Você já ouviu falar em alimentação plant based? A alimentação, que vem conquistando cada vez mais adeptos no país, baseada em uma alimentação natural, que prioriza os orgânicos e é minimamente processada. Embora o termo esteja se tornando cada vez mais conhecido, ele ainda provoca uma série de dúvidas. Afinal, quais são os benefícios de aderir à alimentação plant based? Será que essa alimentação pode provocar carências nutricionais? Para responder essas e outras dúvidas, preparamos o artigo de hoje. Nele, você vai entender um pouco mais sobre a plant based e conhecer dicas para quem quer aderir à alimentação. Acompanhe a leitura! Afinal, o que é alimentação plant based?A alimentação plant based é baseada no consumo de alimentos vegetais, integrais ou minimamente processados, com prioridade dos orgânicos. A plant based exlcui alimentos de origem animal e seus derivados, como carnes, ovos, queijos e leite. No entanto, suas principais características são a preocupação com a qualidade nutricional dos alimentos e com a sustentabilidade, a priorização da saúde e o respeito ao meio ambiente. O estilo de vida propõe o retorno a uma alimentação simples, nutritiva, consciente e colorida, focada em produtos com alta densidade nutricional e que busque aproveitar o alimento de maneira integral, evitando, quando possível, o descarte de caules, cascas e raízes. O que comer na plant based?Apesar do nome, a alimentação plant based não se restringe aos vegetais folhosos. Os adeptos da dieta também incluem em sua alimentação:
Além disso, os adeptos da plant based também evitam consumir produtos refinados, excessivamente processados ou repletos de corantes, conservantes e aromatizantes. O objetivo é buscar ingerir alimentos o mais próximo possível da maneira como eles se encontram na natureza, a chamada comida de verdade. Atitudes que estimulem o consumo consciente como cozinhar mais e comprar de pequenos produtores locais também são estimuladas. Quais são os principais benefícios da plant based?Por priorizar alimentos pouco processados e de alta densidade nutricional, a plant based traz uma série de benefícios à saúde dos seus seguidores. Saiba mais!
A alimentação plant based pode me deixar com alguma carência nutricional?Não é incomum imaginar que dietas que não incluam o consumo de carne possam provocar deficiências nutricionais. No entanto isso não acontece quando você opta por uma alimentação variada e nutritiva. O ferro, por exemplo, pode ser obtido por meio da ingestão de folhas verde-escuras e leguminosas. O nutriente é ainda melhor absorvido na presença de fontes de vitamina C como acerola, tangerina, laranja, pimentão, couve, brócolis e mostarda. Já o cálcio pode ter sua ingestão diária atingida por meio do consumo tanto de folhas verde-escuras quanto de oleaginosas, sementes e leguminosas. A vitamina B12, presente exclusivamente em alimentos de origem animal, precisa ser monitorada e, se for o caso, suplementada. No entanto, é importante lembrar que a deficiência de B12 pode acontecer inclusive entre não-vegetarianos e que exames médicos de rotina devem ser realizados por adeptos de qualquer estilo de vida. Quer aderir à plant based? Conheça algumas sugestões!Ficou animado com a plant based e com os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde? Se você deseja aderir a esta alimentação, é importante lembrar que a criatividade é uma das suas principais aliadas na elaboração de pratos coloridos, nutritivos e saudáveis. Veja nossas dicas:
|
Saúde no novo milênio. Não devemos esquecer a saúde pessoal. Afinal, é preciso evitar erros antigos para viver bem, não importa quanto tempo isso seja possível. Cada vez mais especialistas relacionam a qualidade da saúde à prevenção. E esse princípio está presente em cada linha desse blog.
17.9.22
CONHEÇA A ALIMENTAÇÃO PLANT BASED
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário