Este MITO é comumente encontrado nas academias quando se trata de alunos muito jovens (13 a 18 anos), que nunca treinaram. Normalmente pais e/ou médicos recomendam outras atividades sem pesos, como natação, desportos ou lutas, com a justificativa de que exercícios com pesos sobrecarregam a coluna vertebral.
Mas será que estes pais e médicos já pararam para pensar, que na maioria dos desportos, os praticantes e atletas podem desenvolver mais um lado do corpo do que o outro, já que dificilmente encontramos praticantes com a mesma habilidade em ambos os lados? Tenistas destros por exemplo, tem o braço direito visivelmente maior que o esquerdo e isso gera um desequilíbrio muscular que é o principal causador de ESCOLIOSES, porém, graças a MUSCULAÇÃO, esta característica pode ser amenizada. E assim serve para todos os esportes, ou seja, a MUSCULAÇÃO é a “salvadora” dos atletas, prevenindo e recuperando lesões, obviamente quando BEM ORIENTADA.
Outro exemplo que podemos lembrar, é que antes mesmo de iniciarem nas academias, estes jovens passaram a infância carregando mochilas lotadas de cadernos e livros, sem a mínima orientação de como transportá-las ou o quanto de peso é ou não prejudicial, não só para a coluna vertebral, como também para as outras articulações. E com toda a certeza, se tivessem realizado fortalecimentos adequados desde esta época, minimizaria muito a ocorrência de desvios na coluna em muitas crianças. Além disso, quem não se lembra das aulas de educação física começando a todo vapor, sem um aquecimento prévio ou tênis adequados, até mesmo porque não se dava a mesma importância a estes fatores como nos dias de hoje? E na mesma aula, quem não se lembra daquele colega gordinho quase sem ar, por não conseguir correr 20 metros, já que o conteúdo das aulas sempre foi o mesmo para todos os alunos?
Seria então a musculação, orientada por um professor, com as fases de adaptação, progressão de cargas e movimentos, que iria causar danos na coluna vertebral?
Daí a importância da ANAMNESE para o professor saber o histórico de vida e saúde do aluno, e das avaliações física, funcional e postural, para que assim, se possa ou não detectar algum desvio na coluna, avaliar o grau de condicionamento físico, percentual de gordura, e assim, a elaboração do treino ser a mais adequada possível ao perfil do praticantes.
GOSTEI MUITO
ResponderExcluirGOSTEI DO CONTEUDO PORQUE MUITA GENTE NAO QUER OUVIR A VERDADE
ResponderExcluir