29.10.22

COMO FAZER UM CARDÁPIO BALANCEADO PARA VEGETARIANOS ESTRITOS

Cardápio vegano: opções para café da manhã, almoço, lanche e jantar - Casa  e Jardim | Receitas veganas

Uma das maiores preocupações de quem está aderindo ao estilo de vida vegetariano estrito é obter todas as vitaminas e nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Com alguma organização e criatividade é possível criar um cardápio balanceado e saudável, que atende a todas as necessidades nutricionais dos vegetarianos estritos.

3 passos para fazer um cardápio balanceado para vegetarianos estritos


1. Aprenda a ler os rótulos

Para quem está aderindo agora ao vegetarianismo estrito, pode parecer complicado entender quais alimentos podem ou não ser consumidos. Se você não quer errar na escolha é importante ficar atento aos rótulos dos produtos sempre que for ao supermercado.

Embora em alguns alimentos o uso de ingredientes de origem animal seja bastante óbvio — como na maioria dos bolos e doces industrializados, preparados com ovos, leite ou manteiga —, em outros a informação não é tão evidente.

É o caso de produtos com sabor morango. Uma grande parte deles contêm em sua formulação corante carmim, que é produzido com um inseto chamado de cochonilha.  

Outros exemplos comuns são os chicletes, que podem levar colágeno para atingir a consistência ideal e o molho inglês, muitas vezes produzido com anchova ou extrato de carne.

Além de ficar de olho no rótulo, você também pode utilizar a tecnologia a seu favor. Alguns aplicativos para celular, como oWikiveg, ajudam veganos a identificar se ingredientes ou produtos são ou não de origem animal.

O app conta com uma lista bem completa, que inclui corantes, conservantes, antioxidantes, potencializadores de sabor e componentes utilizados.  

2. Fique atento ao consumo dos macronutrientes

Para manter-se saudável, o organismo necessita obter diariamente quantidades equilibradas dos três macronutrientes — carboidrato, proteína e gordura —, e essas proporções devem ser mantidas também pelos adeptos do vegetarianismo estrito.

As quantidades de cada macronutriente variam de um indivíduo para outro segundo fatores como sexo, idade e nível de atividade física. Suas necessidades diárias podem ser corretamente definidas por um nutrólogo de sua confiança.

De maneira geral, no entanto, os macronutrientes devem estar assim distribuídos na dieta diária:

  • carboidratos: 45 a 65%;

  • proteínas: 10 a 35%;

  • gorduras: 25 a 35%;

Embora a maioria dos vegetarianos estritos não encontre dificuldade em cumprir sua cota diária de carboidratos e gorduras, é bastante frequente, especialmente entre quem está iniciando nesse estilo de vida, ficar em dúvida sobre como alcançar a quantidade diária de proteínas.

Existe uma grande variedade de proteínas de origem vegetal que podem ser incluídas na alimentação vegetariana estrita, tais como a ervilha, a quinoa, as oleaginosas — como castanha, amendoim, nozes e pistache —,  o feijão, o grão de bico, o tofu e as sementes de chia, gergelim e girassol.

O ideal é combinar leguminosas, como feijão, ervilha e grão de bico, com cereais, como o arroz integral, aveia, trigo e centeio. A exceção fica por conta da quinoa, único cereal que contém todos os aminoácidos essenciais e é uma excelente opção para veganos.

3. Invista na variedade

É um erro imaginar que a alimentação vegetariana estrita seja sinônimo de um cardápio monótono e pouco nutritivo. Ao aderir a esse estilo de vida é importante estar aberto para experimentar novos sabores e usar a criatividade na montagem dos pratos, que podem sim ser variados, coloridos e muito saborosos! O cardápio balanceado vegano deve conter os seguintes itens:

  • grãos e cereais integrais, como trigo, arroz, aveia, quinoa, linhaça e chia;

  • frutas, verduras e legumes;

  • leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja;

  • cogumelos e brotos de feijão, outras excelentes fontes de proteína vegetal;

  • oleaginosas, como pistache, castanhas, amendoim, nozes e amêndoas;

  • gorduras vegetais, como o abacate e azeitonas;

  • leites vegetais, como o de castanhas, o de amêndoas e o de coco.

Para garantir uma dieta equilibrada, cada prato das refeições principais precisa ser  composto de ¼ de cereais e grãos, ¼ de leguminosas e ½ de vegetais. As frutas podem entrar como complemento das refeições principais ou serem utilizadas na preparação das refeições intermediárias.

O único nutriente impossível de se obter seguindo uma alimentação vegetariana estrita é a vitamina B12, que pode ser facilmente suplementada em quantidades prescritas por um nutrólogo de sua confiança.

Sugestões de cardápios vegetarianos estritos

Já sabe que grupos alimentares e em que proporções os vegetarianos estritos precisam consumir para manter um cardápio balanceado, mas ainda tem dúvidas de como inserir esses alimentos no seu dia a dia? Então confira nossas dicas de pratos e alimentos que podem entrar na sua alimentação semanal:

  • o clássico arroz e feijão não pode faltar na mesa dos vegetarianos estritos que buscam uma alimentação saudável. Ele pode ser complementado com uma fonte de proteína vegetal, como um delicioso hambúrguer de quinoa, um steak vegan ou mesmo um bife ou salsicha vegetal ou mesmo, e por uma salada com verduras e legumes variados;

  • Invista em mix de oleaginosas, tapioca com queijo vegano ou em  torradas integrais com patês veganos;

  • se você não abre mão de uma refeição completa no desjejum, aposte em uma salada de frutas com sementes de chia ou linhaça, nos leites vegetais, como o de amêndoas e arroz, nos queijos veganos e em receitinhas irresistíveis, como os cupcakes e o pão de Beijo.

  • chegou o fim de semana e você quer investir seu tempo na preparação de pratos mais elaborados? Considere então fazer delícias como uma moqueca de banana da terra, um espaguete com shiitake e brócolis ou em uma abóbora recheada com carne vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário