“Não consigo dormir à noite toda direto” “Ando muito cansado pelas noites mal dormidas” “Já tentei de tudo, mas continuo dormindo mal”, essas e outras inúmeras reclamações relacionadas ao sono são feitas diariamente.
Especialistas explicam que quase todas as pessoas têm noites de sono ruim, mas quando o problema se torna crônico, o organismo fica sobrecarregado com os efeitos negativos. Após uma noite mal dormida, a amígdala cerebral (parte do cérebro que deixa o corpo em alerta para possíveis emergências), fica em ação permanente.
Mas você sabia que a alimentação é um grande aliado? Uma alimentação saudável, com exercícios e disciplina de horário para dormir é uma arma poderosa contra a insônia.
A vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama. Além disso, é indicado evitar o consumo de alimentos que são fontes de xantina e cafeína, como o chocolate, café, guaraná e refrigerantes à base de cola porque eles estimulam o sistema nervoso central.
Temos uma boa notícia para quem sofre com a insônia. Vamos aumentar os níveis de melatonina no corpo?
Banana: A fruta não é só uma boa fonte de triptofano, como também é riquíssima em potássio e vitamina B6, essas substâncias são perfeitas para aliviar os sintomas da insônia.
Homus: É uma pasta feita com grão-de-bico que contém altos níveis de triptofano e vitamina B6. A combinação desses dois, sempre dá um efeito positivo no metabolismo, aumentando a produção de melatonina e a qualidade do soo.
Laranja: Ajuda a elevar os níveis de melatonina em 47% e também uma ótima maneira de aumentar a quantidade da vitamina C no organismo.
Abacaxi: Um estudo feito pela Universidade de Khon Kaen, na Tailândia, revelou que o consumo de abacaxi aumenta a presença de um produto químico no cérebro, dando suporte na produção de melatonina em mais de 266%.
Folhas Verdes: Acelga, espinafre, couve e folhas de nabo contêm nutrientes como o cálcio, o potássio e o magnésio, que são nutrientes essenciais para o metabolismo e a produção de melatonina. Com isso, essas folhas ajudam os músculos relaxarem, fazendo com que você durma melhor.
Invista no seu sono. Crie rotina, prepare o ambiente, alimente-se bem, exercite-se e tenha qualidade de vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário