Adotar um estilo de vida vegetariano estrito é sempre um desafio. Optar por uma vida mais saudável e mais gentil com os animais e consigo mesmo requer um rigor maior com a cadeia de produção do que consumimos, diariamente. Ao excluir alimentos de origem animal da alimentação, novos desafios se apresentam. Por exemplo: qual é a melhor fonte de cálcio?
Quando pensamos nesse mineral tão importante, lembramos automaticamente do leite de vaca, cabra ou búfala. Embora esses alimentos sejam ricos em cálcio, a acidez presente neles pode reduzir a capacidade de absorção do elemento pelo organismo.
Conheça abaixo nossa lista com alguns alimentos de origem vegetal igualmente ricos em cálcio e que se adequam à sua alimentação e ao seu estilo de vida.
1. Tofu
Esse queijo à base de leite de soja está sempre presente na mesa de vegetarianos e veganos. Ele apresenta um teor de cálcio equiparado ao leite animal.
Sendo assim, você pode abusar do tofu sem medo! Além do cálcio, ele é um queijo com poucas calorias e também é rico em proteínas e vitaminas presentes na soja.
2. Brócolis
Em geral, os vegetais verde-escuros são muito ricos em cálcio. Entre eles, está o brócolis. Entretanto, é importante levar em conta que, quando cru, o brócolis apresenta uma quantidade de cálcio consideravelmente mais alta do que quando é cozido ou feito no vapor.
3. Espinafre
Outra ótima fonte de cálcio, o espinafre pode ser consumido cozido, cru ou utilizado em diversas receitas, sem a diminuição do seu teor de cálcio. A folha ainda é conhecida por conter muito ferro e ser excelente para combater a anemia ferropriva.
4. Cereais
Sementes de gergelim, de linhaça e de aveia podem ser os ingredientes perfeitos para compor aquele pão integral delicioso, não é mesmo? Pois agora você pode utilizá-los à vontade em suas receitas porque sabe que eles também são uma ótima fonte de cálcio.
Além disso, outra vantagem desses ingredientes é que eles são muito ricos em proteínas.
5. Chia
A chia é um alimento extremamente nutritivo. Em pequenas quantidades, encontram-se altas doses de cálcio. Ela pode ser consumida em chás, sagus ou em grãos. Fica uma delícia se adicionada à salada de frutas, por exemplo.
Essas são apenas algumas dicas breves para você explorar novas fontes de cálcio no seu dia a dia, superando o desafio de ficar sem leite de origem animal.
Mas lembre-se: ao assumir um estilo de vida que muda seus hábitos alimentares, você deve consultar um nutrólogo para que não haja nenhum transtorno posterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário