15.11.19

OITO PASSOS PARA UMA BOA SAÚDE


Resultado de imagem para 8 passos para uma boa saúde
Segundo a filosofia hindu, é da essência e natureza do nosso corpo manter-se saudável. Temos diversos mecanismos de autocorreção e recuperação. A única exceção a essa regra é o envelhecimento, quando a capacidade regenerativa do corpo diminui com a idade. Geralmente é o nosso estilo de vida que determina a nossa saúde.  Existem oito regras simples para manter a boa saúde ou recuperá-la em casos de desequilíbrio. Na ausência desses elementos, nenhuma terapia poderá ser substancialmente efetiva.

1. Regularidade na vida diária - Atividades diárias como dormir, acordar, comer, evacuar, tomar banho, devem acontecer em um horário regular todos os dias. Se observarmos a natureza, veremos que existe uma regularidade em tudo: nascer do sol, por do sol, lua crescente, lua minguante, os movimentos das marés, as estações do ano. Isso permite que a lei e a ordem prevaleçam e vida possa fluir e florescer.  Similarmente, com irregularidade em nossa vida não é possível manter-se saudável.

2. A moderação em todas as coisas – Todas as atividades devem ser feitas com moderação, evitando carências ou excessos.  Todas as coisas ou atividades só são boas quando limitadas à quantidade apropriada.  Muito ou pouco de qualquer coisa é prejudicial. O ideal é o caminho do meio.

3. Equilíbrio entre atividade física e mental - Toda pessoa, de qualquer idade, deve ter oito horas de trabalho produtivo diariamente, seis dias por semana. Destes oito horas, pelo menos duas devem ser despendidas no trabalho físico duro e duas no trabalho intelectual. Isto irá manter o corpo e a mente saudáveis e afiadas. Se qualquer aspecto é negligenciado, suas faculdades vão se degenerar.

4. Uma alimentação simples e nutritiva - A alimentação deve ser equilibrada em todos os nutrientes e elementos, fácil de digerir, limpa, fresca, sazonal, moderada em quantidade e consumida em um estado de espírito positivo. Diz-se que o que você é o que você absorve. A alimentação  é diretamente responsável pelo estado do nosso corpo e o  tipo de alimento consumido influencia os pensamentos que atravessam a nossa mente.

5. Estar em alinhamento com a natureza
a) nossa maneira de viver deve ser adequada com o lugar e tempo. Por exemplo, em lugares ou tempo frio o corpo deve ser protegido com roupas adequadas, em lugares quentes: alimentos resfriados devem ser consumidos, ao nascer do sol o corpo deve ser ativado e depois do sol deve-se reduzir gradualmente as atividades. Um estilo de vida que segue os ciclos e ritmos da natureza permite-nos tirar força da natureza, colher os efeitos benéficos do ambiente natural e também nos proteger dos seus danos.
b) Passar um tempo apreciando a beleza da natureza é energizante, anti-stress e ajuda a criar um estado de espírito positivo.

6. Estar em boa companhia - Passar regularmente algum tempo na companhia de pessoas sábias e de corações puros, ler livros inspiradores ou outras fontes de informação e participar em atividades edificantes. Tudo isso nos ajuda a absorver bons pensamentos e estimular nossas qualidades positivas latentes.

7. A auto-observação e análise -  Significa observar  diariamente ou periodicamente o nosso  próprio comportamento, palavras e pensamentos. Isso nos mostrará o que precisamos mudar, para que possamos atingir os nossos objetivos na vida. Ao longo do tempo vamos nos transformando em pessoas melhores e mais próximas dos nossos objetivos (um dos quais certamente é a nossa cura).

8. Expandir o nosso horizonte mental para além do "Eu e meu" - Expandindo nossa esfera de cuidados além da nossa família imediata e amigos para incluir outras pessoas desconhecidas,  sem expectativa de retorno.  Essas ações ajudam-nos a experimentar a paz, contentamento e verdadeira felicidade.

----

Bom...  cada tópico desse pode ser discutido com mais profundidade, mas ai a postagem ficaria grande demais .

Me parece que são oito recomendações viáveis, mesmo no mundo ocidental.  A orientação 3 é meio difícil, porque depende da nossa profissão. Mas vale o esforço. Saúde é equilíbrio.

Particularmente, à luz dessas orientações, eu já estou mudando algumas coisas, vou acordar mais cedo para fazer as atividades físicas e dormir mais cedo (orientação 5) e fazer outros ajustes.

E você?  Já leu ou está lendo algum livro bacana sobre saúde e bem estar?
Compartilhar bons conhecimentos é uma forma poderosa de transformar o mundo para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário