29.3.08

DICAS

  • Beba água- A hidratação é fundamental para não ressecar as fezes. Como o intestino grosso tem função de retirar água das fezes, quando a ingestão de líquidos é menos, ele tende a retirar água mais intensamente das fezes. O ressecamento é inevitável. O que vale é a hidratação. Pode ser água, suco, chá,...
  • Coma fibras- A ingestão de fibras é fundamental para o bom funcionamento intestinal. As fibras são carboidratos não digeríveis, ou seja, elas passam por todo o trato gastrointestinal e chegam no intestino grosso. Bactérias gostam muito de fibras. O intestino grosso é o local do nosso corpo onde as bactérias existem em abundância. Assim, quando as fibras chegam no intestino grosso, as bactérias começam a "trabalhar" nessas fibras, produzindo, dentre outras coisas, glicose. Essa glicose puxa a água para as fezes, fazendo com que o volume das fezes aumente e a perda de líquido seja mais lenta. Ou seja, as fezes ficam maiores, mais úmidas e macias. Isso é importantíssimo, pois o contato das fezes pressionando o interior do intestino grosso (a sua parede), gera a vontade de evacuar. Se essas fezes se tornam ressecadas, o estímulo delas na parede interna do intestino grosso é reduzido, o que diminui a vontade de evacuar. Há tipos diferentes de fibras, sendo as que chamamos de insolúveis, as mais adequadas para executar uma função "laxativa". A recomendação de utilizar verduras e frutas (mamão, laranja com bagaço, manga...) é bastante conhecida para quem é obstipado. O que vale a pena enfatizar aqui é o consumo de cereais integrais em grão. Os alimentos refinados são péssimas escolhas para quem tem prisão de ventre. Eles estão presentes em diversos alimentos industrializados. A forma mais simples e eficiente de eliminar a obstipação está na adoção de uma dieta composta exclusivamente por alimentos naturais e integrais. Na prática clínica, dentre os cereais integrais em grão, o centeio em grão e o milho (da espiga, não da lata) tem sido os mais eficientes para intensificar o trânsito intestinal . Utilize também o arroz integral, trigo em grão e a linhaça em grão. Não se engane! Os produtos derivados dos grãos integrais, como o pão integral e o macarrão integral que encontramos nos mercados, não costumam ter uma quantidade adequada de farinha integral. Eles não tem os mesmos efeitos que o uso do grão. O uso de farelos, especialmente de trigo, também pode ser utilizado, mas você vai perceber, na prática, que se a sua alimentação for composta por cereais em grão, ele se tornará desnecessário. A regra é simples: utilize o que é natural e integral. Retire o que é refinado e processado.
  • Utilize ameixa preta- A ameixa preta (fresca, desidratada, ou o seu suco) contém um ácido chamado didroxifenol isotina. Esse ácido estimula a movimentação (motilidade) dos intestinos. Não se esqueça que o que vale na alimentação é o conjunto dela. O uso isolado de mamão, ameixa, farelo de trigo e semente de linhaça, por exemplo, pode ser uma boa opção para quem tem prisão de ventre, mas se a alimentação como um todo for natural e integral, o intestino funciona por si só. Geralmente, nesse caso, mesmo com hábitos inadequados (inatividade física e irregularidade para ir ao banheiro), a pessoa não consegue resistir ao estímulo para evacuar, pois ele se manifesta intensamente.
  • Cuide bem da sua flora intestinal- Cerca de 30% das fezes são compostas por bactérias mortas. Uma flora bacteriana intestinal adequada traz inúmeros benefícios para a saúde do intestino e do organismo como um todo. A flora intestinal se modifica conforme o substrato que recebe. Uma flora benéfica gosta muito de compostos de origem vegetal. Compostos chamados de frutooligossacarídeos, como a inulina, são importantes para que bactérias benéficas permaneçam no intestino em boa quantidade. Alimentos como a escarola, banana e alcachofra são ótimos para fornecer esse composto. O odor das fezes tem uma forte relação com a flora intestinal, e costuma ser mais ameno nos vegetarianos. Muitos vegetarianos que tem uma alimentação totalmente integral e natural não apresentam fezes com odor desagradável. Algumas pessoas utilizam o que chamamos probióticos, que são bactérias benéficas que passam pelo trato gastro intestinal sem serem destruídas e colonizam o intestino grosso. Essa alternativa para melhorar a flora intestinal é válida, mas desnecessária para uma pessoa com uma alimentação integral.
  • Fique tranquilo! Para evacuar é necessário estar tranquilo! O nosso sistema nervoso (parassimpático) tem uma ação importante no reflexo da evacuação. Evacuar com pressa não dá muito certo.

22.3.08

PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Algumas mudanças simples no cotidiano podem ajudar a ter uma boa saúde e a viver mais tempo. Abaixo, algumas dicas:
  1. Não comer carne.
  2. Comer pouca quantidade e com cautela, ingerindo a quantidade suficiente, sem deixar faltar os nutrientes, mas sem exagerar.
  3. Não extrapolar as calorias nas 24 horas, mantendo o equilíbrio diário.
  4. Comer frutas, hortaliças e cereais integrais.
  5. Acompanhar sempre o peso corpóreo, para saber se ele está proporcional à altura. Com esse cuidado, a pessoa sabe se está comendo o suficiente.
  6. Praticar atividade física sem exagero- o excesso de atividade gera mais radical livre, que desgasta o organismo. Quando a pessoa exagera, começa a sofrer lesões, sentir dores- é o sinal de que algo está errado. O ideal é ter acompanhamento de um profissional habilitado.
  7. Esporte competitivo ou esporte só no final de semana não é saúde.
  8. Evitar fumo, bebida alcoólica e estresse.
  9. Evitar comer alimentos refinados- sempre que possível, substituir por integrais.

8.3.08

O SONO E A BELEZA

Receita de Beleza: Dormir bem!

Sono traz beleza para homens e mulheres. Mas há outros cuidados que você precisa saber e praticar. Levantar disposto e com as energias refeitas é algo que deixa a sensação de bem estar em qualquer pessoa. Para isso, uma boa noite de sono e descanso torna-se fundamental. É o prazer de dormir as horas necessárias exigidas pelo organismo, já que determinadas pessoas precisam de mais e outras de menos tempo de sono para sentirem-se bem. Mas, com certeza, não é só por prazer que é preciso dormir. O sono é um estado fisiológico e, portanto, necessário para o bom funcionamento do organismo. Ao mesmo tempo que as células são restauradas durante o sono, alguns hormônios- entre eles o do crescimento- são liberados neste período. Diante disso, não é difícil concluir que o sono traz benefícios para a beleza de homens e mulheres. Ao deixar de dormir, a pessoa apresenta expressão de cansaço e irritabilidade. Isso porque todo o organismo foi forçado a gastar uma energia que não conseguiu repor. Além destas consequências, surgem as indesejadas olheiras e a aparência ruim.
Atenção aos sinais
Prestar atenção aos sinais de cansaço do organismo é algo saudável. Produzimos um hormônio chamado melatonina, considerado sinalizador do sono. Ele é produzido no final do dia. Através dele sabe-se que é hora de descansar e é muito bom respeitar este ritmo natural do organismo. Muitas vezes, uma simples cochilada ajuda bastante.
Está provado cientificamente que uma pessoa que consegue dormir cerca de 15 minutos durante o dia, ou dar a famosa cochilada, acorda com melhor aparência e maior facilidade para desenvolver trabalhos intelectuais.
Cuidados básicos
Alguns cuidados podem ser tomados para facilitar um sono tranquilo e relaxante:
  1. Evitar banhos muito quentes, pois atrapalha a circulação e o organismo demora para retomar seu equilíbrio, dificultando o sono.
  2. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína (café, alguns chás e coca-cola, por exemplo) e cigarro.
  3. Fazer a última refeição pelo menos duas horas antes de dormir.
  4. Manter o quarto arejado.
  5. Tornar a casa ambiente tranquilo.
  6. Se possível, fazer uso de massagem antes de se deitar.
Ainda que todas as indicações sejam seguidas, são muitas as pessoas que sofrem de insônia e, nestes casos, é melhor procurar médico especializado no assunto, para detectar o motivo da insônia e poder tratá-la de maneira adequada.