Aquela sementinha que anda sendo muito usada em várias combinações de alimentos, além de ser considerada um alimento altamente nutritivo, é considerada, por especialistas de saúde, um anti-inflamatório natural, podendo ser usada como aliado no combate a algumas doenças crônicas típicas da modernidade, como câncer, diabetes e colesterol.
De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, adicionar chia na alimentação pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. A gordura presente na semente, não só ajuda a diminuir o colesterol como também funciona como coadjuvante no controle da pressão arterial.
A chia contém um alto teor de antioxidante, um papel muito importante na prevenção do câncer. Pelo fato de a sociedade vangloriar a magreza, muita gente associa alimentos ricos em gordura a um daqueles pecados proibidos. Mas não é bem assim. Ninguém vai cometer pecado nenhum se consumir gorduras boas, como o ômega-3 presente em abundância na chia.
Uma outra gordura boa presente na chia é o ômega-6.
Uma dica: Além de enriquecer qualquer prato, da salada à vitamina de frutas, a chia substitui tranquilamente o ovo em diferentes receitas, como bolos e massas. Isso graças a mucilagem, que também consegue colocar até o intestino mais preguiçoso para funcionar e é capaz de dar a liga necessária nas receitas.
Muitos benefícios já foram citados, mas entre eles tem a melhora da qualidade da pele porque sua gordura protege contra a radiação ultravioleta, reduzindo quadros inflamatórios. O Ômega-3 também retarda o envelhecimento precoce e ainda diminui o risco de câncer de pele.
Com tantas qualidades, está mais que na hora de você dar uma chance a essa semente superpoderosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário