11.9.21

AFINAL, QUAL O PAPEL DA PROTEÍNA VEGETAL NA HIPERTROFIA?

15 Melhores Fontes de Proteína Vegetal - MundoBoaForma

Quando o objetivo é ganhar músculos, o consumo diário de proteína vegetal é fundamental para quem pratica musculação e segue uma dieta restrita de alimentos de origem animal.

No artigo de hoje, vamos explicar o papel da proteína vegetal no processo de hipertrofia muscular. Confira e tire todas as suas dúvidas!

O que são as proteínas e qual é a sua importância para um esportista?

Entre os grupos de nutrientes necessários para o funcionamento perfeito do nosso organismo, as proteínas são responsáveis pela formação de todos os tecidos. Elas estão presentes em cerca de 75% do material sólido do nosso corpo, de maneira exclusiva ou juntamente com outros componentes.

As proteínas participam da produção hormonal e enzimática, contribuem para a resistência do organismo e atuam no transporte de substâncias importantes para o funcionamento do sistema imunológico.

Cada molécula de proteína é formada por uma combinação específica de aminoácidos, entre aminoácidos não essenciais, que são produzidos pelo organismo, e aminoácidos essenciais, os quais são encontrados nos alimentos que consumimos diariamente.

Quem segue uma dieta restritiva quanto ao consumo de alimentos de origem animal precisa dar uma atenção especial à presença de alimentos ricos em proteína vegetal no cardápio. Assim, é possível garantir a ingestão ideal desses nutrientes e alcançar os objetivos com a malhação.

Por que considerar o valor biológico das proteínas?

As proteínas, assim como os demais nutrientes, são classificadas de acordo com seu valor biológico. Ele é definido pela capacidade de absorção pelo organismo que determinado nutriente apresenta. Assim, quanto maior a possibilidade de uma proteína ser totalmente absorvida na digestão, maior o seu valor biológico.

Para conseguir bons resultados de hipertrofia muscular, é preciso garantir a presença de alimentos que são fontes de proteínas de alto valor biológico na dieta.

Daí a importância da proteína vegetal e dos alimentos ricos nesse nutriente quando o objetivo é o ganho de massa muscular.

Que alimentos são boas fontes de proteína vegetal?

As principais fontes de proteína vegetal são: lentilha, ervilha, vagem, chia, linhaça, quinoa, castanhas e a mais conhecida dupla da culinária brasileira, o famoso “arroz com feijão”.

Uma vez que a proteína vegetal tem um valor biológico mais baixo quando comparada à proteína de origem animal, o cuidado e a disciplina com o planejamento da dieta deve ser ainda maior.

Para alcançar bons resultados na musculação é preciso garantir a presença desses alimentos no cardápio, sempre nas quantidades indicadas pelos especialistas em nutrição.

Qual deve ser a ingestão diária de proteínas para promover o ganho de massa muscular?

Para quem pratica musculação, a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva recomenda uma ingestão diária de proteína que pode variar de 1,2 a 1,7 gramas de proteína por quilo de peso corporal.

Além dos alimentos ricos em proteína vegetal, o nutrólogo poderá recomendar o consumo de suplementos à base desse nutriente para complementar a alimentação saudável, promovendo o fortalecimento e a hipertrofia muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário