Ser saudável, ter mais qualidade de vida ou emagrecer são preocupações de muita gente. Em meio a tantos novos hábitos alimentares que vão surgindo cheios de promessas, está a famosa dieta detox.
Ela tem ganhado cada vez mais adeptos e promete proporcionar uma limpeza no organismo, eliminando elementos que fazem mal. Mas será que ela é tão benéfica assim? Quais são seus efeitos? Qualquer um pode segui-la?
É sobre os fatos e os mitos desse tipo de alimentação que vamos falar neste post. Confira!
1. Elimina toxinas do organismo
Fato. A dieta detox é diurética e desintoxicante. Isso quer dizer que ela contribui para eliminar o excesso de gorduras e substâncias tóxicas do organismo.
O que acontece é que estamos expostos a uma quantidade de toxinas que o corpo não consegue eliminar sozinho. Álcool, produtos industrializados e até alguns cosméticos fazem com que substâncias indesejáveis se acumulem no nosso organismo.
Como a dieta detox tem como base produtos naturais e menos industrializados, ela contribui, sim, para eliminar o excesso de toxinas. Porém, para que isso realmente aconteça, é necessário que ela seja planejada.
2. Pode ser adotada em qualquer momento
Mito. As dietas detox, normalmente, não são indicadas para gestantes e lactantes.
Porém, devem durar de 2 a 15 dias, em média. Esse curto período é o suficiente para ajudar o corpo a eliminar as toxinas do excesso de álcool e açúcares, por exemplo.
Além disso, pode gerar uma indesejável falta de energia e eliminação de massa magra.
3. Qualquer um pode seguir uma dieta detox
Mito. Antes de começar uma dieta restritiva, é importante saber como está o funcionamento de seu organismo. Do contrário, seu metabolismo pode ficar ainda mais desregulado.
Tudo deve ser feito com equilíbrio.
4. A dieta detox emagrece
Fato. A dieta detox auxilia no emagrecimento, uma vez que contribui para equilibrar o metabolismo. Mas é importante ficar atento ao fato do emagrecimento inicial ser devido à eliminação do excesso de líquidos do organismo.
Outro porém é que, se você segue a dieta de maneira correta durante uma semana, por exemplo, e depois volta a uma alimentação de excessos, poderá recuperar rapidamente o que perdeu.
Para que uma dieta detox contribua para o emagrecimento, é necessário manter uma alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas.
5. A restrição de alimentos é importante
Mito. O equilíbrio é sempre a melhor opção para manter o corpo saudável.
Por exemplo, nem toda gordura é prejudicial ao corpo, existem aquelas que inclusive são necessárias ao seu bom funcionamento. A energia que nosso corpo precisa vem de diversas fontes alimentares, o importante é diversificá-las para ter certeza de que estamos ingerindo tudo que necessitamos.
E então, viu como é importante olhar criticamente para os modismos alimentares? O que torna um corpo saudável é uma alimentação equilibrada, aliada a prática de atividades físicas.
A dieta detox tem seus prós e contras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário