24.12.22

POR QUE OPTAR PELA FEIJOADA VEGETARIANA ESTRITA?

 

Diferente da versão tradicional, a feijoada vegetariana estrita tem baixíssimo teor de gordura, já que as carnes de porco e de boi são substituídas por alternativas muito mais saudáveis: cogumelo, berinjela, beterraba, cenoura, abóbora, batata, inhame e tofu cortados em cubos se unem ao feijão preto para formar um prato cheio de sabor e rico em vitaminas e sais minerais.

Como prioriza os legumes e tem baixíssimo teor de gordura, a feijoada vegetariana reduz consideravelmente as calorias do prato sem que isso signifique reduzir o sabor.

Além disso, ela também tem menor teor de sódio, que em excesso pode provocar hipertensão e doenças cardiovasculares. Resumindo: além de evitar os quilos extras, você cuida da sua saúde sem precisar abrir mão do prazer.

Saiba como preparar uma feijoada vegetariana estrita perfeita!

Agora que você conhece todos os benefícios que a feijoada vegetariana pode trazer para a sua saúde, chegou a hora de conhecer algumas dicas que vão ajudá-lo na preparação do prato. Saiba mais!

1. Escolha ingredientes de qualidade

Se você quer fazer uma feijoada que agrade até os paladares mais exigentes, precisa escolher ingredientes de qualidade.

Prefira sempre vegetais e cogumelos frescos e escolha um tofu ou outro queijo vegano de boa procedência e consistência bem firme, para evitar que ele se desmanche durante  a preparação do prato.

2. Planeje o prato com antecedência

Para a sua feijoada ser um sucesso, fazer um bom planejamento do prato é fundamental, já que alguns ingredientes ficam mais saborosos quando preparados com alguma antecedência.

Deixar o feijão de molho por um período de 8 a 12 horas — trocando a água, preferencialmente, a cada 4 horas —, além de facilitar o cozimento, elimina componentes anti-nutricionais responsáveis por desconfortos abdominais e pela formação de gases no trato digestivo.

Também é uma excelente ideia preparar no dia anterior acompanhamentos como a farofa, que fica perfeita quando preparada com cogumelos frescos, azeitonas, alho ou com castanha de caju e pimentão. 

3. Capriche nos acompanhamentos

Acompanhamentos e petiscos são essenciais para deixar a sua feijoada vegetariana estrita ainda mais saborosa. Se quiser fugir do tradicional arroz branco, aposte em versões incrementadas com cenouras, brócolis e castanha de caju ou mesmo no arroz integral, que contém fibras que estimulam o bom funcionamento do intestino e ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

Além da farofa e do arroz, uma boa feijoada vegetariana deve contar ainda com couve refogada com alho e gomos de uma fruta ácida, como laranja, abacaxi ou tangerina, que são ricas em vitamina C,  auxiliam na digestão do prato e são perfeitas para fechar com chave de ouro uma refeição tão saborosa.

Como você pode ver, a feijoada é uma excelente opção para quem adora receitas nutritivas e saudáveis. Seguindo algumas dicas simples, é possível preparar um prato delicioso, que em nada fica devendo no quesito sabor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário