O potássio é um mineral essencial para o nosso organismo e é encontrado em diversos alimentos de origem animal e vegetal.
Ele é muito importante para todos os seres humanos, porém para os atletas, ele se torna ainda mais indispensável. Isso porque, o potássio tem ligação direta com o crescimento muscular (hipertrofia) e na prevenção de cãibras musculares.
A importância do potássio vai desde benefícios ao coração (atuando no controle dos batimentos cardíacos) e proteção do organismos a fatores que aumentam a pressão sanguínea até a manutenção do equilíbrio de água no corpo e manutenção da integridade das células em geral.
Além disso, o potássio também é atuante no balanço e distribuição da água pelo organismo, na ação de relaxamento muscular e prevenção de cãibras musculares, na manutenção do equilíbrio ácido-base do organismo e participa dos processos de regulação das atividades neuromusculares.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou as recomendações para o consumo diário de sódio e potássio, tendo como objetivo a redução da pressão arterial e do risco de doenças crônicas em adultos e o controle da pressão arterial em crianças.
Com essas novas recomendações, é indicado o aumento do consumo de potássio para, no mínimo, 3510 mg por dia, para as pessoas de 16 anos ou mais.
Para as crianças de 2 a 15 anos, recomenda-se também a ingestão mínima de 3510 mg por dia de potássio, porém devendo-se ajustar para as necessidades de energia gasta.
O consumo de potássio, seja abaixo ou acima do indicado, pode provocar problemas de saúde. No caso dos principais problemas de saúde e doenças causadas pela falta de potássio no organismo estão:
- a distensão abdominal (ou seja, o aumento no volume do abdômen, que é resultado do acúmulo de gases ou líquidos no intestino e pode ser causado por maus hábitos alimentares, características individuais ou doenças intestinais),
- cãibras musculares,
- vômitos constantes,
- diminuição dos reflexos normais,
- dispneia (também conhecida como falta de ar),
- sensações constante de formigamento por toda a pele, arritmia cardíaca
- dilatação do coração.
Já no caso das principais problemas de saúde e doenças causadas pelo excesso de potássio no organismo estão, os distúrbios cardíacos, as alterações nos movimentos musculares e a confusão mental. Por isso, vemos a importância do potássio no organismo e do seu consumo na quantidade correta.
Os alimentos ricos em potássio!
As principais fontes desse mineral são:
- frutas cítricas e secas,
- a água de coco,
- o tomate,
- a laranja,
- os produtos de grão integral,
- o feijão preto,
- o feijão manteiga,
- o cogumelo,
- o espinafre,
- a Banana Prata,
- o damasco,
- o tomate,
- o abacate,
- a amora,
- a banana d’água,
- a cenoura,
- o pimentão verde,
- a banana
- o abacate (de todas as frutas, o alimento mais rico em potássio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário