8.1.22

4 BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

É verdade que açaí engorda? Nutricionista esclarece polêmica

O consumo do açaí está cada vez maior, tanto no Brasil quanto na América do Norte, Ásia e Europa. Existe uma boa razão para explicar o porquê de o açaí estar tão em alta nos mercados estrangeiros: além de seu sabor refrescante, a fruta traz inúmeros benefícios para o corpo.

Suas propriedades estão conquistando muitas pessoas que se preocupam em manter uma alimentação saudável e capaz de fornecer energia para um dia cheio de atividades. 

Veja abaixo 4 benefícios do açaí para quem busca se alimentar com saúde. Não deixe de conferir também as nossas dicas para combinar a polpa de açaí com outras frutas e produtos saudáveis, a fim de fugir dos famosos combos supercalóricos com leite em pó, chocolate e leite condensado!

1. Proteção para o sistema circulatório

O açaí possui compostos conhecidos como antocianinas. Elas estão presentes em diversas frutas de coloração vermelha e roxa e são responsáveis por inúmeros benefícios no nosso organismo.

Elas trabalham de forma a evitar o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir as chances de coágulos e problemas cardíacos. 

2. Função antioxidante

As mesmas antocianinas que ajudam na circulação possuem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e agindo no processo de desaceleração do envelhecimento das células. Como resultado dessa ação, as células ganham mais tempo de vida e as defesas imunológicas são melhoradas.

Inclusive, existem diversas pesquisas sendo realizadas para confirmar os benefícios de uma alimentação rica em açaí na prevenção do câncer, em função de seu combate aos radicais livres e proteção das células.

3. Proteção para o sistema nervoso

As funções antioxidantes do açaí também se aplicam às células nervosas. Um estudo realizado nos Estados Unidos atestou que o consumo da fruta reduz a exposição das células do sistema nervoso às degenerações (que podem levar a doenças graves, como o Mal de Alzheimer) e inflamações capazes de reduzir a vida celular. 

4. Fonte de nutrientes e vitaminas 

O açaí é considerado por alguns nutricionistas como um superalimento. Essa característica está relacionada à grande quantidade de benefícios que seu consumo traz para o corpo humano.

Quem ingere o açaí com frequência está garantindo uma ótima fonte de fibras, proteínas e lipídios para seu organismo. A polpa também é rica em vitamina E, potássio, cálcio e magnésio.

Por ser bem energético, o açaí é indicado para quem quer manter a massa muscular. Ao contrário do que muita gente pensa, a polpa do açaí não é hipercalórica. O que aumenta muito a quantidade de calorias presentes em algumas porções é a mistura da polpa com xarope de guaraná, que é cheio de açúcar. 

Como consumir o açaí de maneira saudável

Como falamos no início, existem combinações deliciosas que podem ser feitas com açaí sem envolver alimentos calóricos como chocolates, leite condensado, creme de leite ou leite em pó. 

As frutas são ótimos parceiros do açaí. É possível combiná-las in natura junto com a polpa, e quem vai ditar os limites das combinações é a sua criatividade! Para quem prefere tomar um shake, é possível bater a polpa com frutas ou sucos para criar cremes incríveis.

Se você gosta do seu açaí mais doce, mas prefere fugir do excesso de açúcar do xarope de guaraná ou do leite condensado, aposte em produtos naturais como o melado e o mel. Ambos os alimentos são ricos em energia e são alternativas bem mais saudáveis para adoçar qualquer mistura.

Esses são alguns dos benefícios do açaí e formas de combiná-lo para os momentos em que bate aquela fome! 

Compartilhe este texto nas suas redes sociais e auxilie outras pessoas que estão em busca de alimentos deliciosos e que também são ricas fontes de saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário