom comer com moderação alimentos da família do repolho (brócolis, repolho, couve, couve de bruxelas, folhas de mostarda), pois eles tendem a suprimir a função tireoidiana. O mesmo é dito para os pêssegos e pêras.
    • Cloro, flúor e iodo são quimicamente relacionados, e bloqueiam a entrada do iodo na tireóide. Portanto, evite água clorada, água fluorada e creme dental.
    • Uma deficiência da tireóide pode resultar da falta de sol ou por gorduras (margarina, manteiga, maionese, alimentos fritos, óleos, e manteiga de amendoim).
    • As funções da tireóide poderão ser aumentadas fazendo-se exercícios físicos, pois isso estimula a produção TSH pela hipófise. O T3 aumenta lentamente no sangue durante e após um exercício vigoroso.
    • A vitamina A é necessária para iodo a ser devidamente absorvido; vitaminas B trabalham juntas para nutrir a tireóide; B6 ajuda a tireóide em sua utilização eficaz de iodo na produção hormonal; B12 ajuda a tireóide a funcionar corretamente.
    • Para estimular a tiróide: coma uma porção de aveia e bananas diariamente, tome uma ducha fria cada manhã e à noite, e trabalhe ao ar livre de 3 a 5 horas todos os dias.
    • Evite cobertores elétricos.
    • Utilize uma dieta livre de sal, óleo e açúcar branco até que a tiróide esteja sob controle. Mas, a longo prazo, você precisará de um pouco de sal e azeite.

    ResponderExcluir
  54. Os refis de purificadores que conheço são da Masterfrio (a dolomita elimina a acidez da água), Libell AcquaFlex (a dolomita equilibra o ph da água e retém impurezas, como, barro, ferrugem, etc.), Europa e Ricozon.

    ResponderExcluir
  55. Tudo bem Lê Mengue?
    Para espinhas a dolomita pode ser usada com chá de camomila e algumas gotas de azeite de oliva.

    ResponderExcluir
  56. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita na fase de crescimento de adolescentes para obter mais altura.

    ResponderExcluir
  57. SELS é o Serviço Educacional Lar e Saúde, uma loja de produtos naturais. O endereço da loja do Brooklin é:
    R. Princesa Isabel, 400 - Brooklin
    Tel./Fax 5543-1155 - horários: das 8:30 às 18:00 h e nas sexta-feiras das 8:30 às 13:00 h

    ResponderExcluir
  58. Tudo bem Lusa?
    Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita em placas de godura nas carótidas.

    ResponderExcluir
  59. Antes de comprar a Dolomita você deve se certificar de estar tratando com empresas idôneas.

    ResponderExcluir
  60. Olá Marcia,gostaria de saber se posso tomar uma colher de chá de dolomita em um copo de 200ml de água, pq não gosto de colocar em sucos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  61. meu filho tem esclerose multipla, e faz uso de beta interferom,ele pode usar dolomita?grata Carmélia

    ResponderExcluir
  62. Ola Marcia, Boa tarde. Meu nome é Sergio e tenho 47 anos. Gostaria de saber se a Dolomita tem propriedades efetivas no tratamento da Hipertensão..Em caso positivo como devo uilizar.

    Obrigado

    Sergio

    ResponderExcluir
  63. olá
    quero saber como eu posso usar para estrias vermelhas?

    ResponderExcluir
  64. Oi Márcia, a dolomita tira manchas nas pernas feita por picadas de insetos.

    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  65. OLÁ, ESTOU COM MUITA QUEDA DE CABELOS, EXAGERADO...COMO FAÇO P USAR DOLOMITA NOS CABELOS E O RESULTADO FUNCIOINA?? OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde Márcia,

    Gostaria de saber se posso fazer uso contínuo da dolomita. Existe contra indicação?

    Grata

    Ester Mafra

    ResponderExcluir
  67. gostaria de saber se posso usar a dolomita para dermatite nos
    dedos das mãos e como fazê-lo.Obrigada

    ResponderExcluir
  68. márcia,
    boa tarde! li os benefícios da dolomita descritos no seu blog...
    ficam as perguntas:
    é necessário tomar por um período e depois parar ou pode ser tomada sem interrupção(artrose);
    li quando você falou sobre não tomar na gravidez já que o chumbo pode afetar o feto...e pode também prejudicar de alguma forma a gente??
    adorei seu blog, obrigada pelas informações!
    angela

    ResponderExcluir
  69. Márcia, a minha mãe está com uma micose nos dois pés, a dolomita pode ser usada para combater isso também?

    Elenilson Barbosa

    ResponderExcluir
  70. Olá Márcia,

    Meu filho está fazendo a medição roacutam (para espinhas e cravos)e gostaria de saber se ele pode fazer uso da Dolamita??? e como seria??? grata pelas informações. Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  71. Tudo bem Liliane?
    Você pode tomar a Dolomita com água.

    ResponderExcluir
  72. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita na Esclerose Múltipla.

    ResponderExcluir
  73. Tudo Bem Marcia?
    Gostaria de saber sobre o uso da Dolomita em fissura anal!
    Se serve e como ultilizar?
    Bjão...

    ResponderExcluir
  74. Oi Márcia,
    Conheci a dolomita através de um vendedor, em uma casa de Ervas Medicinais aqui em Salvador. Tenho bursite de quadril e tendinite nos ombros. As dores eram intensas ao deitar. Acordava no meio da noite tentando achar uma posição confortável. Como eu faço uso de um cheik natural(Chia+knua+linhaça), para tratar minha esteatose, passei a adicionar uma colher de chá de dolomita e, graças a Deus, as dores do quadril e dos ombros diminuíram em duas semanas de uso. Estou dormindo bem e já não sinto cãimbras nem dores ao me virar na cama.
    Aproveito para pedir que vc me indique algo mais para tratar gordura no fígado. Aguardo resposta.
    Parabéns pelo blog e um abraço.

    ResponderExcluir
  75. Olá Marcia gostaria de saber se posso dá DOLOMITA para meu
    filho que tem 6 anos, e quais os beneficios para essa criança.

    ResponderExcluir
  76. Tudo bem Sergio?
    A dolomita pode ser usada como terapia complementar para hipertensão. Você pode usar o suplemento via oral, em média de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  77. Para estrias use uma pasta de dolomita por aproximadamente 30 dias consecutivos.

    ResponderExcluir
  78. Tudo bem Jaqueline?
    Para queda de cabelo fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos, deixar 30 a 60 minutos conforme o comprimento dos mesmos. Pode permanecer com o tratamento durante toda a noite.

    ResponderExcluir
  79. A duração do tratamento é variável podendo ir até vários meses. O melhor é tomar por 06 (seis) meses, e ausentar por mais 06, para conferir os efeitos.

    ResponderExcluir
  80. A dolomita tira manchas causadas por picadas de insetos.

    ResponderExcluir
  81. Adicionando dolomita à água (2 litros de água para 1/ 2 copo de dolomita) obtém- se uma água argilosa para banho para problemas dermatológicos, inclusive a dermatite.

    ResponderExcluir
  82. A duração do tratamento é variável podendo ir até vários meses. O melhor é tomar por 06 (seis) meses, e ausentar por mais 06, para conferir os efeitos.
    A média dos níveis de chumbo encontrados nas amostras de dolomita analisadas no Brasil foi inferior aos limites estabelecidos para suplementos de cálcio nos Estados Unidos. Você pode comprá-la em casas de produtos naturais de sua confiança.

    ResponderExcluir
  83. Para micose nos pés faça uma pasta com uma colher (de sopa) cheia de Dolomita e metade do volume de água. Aplique no local, após 15 minutos molhe o local até remover toda a pasta. Aplique azeite de oliva para hidratar, coloque uma meia e durma assim.

    ResponderExcluir
  84. A Dolomita pode ser usada no rosto para tratamento de acnes e cravos e não interage com outros medicamentos. A maneira correta de aplicar é colocar em um recipiente de vidro ou cerâmica duas colheres (de sopa) da Dolomita peneirada em uma peneira de malha bem fina para a retirada de grãos maiores, adicionar uma colher (de sopa) de soro fisiológico ou água mineral ou água filtrada. Misture com uma espátula de madeira até formar uma pasta nem muito dura e nem muito mole. Esta pasta é a Máscara Facial de Dolomita, também chamada de Máscara de Porcelana.
    Aplique uma camada da Máscara no rosto e deixe agir até que seque por completo (cerca de 40 minutos). Remova com água aplicando uma esfoliação suave. Finalize com a aplicação de um Hidratante.
    Repita este procedimento uma vez por semana. Para resultados mais rápidos este procedimento poderá ser repetido diariamente desde que a esfoliação seja aplicada no máximo duas vezes por semana.

    ResponderExcluir
  85. Para fissura anal usa-se a pasta de Dolomita. Misturando- se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita, obtém- se uma pasta homogênea. A pasta tem ação analgésica, refrescante, antitérmica, relaxante e cicatrizante.

    ResponderExcluir
  86. ALIMENTOS PROIBIDOS PARA PORTADORES DE HEPATOPATIAS:
    01) ALIMENTOS GORDUROSOS;
    02) QUEIJOS DE COR AMARELA E REQUEIJÕES;
    03) FRITURAS;
    04) LEITE INTEGRAL E IOGURTE INTEGRAL;
    05) TEMPEROS PICANTES;
    06) VERDURAS GROSSEIRAS (REPOLHO, PEPINO E PIMENTÃO);
    07) BEBIDAS ALCOÓLICAS
    08) PÃO FRESCO ( USAR PÃO TORRADO);
    09) BOLOS, DOCES E ALIMENTOS GORDUROSOS.

    ResponderExcluir
  87. Tudo bem Ricardo? Crianças de 6 anos podem utilizar Dolomita. A Dolomita é importante para o trabalho e desenvolvimento muscular. Participa ativamente no mecanismo do potencial de ação dos músculos. Os músculos contraem com cálcio e relaxam com magnésio. Foi constatado em pesquisas feitas em academias e equipes de ginástica olímpica, o aumento de até 30% da elasticidade muscular com o uso de Dolomita durante o período de um ano. Combate fadiga muscular e é benéfico em casos de rigidez muscular. O cálcio é indispensável também na formação e manutenção dos ossos, dentes, manutenção do tônus de todos os tecidos musculares.

    ResponderExcluir
  88. Oi Márcia gostaria de saber se a Dolomita é bom para varizes. Pois tenho muitas nos pés. Sinto muita dor e ardume.
    Obrigado.
    Bjs
    Att. Viviane

    ResponderExcluir
  89. meu marido tem dores no joelho quero saber como devo usar dolomita para aliviar.

    ResponderExcluir
  90. boa noite marcia,quero que me tira uma duvida ´existe tipo de dolomita diferente,dizem que uma pode dar canceróu é só boato

    ResponderExcluir
  91. gostaria de saber se osso tomar dolomita junto com semente de chia e oleo de coco.obrigada

    ResponderExcluir
  92. Conheci dolomita de um fabricante que é feita com pedras naturais dentro de um tubo revestido de inox com uns furinhos,coloca-se na agua e toma à vontade. Gostaria de saber se voce conhece e se tem o mesmo resultado do pó e do comprimido.

    01/06/2012 Obrigada!

    ResponderExcluir
  93. criança de 3 anos pode tomar dolomita? que quantidade?

    ResponderExcluir
  94. A dolomita pode ser aplicada nas varizes.

    ResponderExcluir
  95. Tudo bem Céu?
    Seu marido pode usar o suplemento via oral, em média de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  96. A dolomita é utilizada no tratamento do câncer e não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita provocando câncer.

    ResponderExcluir
  97. A dolomita pode ser utilizada com semente de chia e oleo de coco.

    ResponderExcluir
  98. Tudo bem Neide?
    Não conheço o recipiente a que você se refere, mas se tiver algum material explicativo sobre o mesmo pode enviar-me.

    ResponderExcluir
  99. Tudo bem Edna?
    Crianças até 3 (três) anos somente devem consumir Dolomita sob orientação de nutricionista ou médico.

    ResponderExcluir
  100. Gostaria de sabber se alguém aqui tem resultados comprovados em exames com o uso da Dolomita, com efeitos positivos para Osteopenia ou Osteoporose. Márcia, nesse caso, é melhor tomar em comprimido ou em pó? Quais os conselhos q vc me daria para combater essa "praga", com perdão da palavra? Minha mãe tem Osteoporose, sem fraturas, e eu já estou com Osteopenia e detesto tomar remédio. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  101. Olá Marcia, ultimamente tenho sentido algumas dores musculares e como não posso tomar antiflamatório por conta de alergias, gostaria de saber se nesse caso é indicado o uso interno da dolomita. Sinto dores nas costas e nas coxas.Grata,
    Augusta Reis

    ResponderExcluir
  102. Boa noite, estou com artrite.Com inicio do tratamento com a Dolamita, quanto tempo irei perceber os resultados.Posso tomar mesmo fazendo tratamento com medicamentos para a inflamação? Qual a dose diária de Dolamita?
    Agradeço as informações.
    Mõnica

    ResponderExcluir
  103. OLÁ MÁRCIA, TUDO BEM! GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR A DOLOMITA, MORO EM MINAS GERAIS, NÃO CONHEÇO MUITO SOBRE DOLOMITA, PRECISO MUITO TOMAR, FIZ UMA CIRURGIA E MEU OSSO DEU OSTEOMIELITE, E JÁ VAI PARA 2 ANOS QUE NÃO CALCIFICA. TALVEZ EM SUA CIDADE FICA MAIS FÁCIL ENCONTRAR, PODERIA TER CONTATO E FAZER UM INTERCAMBIO. DE JÁ OBRIGADO. LEONARDO PASCOAL

    ResponderExcluir
  104. OLÁ MARCIA,BOM DIA
    GOSTARIA DE SABER POR QUANTO TEMPO DEIXO A PASTA DE DOLAMITA SOBRE A QUELÓIDE,COMO RETIRAR,E COM QUANTO TEMPO DE USO VOU VER O RESULTADO?
    OBS:MINHA CICATRIZ É UMBILICAL E NA BARRIGA DEVIDO UMA CIRURGIA QUE FIZ ABDOMINOPLASTIA,FICOU UMA CICATRIZ PRETA COM QUELÓIDE.AGUARDO RESPOSTA
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  105. A Dolomita pode ser usada em forma de comprimido ou em pó.
    A osteoporose pode ocorrer naturalmente com o envelhecimento, e piora com a presença de alguns fatores de risco como:
    * Álcool, tabaco, medicamentos com cortisona, mulheres após a menopausa, carência de cálcio, consumo em de cafeína e açúcar, vida sedentária.
    Assim como em outras doenças, a prevenção natural da osteoporose se dá mediante o consumo adequado de uma série de nutrientes. É necessário então colocarmos todo dia na mesa quantidades satisfatórias de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, vitaminas D e K. Apesar de termos esses nutrientes em abundância em muitos alimentos, a carência deles é brutal, pois o brasileiro não consome boas quantidades de todas essas substâncias. Por vezes ele adquire o produto certo, mas percebe-se que a maneira de preparar e o momento de ingerir estão errados. As consequências disso são as perdas nutricionais, que aumentam os índices de osteoporose. Se aproveitássemos corretamente esses nutrientes, muitas pessoas não fariam parte dessa estatística.
    Cálcio: Astro principal dessa história, seu consumo adequado desde cedo evita a osteoporose. Cerca de 99% do cálcio está depositado nos ossos e dentes. A produção máxima de massa óssea pelo nosso organismo é atingida por volta dos 30 anos. A partir dessa idade, inicia-se a perda óssea que é de 0,6% a 0,8% por ano.
    O cálcio proveniente da alimentação só é armazenado no nosso organismo até os 35 anos de idade, e a partir daí se dá inicio as perdas, que é prejudicada principalmente devido às alterações hormonais. Portanto é necessário ingerir esse mineral (veja adiante necessidades diárias de cálcio) todo dia principalmente a partir dos 35 anos de idade.
    Note que existe um grande diferencial entre o cálcio de origem animal (vaca, cabra, etc.) e o cálcio dos alimentos:
    - O organismo humano absorve no máximo 20% do cálcio existente no leite de origem animal (vaca, cabra, etc.), esse cálcio não tem como fonte produtora o solo; diferente do cálcio dos alimentos naturais e orgânicos, vegetais de folhas verdes como brócolis, couve, repolho e outros (melhor ainda se forem preparados no sistema a vapor), como também do gergelim, amêndoas, etc., que o nosso organismo absorve 80% e são produzidos pela terra. Esses e outros vegetais como também muitas frutas estão impregnados de minerais, vitaminas e inúmeros nutrientes, e além disso, esse cálcio não vem acompanhado por gorduras, toxinas, colesterol, lactose (que é indigesto para muitas pessoas) etc., e não causa alergias. Em suma, os alimentos cultivados na terra são bem mais completos.

    ResponderExcluir
  106. Tudo bem Augusta Reis?
    Você pode fazer uso interno da dolomita para dores musculares.

    ResponderExcluir
  107. Na primeira aplicação da pasta de dolomita o efeito é perceptível. Quando estão acometidos músculos e tecidos mais profundos, é necessário de uma camada mais espessa cujo tratamento deve ter a duração de 30 minutos até 2 horas em média, quanto mais profundo.
    O tratamento é complementar ao tratamento com antinflamatórios.
    A dose diária é, em média, de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  108. Tudo bem Leonardo Pascoal?
    Aqui em São Paulo eu compro dolomita no SELS- Serviço Educacional Lar e Saúde. Também compro meus suplementos no site www.corpoperfeito.com.br, pois os produtos deles são de confiança.

    ResponderExcluir
  109. Deixe a pasta de dolomita de 30 minutos até 2 horas em média, quanto mais profundo o quelóide. Retire a pasta com água corrente. O tratamento deverá durar até o desaparecimento do quelóide.

    ResponderExcluir
  110. Oi Marcia, td bem?
    Depois de muito ler sobre dolomita no seu blog estou criando esperanças que Tudor melhore. Cai há 37 dias e foi detectada luxação do coccix por indicação médica fiquei de repouso 12 Dias sob USO de antinflamatorios. Apó o retorno ao trabalho sou dentista e FIFO sentada todo o tempo passei a sentir muito dor no local da pancada com irradiação para a perna direita e quadril. Após exams de ressonância magnética do quadril 20 Dias após aqueda foi encontrada uma fratura no sacro com edema considerável e compressāo medular sei que a consolidação da fratura se torna Mai's difícil devido ao tempo que já passou após a Qaeda sem o tratamento apropriado host aria de saber se é indicado o USO da dolomita via oral e via local no menu caso? E como seria o USO local?
    Obrigada antecipadamente.
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Sandra?
      Além de contribuir na recuperação de fraturas a Dolomita tem demonstrado ser uma grande ajuda na prevenção da osteoporose. A suplementação deve ser oral e, em média, de 3g por dia.

      Excluir
  111. A dolomita não engorda?queria toma-la para os ossos,como calcio,mas tenho medo de engorda,pq ja tenho tendencia e ja e dificil.tbm gostaria de saber como usa-la no cabelo,estou tendo mts quedas de cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dolomita não engorda.
      Para queda de cabelos- fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos e deixar 30 a 60 minutos conforme o comprimento dos mesmos. Pode permanecer com o tratamento durante toda a noite.

      Excluir
  112. boa tarde gostaria de saber se posso dar a dolomita para meu gato que foi atropelado e esta em fase de recuperação...?

    ResponderExcluir
  113. tenho o virus hpv e estou com a vagina toda ferida por dentro e por fora o que posso usar para cicatrizar as feridas

    ResponderExcluir
  114. Olá Márcia,
    Gostaria de saber se o uso da dolomita, me ajudaria no tratamento de Neuroma de Morton...Meu pé queima muito, não consigo andar direito...vc acha que poderia usar a dolomita?

    ResponderExcluir
  115. Olá Marcia, eu nunca tinha ouvido falar sobre a Dolomita. Meu marido tem psoriase, tem feridas nas pernas e no couro cabeludo. Como podemos usufruir dos beneficios da Dolomita? Obrigada.
    Tatiane e Paulo

    ResponderExcluir
  116. Pouco sabemos sobre o uso de dolomita como suplemento de cálcio para pets, o que não impede que você converse com o médico-veterinário do seu pet a fim de descobrir se ele sabe de algo a respeito.

    ResponderExcluir
  117. Sou alergica a sulfadiazina, posso tomar dolomita? Desde ja agradesso... Angela

    ResponderExcluir
  118. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento de HPV.

    ResponderExcluir
  119. A dolomita pode ser usada em caso de metatarsalgia do neuroma de Morton aplicando cataplasmas nas áreas doloridas e tomando três vezes ao dia.

    ResponderExcluir
  120. Tudo bem Tatiane e Paulo? A Dolomita pode ser usada em casos de psoríase. Misturando-se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita, obtém- se uma pasta homogênea. A pasta tem ação analgésica, refrescante, antitérmica, relaxante e cicatrizante.

    ResponderExcluir
  121. Tudo bem Angela? A dolomita é um carbonato duplo de cálcio e magnésio e não tem sulfadiazina.

    ResponderExcluir
  122. A ingestão de dolomita pode piorar para cálculos renais?

    ResponderExcluir
  123. Para problemas nos rins o ideal é fazer uso externo da Dolomita.

    ResponderExcluir
  124. Marcia, minha mãe foi diagnosticada com osteoporose e pesquisando em uma casa de produtos naturais em Manaus descobri a dolomita.Então passei a buscar mais informações na internet até encontrar este blog, que me deixou ainda mais interessada nos beneficios curativos deste importante mineral.
    Gostaria de saber sua utilização no caso de nódulos nas mamas. Há 6anos fui submetida a uma pequena cirurgia para retirada de nódulos sólidos de caracteristicas benignas, em ambas as mamas, ocorre que por esses dias ao deitar-me sinti uma especie de massa ou um caroço exatamente no local cicatrizado e então pergunto se posso usar dolomita na região no intuito de redução do nódulo ou caso contrario que produto natural poderia utilizar.

    Desde já agradeço!!! Maria Clara de Manaus

    ResponderExcluir
  125. Sim, a dolomita atua em nódulos mamários.

    ResponderExcluir
  126. Ola marcia . tenho muitos furinhos no rosto por causa das espinhs espremidas na adolescencia .
    como utilizar a dolomita?

    ResponderExcluir
  127. Para cada colher de água, coloque duas de dolomita. Assim que formar uma pasta em quantia suficiente para cobrir as lesões, coloque-a sobre elas.

    ResponderExcluir
  128. Gostaria de saber se Dolomita resolve o problema de quem degeneração de cartilagem nos joelhos e fibromialgia? Obrigada.

    ResponderExcluir
  129. O suplemento via oral, em média de 3 g por dia, pode ser usado como terapia complementar para degeneração de cartilagem nos joelhos e fibromialgia.

    ResponderExcluir
  130. Oi Márcia,
    Faço curso técnico em estética e acredito nos grandes benefícios das argilas, porém, tive recentemente uma discussão com minha professora que é tecnóloga e diz que cientificamente não há nada que comprove esses benefícios. Ela afirma ainda que a argila suga todos os oligoelementos da pele (utilizada como máscara facial) prejudicando-a. Sobre o poder clareador da argila branca, minha professora afirma que seria necessário a argila atingir os melanócitos, e a agila não tem esse poder permeador. O que vc me diz sobre isso? Como posso ter acesso á essas pesquisas que vc cita aqui no texto? Sinto minha turma de estética ser prejudicada com esse tipo de afirmação :/

    ResponderExcluir
  131. A argila branca possui elevada quantidade de alumínio, o que lhe oferece principal benefício à cicatrização. Possui propriedade clareadora, suavizante e removedora da oleosidade. Isso já comprovado por ADMIM, F.E. (2009).
    Você pode encontrar vários artigos científicos sobre os benefícios da argila em bibliotecas das faculdades de Medicina. Aqui em São Paulo, temos acesso à BIREME, da UNIFESP e ao DEDALUS, da USP, por exemplo. Você também digitar no seu programa de busca- artigos científicos em pdf- e em seguida colocar o que quer pesquisar. Por exemplo: artigos científicos em pdf argila branca.
    Parabéns pelo interesse em esclarecer cientificamente seus colegas de estudo!

    ResponderExcluir
  132. boa tarde. Gostaria de saber onde posso encontra? de boa qualidade.moro no rj

    ResponderExcluir
  133. Aqui em São Paulo encontramos Dolomita em casas de produtos naturais, como por exemplo na loja Mundo Verde- www.mundoverde.com.br.

    ResponderExcluir
  134. oi MARCÍA gostaria de saber onde posso compra dolomita aquim em salvador beijo obrigado !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  135. Aqui em São Paulo encontramos Dolomita em casas de produtos naturais, como por exemplo na loja Mundo Verde- www.mundoverde.com.br.

    ResponderExcluir
  136. Oi td bem?? como é a receita para estrias com dolomita??

    ResponderExcluir
  137. Oi Marcia quero saber se há alguma contra indicação para quem tem pedra na vesícula ? pois ainda não marquei a cirurgia mas quero experimentar a dolomita ... abç

    ResponderExcluir
  138. Misturando- se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita, obtém- se uma pasta homogênea. Para estrias use uma pasta de dolomita por aproximadamente 30 dias consecutivos.

    ResponderExcluir
  139. Tudo bem Ana?
    Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento de colecistolitíase (pedra na vesícula).

    ResponderExcluir
  140. Olá. Aonde posso adquirir dolomita com qualidade e bom preço para revenda?

    ResponderExcluir
  141. a dolomita é fina como um talco ,ou é empedrada?

    ResponderExcluir
  142. Compro meus suplementos no site www.corpoperfeito.com.br, pois os produtos deles são de confiança.

    ResponderExcluir
  143. Tudo bem Mike?
    A Dolomita é um pó branco de excelente alvura.

    ResponderExcluir
  144. Ola' Márcia, parabens pelo site de excelente qualidade que vc desenvolve.
    Os valores de Dolomita variam absurdamente de uma marca para outra, a diferença entre a Gran White e a Dr. Kanyo é bem grande. Existe diferença entre as duas ? Sei que é delicado falar sobre produtos mas estou sem saber qual comprar. Se a Dr Kanyo for igual, vale mais a pena pelo valor.
    SUper obrigada e um excelente final de ano,
    Marcia

    ResponderExcluir
  145. As duas marcas contêm Dolomita de boa qualidade.
    Feliz 2013!

    ResponderExcluir
  146. Ola,
    Gostaria muito de comprar esta maravilha pra ver se resolve meu problema com insonia e neuroma de morton.Saberia me dizer onde encontro em Porto Alegre ou mesmo via internet um lugar confiavel?
    grata

    ResponderExcluir
  147. Ola,meu nome e Cleusa.Gostei de saber sobre a dolomite.Sera que minha mae que ja faz tratamento para osteoporose,tomando calcio com vitamina d ,poderia tomar dolomita tambem? Obrigado.

    ResponderExcluir
  148. Aqui em São Paulo encontramos Dolomita em casas de produtos naturais. Compro meus suplementos no site www.corpoperfeito.com.br, pois os produtos deles são de confiança.

    ResponderExcluir
  149. Tudo bem Cleusa?
    Sua mãe pode usar dolomita com cálcio e vitamina D.

    ResponderExcluir
  150. Olá, criança a partir de q idade pode tomar dolomita, meus filhos tem rinite e ficam gripados com frequencia eles tem 1a7m e 4a8m , obrigada , Jeane

    ResponderExcluir
  151. Crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir Dolomita sob orientação de nutricionista ou médico.

    ResponderExcluir
  152. bom dia Márcia, tenho bursite e tendinite no ombro e nos quadris bilateral a dolomita, desinflama?

    ResponderExcluir
  153. o uso da dolomita sendo natural e saudável, poderá substituir o cálcio comprado em farmácia.

    ResponderExcluir
  154. Bom dia!! Produto excelente! Apesar de não ter sido indicada por ninguém, fui comprar colágeno e encontrei esta preciosidade na prateleira me informei sobre o produto,comprei e comecei a tomar. Até o calor da menopausa diminuiu muito, quase não sinto mais. Estou me sentindo mt bem! Parabéns pelo site!!!

    ResponderExcluir
  155. ola,Marcia bom dia.
    sou carioca,fui atleta muitos anos,mas agora com 4 e muitos,
    estou cheio de dores em todas as articulações do corpo,inclusiva ja fiz uma cirurgia ao joelho direito,e não posso fazer muito esporte,e tenho osteoartrose nos ombros,o que acoontece é que estou a ganhar muito peso,como voltei agora para uma academia aqui em portugal onde vivo, gostaria de saber se o uso da dolomita,me ajudaria a ter pelo menos uma vida mais saudavel e sem dores,o que me diz?? obrigado, antonio

    ResponderExcluir
  156. Márcia, gostei de seus blog, porque está ajudando muita gente, gostaria de saber o que é 3 g por dia em colher de chá?

    ResponderExcluir
  157. ola,marcia boa tarde,tive um avc ha 3 anos,faço uso do medicamento para ipertençao,e outro medicamento para o sangue,tenho 48 anos.tenho tido muitas dores nas articulaçoes.muita insonia,e muita s dores no corpo.acho que e por cauza da menopauza.tenho 47 anos....poço uzar dolomita eu tenho ela em po.como devo preparar.agente toma so a agua,deixa o po no fundo do copo..ou pode ingerir o po...nao faz mal para quem ja teve,problemas nos rins....muito obrigada aguardo sua resposta....

    ResponderExcluir
  158. Olá Márcia, sou portadora de esclerose múltipla, surto remissão, e por opção não tomo INTERFERON, e nenhuma medicação há 8 anos + ou - , já faço uso das muletas canadenses, mas com qualidade de vida ... levo vida normal, sem dependência . A Dolomita, e ou a Argila poderia ser uma alternativa de tratamento para nós com este diagnóstico ???

    E, outra situação, minha filha está com diagnóstico de falência de vértebra na lombar ... tem sofrido muito com as dores , e com a quantidade de remédios que vem sendo ministrado, o que ela literalmente detesta... acho que é mal de família... somos péssimos qdo se fala em medicações alopatas, sempre damos preferências a medicina alternativa, fitoterápica , e até a do quintal da chácara, a Dolomita e Argila ajudariam neste caso , também ??Aguardo ansiosa sua orientação, bjs, Dênia

    ResponderExcluir
  159. A dolomita pode ser usada como anti-inflamatório.

    ResponderExcluir
  160. A dolomita atua como analgésico e sem dores... a vida é mais saudável!

    ResponderExcluir
  161. 3 g equivalem a 1 e 1/2 colher de chá.

    ResponderExcluir
  162. Para quem teve problemas nos rins o ideal é fazer uso externo da Dolomita.

    ResponderExcluir
  163. Tudo bem Dênia?
    Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita e/ou Argila na Esclerose Múltipla, nem na falência de vértebra lombar.

    ResponderExcluir
  164. Olá, Márcia, desculpe, mas fiquei em dúvida em como tomar, se pode ser todos os dias, e qual a medida. Obrigada. Marinete

    ResponderExcluir
  165. O suplemento via oral é, em média, de 3 g por dia. A dolomita pode ser ingerida pela manhã pelo simples fato da pessoa estar em jejum e assim a absorção ser mais rápida. Você pode tomar com suco.

    ResponderExcluir
  166. OI MARCIA, E´O ROGÉRIO...
    SEI QUE O CLORETO DE MAGNÉSIO ATUA NA DESCALCIFICAÇAO DE "BICOS DE PAPAGAIO" E OUTRAS RELACIONADAS A HERNIA DE DISCO, NERVO CIÁTICO, ETC...
    VC SABERIA ME DIZER SE A DOLOMITA POR CONTAR MAGNESIO FARÁ O MESMO BENEFÍCIO ? AGRADECIDO

    ResponderExcluir
  167. Minha irmà compra em Sapiranga

    ResponderExcluir
  168. Sim, já que a dolomita tem magnésio, além do cálcio.

    ResponderExcluir
  169. Boa tarde marcia adorei seu blog é muito informativo......bjsss

    ResponderExcluir
  170. estou usando dolomita da evomel produtos naturais de Assai-Parana revende por catalago, gostaria de saber se e de confianca? aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  171. A Evomel desenvolve produtos de excelente qualidade.

    ResponderExcluir
  172. oi marcia. gostei muito dessa materia. sera que a dolomita aplicada diretamente na pele nao ajuda combater a rosacea? e se tomar capsulas? e se eu nao encontrar o pó, posso usar o pó das capsula como o próprio pó? obrigado. gabriel

    ResponderExcluir
  173. OLÁ DESCOBRIR A DOLOMITA ATRAVÉS DE UMA AMIGA E ME INTERESSEI EM PESQUISAR JÁ QUE MINHA SOGRA TEM BURSITE, TENDINITE E ARTRITE.
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO UTILIZA-LA, POIS ESTOU COM MUITAS DORES MUSCULARES POREM ESTOU GESTANTE COM 24 SEMANAS, TEM ALGUMA CONTRA-INDICAÇÃO?
    AGUARDO RESPOSTA.
    /ADRIANA

    ResponderExcluir
  174. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento para Rosácea.

    ResponderExcluir
  175. Tudo bem Adriana?
    É recomendável cautela na escolha dos diversos suplementos disponíveis no mercado. Mulheres grávidas devem evitar todos os tipos de materiais tóxicos. O chumbo pode atingir o feto através da placenta da mãe, podendo causar sérios danos ao sistema nervoso e ao cérebro da criança.
    Estudos realizados nos Estados Unidos revelaram níveis relativamente elevados de chumbo em suplementos de cálcio. A média dos níveis de chumbo encontrados nas amostras analisadas no Brasil foi inferior aos limites estabelecidos para suplementos de cálcio nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  176. Ola marcinha querida,parabens por ser tão atensiosa assim com as pessoas.Gostaria d saber qual a diferença entre DOLOMITA e DOLOVITA,,e se as duas podem ser utilisadas da mesma forma,obrigada linda...

    ResponderExcluir
  177. Bom dia! Gostaria de saber sobre o uso da dolomita para tratamento de espinhas, se é só aplicado ou pode ser ingerido. E no caso de ingestão, qual a dose certa e se e a mesma dolomita ou tem que pedir uma mais refinada para se ingerir?

    Grata

    ResponderExcluir
  178. Dolovita é uma marca de Dolomita.

    ResponderExcluir
  179. Tudo bem Mick Artesanato?
    A Dolomita pode ser usada no rosto para tratamento de acnes (espinhas). A maneira correta de aplicar é colocar em um recipiente de vidro ou cerâmica duas colheres (de sopa) da Dolomita peneirada em uma peneira de malha bem fina para a retirada de grãos maiores, adicionar uma colher (de sopa) de soro fisiológico ou água mineral ou água filtrada. Misture com uma espátula de madeira até formar uma pasta nem muito dura e nem muito mole. Esta pasta é a Máscara Facial de Dolomita, também chamada de Máscara de Porcelana.
    Aplique uma camada da Máscara no rosto e deixe agir até que seque por completo (cerca de 40 minutos). Remova com água aplicando uma esfoliação suave. Finalize com a aplicação de um Hidratante.
    Repita este procedimento uma vez por semana. Para resultados mais rápidos este procedimento poderá ser repetido diariamente desde que a esfoliação seja aplicada no máximo duas vezes por semana.

    ResponderExcluir
  180. Eu quero saber se a dolomita serve para currimento~

    E quanto custa a dolomita.

    ResponderExcluir
  181. QUINTA-FEIRA 9 DE MAIO DE 2013.OLÁ!GOSTARIA DE SABER SE POSSO PASSAR A MÁSCARA DE DOLOMITA NA REGIÃO DOS OLHOS E PÁLPEBRAS POIS TENHO MUITO PÉ DE GALINHA.AGUARDO!OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  182. Estou usando a 40 dias, tinha muita caimbra, acabou. muito gazes a melhora esta cada vez melhor, e tambem dores estomacais, quase acabaram, muito bom recomendo.

    ResponderExcluir
  183. gostaria de saber como usar dolomita para queda de cabelo, desde já agradeço


    ResponderExcluir
  184. A dolomita tem uso em casos de leucorréia (corrimento) e aqui em São Paulo o preço varia de R$ 24,00 a R$ 91,00 o quilo.

    ResponderExcluir
  185. A Dolomita pode ser usada para amenizar rugas de expressão facial (pés-de-galinha).

    ResponderExcluir
  186. Para queda de cabelo- Fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos, deixar 30 a 60 minutos conforme o comprimento dos mesmos. Pode permanecer com o tratamento durante toda a noite.

    ResponderExcluir
  187. ola marsia gostaria de saber se a dolonita ajuda notratamento de pele ois eu nao posso usar protetor solar que me da alergia ,vermelhidao irita a pele . espero resosta

    ResponderExcluir
  188. olá Marcia, estou tomando dolomita e percebi meus seios maiores e doloridos tem alguma coisa haver com a dolomita?

    ResponderExcluir
  189. E PARA SÍNDROME DE CARPO?
    DOR NOS PÉS -ACHO QUE SE FALA PLANTAR, PERTO AOS DEDOS,, QUANDO ANDO MUITO AI SIM DÓI MUITO.

    ResponderExcluir
  190. Na pele, é aplicada em ferimentos, escoriações, assaduras, mau cheiro nos pés, micoses e após a depilação. Previne escara quando espalhado no lençol de pessoas acamadas, melhorando o deslizamento da pele e aumentando a sua resistência.
    Adicionando dolomita à água (2 litros de água para 1/ 2 copo de dolomita) obtém- se uma água argilosa para banho tanto para crianças como adultos, em casos de brotoeja, prurido e problemas dermatológicos. Uma colher (chá) de dolomita em pó num copo de salmoura aumenta o efeito antinflamatório e analgésico.

    ResponderExcluir
  191. Estima-se que toda a mulher, em alguma fase do ciclo menstrual, mas principalmente no período pré-menstrual, tenha algum grau de desconforto ou de dor nas mamas. O sintoma é bastante comum nas mulheres durante os anos que vão da primeira menstruação até a menopausa, sendo a principal causa de consulta ao mastologista.
    Acomete mulheres principalmente dos 30 aos 50 anos de idade e caracteriza-se por dor mamária associada a espessamento mamário, principalmente durante a menstruação. Não é uma doença, mas um reflexo de atividade fisiológica dos hormônios sobre as mamas durante a idade fértil, portanto, não tem qualquer relação com ingerir dolomita.

    ResponderExcluir
  192. Hola, gostaria de saber como utilizar a DOLOMITA na regioao do pescoço, pois tenho dores na cervical.

    ResponderExcluir
  193. quero saber aquelas pedras brutas de dolomitas usadas em aquario servem para colocar no filtro de barro?

    ResponderExcluir
  194. A dolomita é útil em caso de DORT que, muitas vezes, é o precursora da síndrome do túnel do carpo.
    Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da dolomita em casos de dor na planta dos pés.

    ResponderExcluir
  195. A suplementação oral, em pó ou comprimido, para dores na região cervical é em média de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  196. Tudo bem Andrews?
    As pedras de Dolomita utilizadas em aquários podem ser utilizadas em filtro de barro.

    ResponderExcluir
  197. ola, gostaria de saber como aplicar a dolomita em caso de tendinite???

    ResponderExcluir
  198. Nao sou medico, mas ja vi pessoas sentir melhora usando paralelo, porem tomar muita agua, se nao tiver problema de pressao alta pode fazer uso do cloreto de magneio PA (livre de metais pesado)isso , vai melhorar a fixaçao do calcio junto com vitamina D. Melhorando até dores de coluna.

    ResponderExcluir