8.5.21

AGENDA DE ALIMENTAÇÃO: VEJA COMO ORGANIZAR SUA ALIMENTAÇÃO DO DIA A DIA

Diário Alimentar NC - Vigia de Preço

Emagrecer nem sempre é uma tarefa fácil. Manter o autocontrole e seguir regrado na reeducação alimentar requer uma dedicação e tanto, porém, existem alguns recursos que podem ajudar neste momento, como a agenda de alimentação.

Mas o que é isso? É, basicamente, um diário em que se anota tudo o que é consumido. Esse simples hábito contribui para uma maior consciência da qualidade e da quantidade dos alimentos que são ingeridos, além de ajudar no controle da dieta e facilitar o processo de emagrecimento.

Esse método contribui para que você permaneça focado no seu objetivo, tendo mais responsabilidade nas suas ações para alcançar a meta estabelecida.

Assim, se você estiver seguindo a reeducação alimentar e, ao final do mês, perceber que não perdeu nenhum quilo, conseguirá conferir, com facilidade, o que atrapalhou o seu objetivo, como aqueles deslizes de fim de semana ou aquele produto alimentício do happy hour.

Os resultados da agenda alimentar são cientificamente comprovados. Uma pesquisa, apresentada pelo American Journal of Preventive Medicine, sobre mudanças de hábitos comportamentais no processo de emagrecimento, comprovou a eficiência dessa técnica, sendo a maior influenciadora na perda de peso dos participantes.

Quais são os benefícios da agenda de alimentação?

Então, se você quer emagrecer, ter um diário alimentar pode ser um grande aliado nesse objetivo porque:

  • é um modo eficaz de autoavaliação de tudo o que consome;
  • ajuda a manter o foco no seu objetivo e evitar deslizes;
  • faz você ser mais responsável por sua saúde e os resultados que quer atingir;
  • proporciona maior consciência sobre as calorias que ingere diariamente;
  • aumenta o seu conhecimento sobre o valor nutricional de cada alimento;
  • auxilia a ter uma alimentação balanceada e mais saudável.

Como criar uma agenda de alimentação?

Confira o passo a passo de como montar o seu diário:

1. Crie o seu método

Para criar o seu diário alimentar você precisará apenas de uma caneta ou papel. Porém, caso seja adepto às tecnologias, existem sites e aplicativos destinados a essa finalidade.

O My Fitnesse Pal, por exemplo, é um dos aplicativos de controle de peso mais usado no mundo todo. Ele tem um sistema inteligente, com um banco de dados imenso de alimentos. Por isso, basta selecionar o que consumiu e a quantidade, e ele calculará automaticamente as calorias consumidas em cada refeição.

Se não quiser usar aplicativos e ser ainda mais prático, você pode simplesmente fotografar todas as refeições diárias e, ao final do dia, anotar em uma caderneta o que consumiu, apenas para ter consciência.

2. Anote tudo o que comer e beber

Procure anotar tudo o que você consome. Inclusive, a quantidade de água ingerida. Sabendo que é necessário beber, no mínimo, dois litros de água por dia, o hábito de registrar, também o ajudará a ter mais disciplina.

3. Registre a quantidade de alimento

Mesmo que não tenha noção certa do peso de cada alimento, coloque o que tiver mais ou menos noção, por exemplo, duas colheres, meia xícara, apenas para ter consciência da quantidade ingerida.

O ideal é sempre anotar, logo após a refeição, o que comeu para evitar esquecer de alguma coisa.

4. Identifique os horários das refeições

É muito importante comer três vezes ao dia (no máximo), principalmente para quem quer emagrecer. Ter uma alimentação regrada, nos horários certos, também ajudará na perda de peso. Por isso anote ainda os horários das suas refeições. Assim, você saberá se não estiver comendo nos momentos corretos.

5. Anote como se sente

Ao fazer as suas anotações, lembre-se também de apontar a forma como se sente após cada refeição. Pode parecer algo tolo, mas registrar os seus sentimentos após 10 ou 20 minutos de comer, o ajudará a identificar as suas necessidades alimentares e como o seu cérebro está se comportando com essa nova rotina.

No começo pode parecer complicado anotar tudo em sua agenda de alimentação mas, com o tempo, isso acabará se tornando um hábito saudável e que ajudará você a emagrecer com saúde.

E aí, este post foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Conte para mim nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário