11.3.06

AS MARAVILHAS DA DOLOMITA

O uso medicinal da argila é antigo. Ela estava presente na cosmetologia egípcia. Babilônios, assírios e chineses a utilizavam em problemas digestivos. Avicena, o "príncipe dos médicos", fala da argila, assim como Homero e Hipócrates, o "pai da medicina", a usava interna e externamente.
Talvez o pouco uso da geoterapia se deva à contaminação ambiental, o que restringe o local de coleta a áreas virgens, longe de plantações (por causa de agrotóxicos) e esgotos. A argila deve ser retirada de, no mínimo, 1 metro de profundidade, peneirada e guardada em recipiente não metálico. Algumas vezes deve ser exposta ao sol, antes do uso.
No cenário moderno da geoterapia surge a dolomita, carbonato duplo de cálcio e magnésio, rocha descoberta pelo geólogo francês Deodat Dolmieu, nos Alpes tiroleses (1750- 1801). Desde 1930, é analisada para tratamento de osteoporose. É branca, podendo chegar a uma textura finíssima, o que favorece a absorção.
Falam as pesquisas
Pesquisas realizadas no Instituto Weismann, de Israel, com um calcário dolomítico brasileiro comprovaram a presença de calcitriol, hormônio que fixa o cálcio nos ossos e atua em mais de 30 tecidos, produzindo aumento de trabéculas de medula vermelha e de massa óssea nos frangos que receberam suplemento do produto na ração, aumento da calcificação da matriz inorgânica, da flexibilidade e maleabilidade da matriz orgânica; redução dos sintomas e dor na osteoporose; estímulo do crescimento infantil com vantagens sobre o leite de vaca.
O suplemento via oral, em média de 3g por dia, pode ser usado como terapia complementar para tendência à desmineralização óssea, cardiopatias, hipertensão, diabetes, distúrbios gastrointestinais, gastralgias, diarréia, câimbras, tendinite, dores musculares e articulares, fibromialgia, DORT, luxações recidivantes, bursite, processos inflamatórios, baixa imunidade, TPM, cólica menstrual, metrorragia, espasmos brônquicos, queimaduras, úlceras de perna, e sempre que for necessária a regeneração tecidual.
Talco
O uso em pó tem ação anti- hemorrágica, desodorante e cicatrizante. Pode ser usado em casos de gengivite, afta, pré- dentição, pós- extração dentária, higiene oral e lesões genitais. Na pele, é aplicado em ferimentos, escoriações, assaduras, mau cheiro nos pés, micoses e após a depilação. Previne escara quando espalhado no lençol de pessoas acamadas, melhorando o deslizamento da pele e aumentando a sua resistência.
Adicionando dolomita à água (2 litros de água para 1/ 2 copo de dolomita) obtém- se uma água argilosa para banho tanto para crianças como adultos, em casos de brotoeja, prurido e problemas dermatológicos. Uma colher (chá) de dolomita em pó num copo de salmoura aumenta o efeito antiinflamatório e analgésico. É usada em gargarejos nos casos de amigdalite e laringite. Em congestão nasal, rinite e sinusite, devem ser aplicadas duas a 3 gotas em cada narina, duas a 4 vezes ao dia.

Pasta e banho
Misturando- se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita, obtém- se uma pasta homogênea. A água pode ser substituída por chás (gengibre, para dores articulares) ou soro fisiológico (úlceras varicosas). A pasta tem ação analgésica, refrescante, antitérmica, relaxante e cicatrizante. É útil para casos de DORT, dores articulares, erisipela, seborréia, queimadura solar, psoríase e estado febril.
A pasta de dolomita tem uso intravaginal, em casos de candidíase, leucorréias, bem como para hemorróida interna, fissura e prurido anal.
O banho é indicado em casos de fibromialgia, insônia, depressão, pós- lipoaspiração, cirurgia de varizes. O uso estético de dolomita é útil no tratamento de estrias, flacidez, celulite e para amenizar rugas de expressão facial, olheiras, manchas e quelóide.

Cataplasma
A profundidade do efeito da dolomita é proporcional à espessura da aplicação. Atualmente existe uma apresentação prática de cataplasmas de vários tamanhos, fáceis de manejar e fixar. A cataplasma é preparada no tamanho proporcional à região a ser tratada. É aplicada em casos de sinusite, cistite, otite, na região pulmonar, sobre o fígado e em dores articulares crônicas.
Como a argila atrai toxinas para a superfície da pele, lembre- se da importância da desintoxicação intestinal nos casos de constipação, para evitar reações dermatológicas, embora isso seja muito raro. Em tais casos, a aplicação externa deve ser suspensa, utilizando- se apenas o pó, até que o nível toxêmico seja reduzido.
Para potencializar o efeito da dolomita, ela deve estar associada a outras terapias naturais, como a fitoterapia, hidroterapia e dietas especiais. O paciente deve sempre ser aconselhado a melhorar o estilo de vida através da utilização do ar puro, luz solar, água pura, repouso, exercícios, alimentação natural, além de evitar estimulantes, e manter uma atitude confiante no dia- a- dia.

543 comentários:

  1. Tem uns 2 meses que estou tomando a Dolomita em pó.
    Fiquei conhecendo essa maravilha atraves de uma medica naturalista.
    Como nao tomo leite, a Dolomita é uma excelente fonte para repor meu calcio.
    Gostei muito das informaçoes que li sobre a Dolomita em seu blog.
    Saude sempre!!!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. gostei de saber que a europa tem em seus purifidores a dolomita na filtragem da agua liberando calcio. uma empresa que se preoculpa com a saúde de seus clientes . parabéns

    ResponderExcluir
  3. ganhei um pouco de dolomita em pó de minha este mês,comecei a usar apos ler suas informações. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. FIQUEI MUITO INTERESSADO EM USAR A DOLOMITA COMO TRATAMENTO PARA A QUEDA DE CABELOS EM DOIS MESES E JA SENTI O RESULTA DO NA HORA DE PENTEAR NAO SAEM MAIS AQUELES FIOS
    GRUDADOS NO PENTE E DA PRA PERCEBER QUE OS QUE HAVIAM CAIDO ESTAO VOLTANDO A CRESCER
    DOLOMITA E MUITO BOM VALE APENA.

    ResponderExcluir
  5. olá, acabo de conhecer a dolomita, uma amiga descobriu numa clínica de massagens em SP, incrível o efeito imediato. Assim a gente vai descobrindo as formas naturais de restabelecer a saúde. Parabéns pelo interessante blog.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha conhecimentos sobre a dolomita, mas como posso fazer um tratamento para hemorróida?

    Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  7. Colocar a argila com um pouco de água, misturar bem até formar um barro liguento, não usar metal para isso. Colocar em cima de um pano fino uma fina camada de barro preparado com argila, de ½ cm a 2 cm de espessura, não mais porque barro precisa esquentar com o calor do corpo. Aplicar diretamente em cima da parte do corpo afetada, ou então se estiver em carne viva, colocar antes sobre a ferida uma folha de couve em seguida o barro por cima. Amarrar um pano ao redor ou prender com fita adesiva, etc. Deixar pelo menos durante 1 hora esta cataplasma de barro (assim é chamada). Tomar um banho ou passar pano úmido para tirar.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber qual a possibilidade de usar a dolamita para emagrecimento.como tomar?grata ag. retorno

    ResponderExcluir
  9. A Dolomita não atua no emagrecimento, mas o Magnésio é um dos mais importantes nutrientes minerais e está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas no corpo. Ele possui um papel fundamental nas dietas, inclusive de emagrecimento, pois atenua os diversos sintomas desagradáveis que acompanham o processo.

    ResponderExcluir
  10. Márcia, minha mãe tem diabetes, fibromialgia e insõnia e há apenas uma semana começou a tomar a dolomita. Está dormindo melhor, a glicemia está mais baixa e as dores estão suportáveis. E claro, ela está com um astral melhor e mais esperança.Foi numa conversa que comentaram sobre esse remédio e ela começou a tomar por conta propria,por puro desespero. Tomara que agora só venham melhoras. Achei seu blog tentando descobrir para que servia a dolomita.
    lenilda

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcia, pesquisando o GOOGLE, queria saber sobre a DOLOMITA, ai encontrei o seu Blogger, gostei muito e andei lendo os comentários postados, queria saber Márcia se a Dolomita é bom para Artrose,
    tenho graças a Deus por enquanto sómente nas mãos, tenho os dedos já muito inchados, tortos e muito muito mesmo doloridos, será qua ela faria bem para mim,
    só existe a versão em pó ou temos comprimidos, aguardo resposta desde já agradecendo
    Cleide Graciano

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcia
    Belo material sobre a Dolomita. Uma questão: Tem gente vendendo dolomita a preço de ouro, mais de 100,00 o Kg e alegam que ´aro pois as outras(de mais ou menos 30,00/kg) seriam contaminadas e teriam metais pesados? O que sabes sobre? Se tem metal pesado não teria como ser retirado?Abraço
    Constantino- Gravatal SC

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Marcia

    tomo medicamentos caros prá evitar que a osteopenia evolua prá osteoporose, tenho 51 anos. será que a dolomita substitue esses medicamentos? ela repõe a densidade óssea?
    um abraço
    nilza

    ResponderExcluir
  14. Como posso usar para candidiase?
    e para enjoos da gravides?

    adorei esse espaço!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Para candidíase usar 1 parte de Agua para duas de Dolomita, forma-se uma pasta argilosa que deve ser aplicada 2 vezes intravaginal antes do banho 3 vezes por semana.
    Para enjôos de gravidez o ideal é utilizar alimentos gelados, como por exemplo um sorvete fácil e saudável: Coloque uma fatia de banana em um copo descartável e espete a banana com palito de sorvete. Encha o copo com suco natural da preferência da gestante. Coloque no congelador ou no freezer. Depois de congelado é só retirar do copo descartável e se deliciar com um sorvete natural e saudável, principalmente para crianças.

    ResponderExcluir
  16. Em um primeiro momento a dolomita não substituirá os medicamentos para Osteopenia, mas ela é indicada para ajudar na descalcificação, osteopenia, osteoporose. Utilize-os juntos e acompanhe os resultados dos exames.

    ResponderExcluir
  17. A Dolomita deve ser adquirida em locais de confiança. Aqui em São Paulo eu o compro no SELS- Serviço Educacional Lar e Saúde.

    ResponderExcluir
  18. A Dolomita é muito útil no tratamento da artrose, tanto na versão em pó como em comprimidos.

    ResponderExcluir
  19. Márcia.

    Por favor. Estou recebendo orientação para fazer aplicações de argila com ervas para problemas de artrite, artrose, reumatismo, inflamações etc.. Te pergunto: a dolomita (argila branca), é indicada para esses problemas? E se a pessoa tiver problemas de excesso de cálcio (calcificação) ela poderá agravar esse problema, mesmo aplicada como cataplasma (externo, portanto)? Parabéns pelo seu trabalho. Melhorando o mundo, melhoramos a nós mesmos e a nossa própria vida! Muita Luz para vc.!
    José Aquino

    ResponderExcluir
  20. A dolomita é indicada nos casos citados.

    ResponderExcluir
  21. OI MARCIA ADOREI SEU BLOG E DESDE JA SOU SEU FÃ PODE ME INFORMAR COMO TOMAR DOLOMITA COMO DEVO PREPARAR?MINAH MÃE TOMA E JA FAZ MUITOS ANOS E SEMPRE PREPARO P/ ELA COM DUAS COLHERES DE CHA COM UM POUCO DE AGUA E TBM QUERO SABER SE PODE USAR COLHER DE METAL P/ PREPARAR ABRAÇOS E OBRIGADO

    ResponderExcluir
  22. A dolomita pode ser ingerida pela manhã pelo simples fato da pessoa estar em jejum e assim a absorção ser mais rápida. Pode usar colher de metal para prepará-la.

    ResponderExcluir
  23. eu tomei muitos comprimidos e a ijeçao diprospa gagrei peso meu estomago parece estar sempre inxado precisa de algum pra desentoxicar o que vc me orienta ?

    ResponderExcluir
  24. dolomita cura esporao de calcaneo ?

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Fiquei sabendo da Dolomita através de site e lá estava indicando para manchas na pele. Gostaria de saber se tira mesmo manchas no rosto? E aonde compro?
    Obrigada
    Grata

    ResponderExcluir
  26. Olá Marcia!!
    Meu nome è Alexandra Pinheiro sou Aurículo Acupunturista e amo tratamentos naturais , faço uso da Dolomita a um mes, tanto no rosto como internamente e os resultados sdão ótimos .
    parabens pelo blog, bastante esclarecedor!!!
    Sucesso sempre .
    Amor e Luz!!

    ResponderExcluir
  27. olá , marcia.Pesquisando pela net , te encontrei ....Procuro por algo que alivie a dor do meu pai , que tem cancer e devido a radioterapia que se submeteu ha dois meses , hoje esta com herpes no pescoço e sente muita dor.Seu ombro ficou duro e o pescoço está com uns vergões ( herpes ).Ele nao consegue ficar sentado ou em pé por mais de 10 minutos pois as dores sao insuportáveis.Foi avaliado pelo médico e só poderá voltar ao tratamento do cancer de pulmao qdo nao tiver mais a herpes , pois esta poderia se espalhar por outras partes do corpo.A dolomita , seria útil nesse caso?Obrigada, Andréia

    ResponderExcluir
  28. Sim, porque a Dolomita atua em casos de baixa imunidade, o que normalmente está relacionado ao aparecimento do herpes.

    ResponderExcluir
  29. A Dolomita ameniza manchas faciais.
    Deve ser adquirida em locais de confiança. Aqui em São Paulo eu o compro no SELS- Serviço Educacional Lar e Saúde.

    ResponderExcluir
  30. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento para esporão de calcâneo.

    ResponderExcluir
  31. Para saber sobre desintoxicação leia aqui no blog a postagem Castanha-do-Brasil (Castanha-do-Pará).

    ResponderExcluir
  32. Olá Márcia!
    Sofri um pequeno ferimento em um acidente, gerou uma quelóide em volta da cicatriz, li a matéria mas desculpe, não entendi direito como utilizar no tratamento de quelóide.
    Vc pode me explicar por favor.
    Parabéns pelo site!
    Obrigada
    Isabel

    ResponderExcluir
  33. Para cada colher de água, coloque duas de dolomita. Assim que formar uma pasta em quantia suficiente para cobrir o quelóide, coloque-a sobre ele.

    ResponderExcluir
  34. Olá Márcia,
    Gostaria de saber se esta loja Sels que vc fala é aquela da Vila Matilde ????
    Qto vc paga pela Dolomita e qual a quantidade que vem ??
    Vc teria a receita da Máscara de porcelana, por gentileza???
    Adorei seu blog, já entrou em minha lista de favoritos...
    Beijos e obrigada desde já...

    ResponderExcluir
  35. OI ESTOU FAZENDO USO DE DOLAMITA EM PÓ, ESTOU ME SENTINDO BEM, MAS COPREI DOLAMITA EM FORMA DE MASCARA POIS TENHO MANCHAS ESCURAS NO ROSTO JA TEM 4 SEMANAS QUE ESTOU USANDO E GOSTARIA DE SABER COM QUANTO TEMPO VOU PODER VER OS RESULTADOS. ESTOU DESESPERADA SERÁ QUE MEU ROSTO NÃO VAI VOLTAR A SER LIMPO COMO ANTES? AGUARDO RESPOSTA OBRIGADO BJUS.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada pela orientação Márcia!

    Parabéns pelo seu blog, muito bom mesmo.

    Deus te abençoe sempre.

    abraço

    ResponderExcluir
  37. A Dolomita ameniza manchas faciais.
    Antes de colocar a máscara, faça uma limpeza de pele saudável: misture uma colher (de sopa) de mel com uma colher (de sopa) de açúcar mascavo, passe na face e no pescoço com movimentos circulares, lave com água em abundância e aplique a máscara.

    ResponderExcluir
  38. Quando eu morava perto de Vila Matilde eu ia sempre no SELS de lá. Hoje moro na Zona Sul, portanto frequente o SELS do Brooklin, que é mais perto para mim. Aqui a Dolomita vem em frascos com muitos comprimidos, mas como faz muito tempo que não compro nem lembro-me quanto paguei.
    A receita da máscara de porcelana que conheço é feita com caulim (matéria prima das porcelanas) e sulfato de cálcio hidratado. Quando seca, a máscara fica endurecida e, por oclusão, os ativos tem penetração otimizada.

    ResponderExcluir
  39. A Dolomita pode ser usada em casos de artrose e de problemas estomacais. Não há pesquisas científicas que estudem a Dolomita no tratamento para glaucoma. Ela pode ser ingerida pela manhã pelo simples fato da pessoa estar em jejum e assim a absorção ser mais rápida.

    ResponderExcluir
  40. Conheci a Dolomita nesse fim de semana e achei uma maravilha, mas não sabia que tbm servia para queda de cabelo, li num comentário do MORENO TEYLON, e gostaria de melhores informações, de como usar.

    ResponderExcluir
  41. Fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos, deixar 30 a 60minutos conforme o comprimento dos mesmos. Pode permanecer com o tratamento durante toda a noite.

    ResponderExcluir
  42. vainer (Buenos Aires/Argentina)sábado, 09 janeiro, 2010

    Amei este site. Parabéns Márcia!!
    Te conto que faz 15 que conheço a Dolomita e 14 que moro na Argentina onde ela não é usada como medicamento alternativo.
    No Brasil eu tinha uma loja de Produtos Naturais em Itapema-SC e orientava meus clientes a usar a Dolomita com excelentes resultados.Naquele tempo era muito cara. Neste veraneio voltei a procurar Dolomita nesta mesma cidade e encontrei numa apresentação de quilo. Poderei usar e aconselhar as minhas alunas?
    (Sou yogaterapeuta e tenho muitas alunas com patologias para as quais a Dolomita seria extraordinaria). Não quero me extender muito mas tenho maravilhas para contar a respeito da Dolomita com exames comprovatórios etc. etc.

    ResponderExcluir
  43. Márcia parabéns por seu blog, que bom que existem pessoas dedicadas a melhorar a vida dos outros.
    Eu tomo dolomita a alguns meses, me sinto mto bem, tenho fibromialgia e com a dolomita sinto mais resistência muscular. Gostaria de saber se vc sabe alguma coisa sobre a dolomita p/ tratamento da ansiedade e insônia.

    Obrigada e sucesso em seu trabalho, abços.

    ResponderExcluir
  44. Olá Marcia,
    Achei o máximo suas explicações sobre a dolomita, parabéns!

    Gostaria de saber como usar a dolomita para o caso de queda de cabelos? Se devo lavar os cabelos antes, se posso usar condicionadores, se uso na raiz e nos fios( tenho os cabelos compridos +/- 40cm) e quanto tempo deixar? No caso de olheiras como usar?

    ResponderExcluir
  45. Tudo bem Vainer?
    Tenho certeza que suas alunas serão muito beneficiadas pelo uso de Dolomita.

    ResponderExcluir
  46. A Dolomita atua em casos de insônia, mas não há pesquisas científicas que estudem a Dolomita no tratamento para ansiedade.

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de saber se a dolomita tem eficácia em casos de micoses nos pés. E em caso afirmativo como devo usá-la? Obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Olá Marcia!

    Tenho um problema em um nervo ligado a minha coluna toráccica que quando inflama eu sinto muita dor no pescoço e braços. Depois de muito inflamado, sinto os dedos das mãos amortecidos e recentemente estou sentindo os dedos dos pés também amortecidos. Os médicos me indicaram antiiflamatórios e fisioterapia, mas os resultados são extremamente lentos e cada vez que a dor volta, a intensidade é pior. Você acha que a dolomita pode me ajudar?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  49. Oi Marcia!
    Gostaria de usar a dolomita, pois tenho problemas nos joelhos.
    Agora, estou em duvida quanto à dosagem.
    Li todos os comentários no seu blog e achei muito interessante!
    No caso da dolomita em pó, qual é a dose diária?
    Aduardo resposta!
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  50. Olá Marcia, gostaria de saber no caso da bursite, como usar corretamente a Dolomita: em pó?? uso diario?? qtas vezes ao dia?? abçs

    ResponderExcluir
  51. Para bursite aplicar cataplasmas nas áreas doloridas e tomar três vezes ao dia.

    ResponderExcluir
  52. Para queda de cabelos fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos, deixar 30 a 60 minutos conforme o comprimento dos mesmos. Pode permanecer com o tratamento durante toda a noite. Pode-se lavar o cabelo antes e usar condicionador (sempre no comprimento dos fios e não na raiz do couro cabeludo).
    Para olheiras coloque a quantidade desejada do pó de dolomita em um recipiente. Acrescentar soro fisiológico ou agua filtrada. Mexer até formar uma massa homogênea e cremosa. Aplicar de 3 a 4 vezes ao dia no local.

    ResponderExcluir
  53. Para evitar a micose nos pés o ideal é sempre secá-los muito bem, principalmente na região interdigital (entre os dedos). Se a micose já estiver instalada faça uma pasta com uma colher (de sopa) cheia de Dolomita e metade do volume de água. Aplique no local, após 15 minutos molhe o local até remover toda a pasta. Aplique azeite de oliva para hidratar, coloque uma meia e durma assim.

    ResponderExcluir
  54. comecei faser um curso de modelo e a prof disse para tomar meia colherinha de cha de dolomita 3 veses ao dia pois ajuda no crescimento...
    mas eu fiquei em duvida se devo tomar .
    queria saber se a dolomita é segura de tomar, se não fas mal a saude ou se pode traser algum problrma como engordar alem de crescer.
    espero respostas
    bjoos

    ResponderExcluir
  55. Olá Bom dia,
    Estou tomando o Dolamita fezem 02 dias e me sinto melhor.
    Minha pergunta e a seguinte:minha mão sofre muito com reumatismo avançado, artrose e outros males dos ossos,tam tem pressão alta, ela tem 79 anos pode fazer uso do Dolamita? sem poblemas

    ResponderExcluir
  56. A Dolomita tem boa atuação como analgésisco (age na dor) e anti-espasmódico (age na cólca).

    ResponderExcluir
  57. A suplementação oral, em pó ou comprimido, é em média de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  58. A dolomita não faz mal à saúde e não engorda.

    ResponderExcluir
  59. Tudo bem Mara?
    Sua mãe pode fazer uso de Dolomita, sem problemas.

    ResponderExcluir
  60. Oi, gostaria de saber se posso usar Dolomita para acabar com as minhas acnes, tenho acnes e cravos que inflamam

    ResponderExcluir
  61. Olá Marcia!

    queria saber como se usa dolomita para clarear a pele?!


    bjoos

    ResponderExcluir
  62. Patricia Ribeirosábado, 13 março, 2010

    Oi Marcia. Boa Tarde! Tenho uma amiga de 29 anos que está internada e respirando por aparelhos há quase um mês. Sempre teve saúde mas do nada, começou com dor de cabeça e paralizou todo o corpo, prejudicando a respiração. Os médicos ainda não sabem o que ela tem. Será que se passássemos nela o pó de Dolamita ajudaria??? Aguardo anciosamente sua resposta, Desde de já agradeço e gostaria de saber como e onde consigo a Dolamita.
    Patricia Ribeiro. São Paulo(SP). Obrigada.

    ResponderExcluir
  63. Olá, Márcia,


    Você parece muito parcimoniosa e conhecedora de tratyamentos naturais. Peço sua ajuda: Tenho atrite reumatóide, há cerca ded um ano, surigu com uma pneumonia e dores imcapacitantes nasarticulações além de inchaços. A pneumonia curei de pois de 15 dias de internação e iniciei um tratamento com 20 mg decortisona, metotrexato, hidroxiloroquina, cálcio com vit. D, ácido fólico, e por minhaconta, tomo torsilax direto por causa das dores. Atualmente estou com 0,5 mg de cortisona, porém abandonei temporariamente os medicamentes (há cerca de 2 meses) por serem muito caros e nã tenho condições atualente de co´prar. Ocorre que meus cotovelos estão inchados, e não consigo mais estendê-los, meus braços estão emforma deL, praticamente. Uso bls ade água quente para aliiar a dor. Tenhomedo de ficar deformada. Vc já ouviru falar na semente de sucupira? (12 sementes quebrs emumfrasco debitônico fontoura maceerando por 15 dias e depois tomar 1 colher de chá ded manhã eoutraà noite) Ainda não experimentei. Será que resolve? Usei no meu cão que tem40 kg e sofre dee displasia coxo femural e (pasme!) está dando resultado positivo mesmo!!.

    Agora a principal pergunta. Deste jeito que estou, com os cotovelos inchados, com os beraços incapacitados, posso tomar a dolomita? Como? em emplasto ou via oral? Não agravaria a calcificação da deformidade atualmente? POR FAVOR,ME RESPONDAASSIMQUE PUDER, SUA AJUDA SERÁ DE GRANDEVALIA.

    Deus lhe abençoe e continue propagando o bem, sempre.

    "Toda vida existe prá iluminar o caminho de outras vidas que a gente encontrar" (Milton nascimento)

    ResponderExcluir
  64. Oiii...menina mas que maravilha...
    Conheci a dolomita somente agora através da minha irmã...Ela está se sentindo bem melhor oa caroços que tinha nas juntas sumiram e no local fkou roxo...não tem mais dor...Xau e bjos

    ResponderExcluir
  65. Oi Marcia,

    Gostaria de saber se a Dolomita pode ser usada no caso de metatarsalgia ou neuroma de morton.
    Já fiz vários tratamentos e os médicos indicam ciruriga, mas não posso fazer.
    Se é possível, como devo utilizar.
    abraços e muito obrigada.
    catharina

    ResponderExcluir
  66. ola, Marcia posso fazer o uso da dolomita para ulcera gastrica, estou também com h.pillory por favor me ajude sou muiiiiiiiito ansiosa e nervosa diga o q eh bom. atenciosamente marcia gomes

    ResponderExcluir
  67. Olá, Marcia,
    Muito bom o seu blog, vou favoritar.
    Gostaria de saber se vc teria alguma marca confiável de dolomita para indicar e/ou algum site onde posso comprá-la. Na minha cidade eu não encontrei.
    Uma pergunta: ouvi falar que ela ajuda no clareamento de manchas. É verdade?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  68. Claudete sapucaia,marcia tenho fungos nas unhas fiz tratamento por 4 mes e nao tive men um resultado ,gostaria de saber se a um tratamento com dolamita,e como devo usar dolamita para curala,obrigada.

    ResponderExcluir
  69. Para fungos nas unhas faze uma pasta com: Dolomita em pó e Água.
    Procedimento:
    Pôr uma quantidade de pó na vasilha de acordo com a região a ser tratada, e ir adicionando a água aos poucos até formar uma pasta homogênia. Aplique nas Mãos, coloque luvas e prenda com fita adesiva ou faça a pasta, coloque em um saco plástico e envolva-o na mão e alise espalhando por completo.

    ResponderExcluir
  70. A dolomita trata acnes, cravos e promove regeneração celular.

    ResponderExcluir
  71. Tenho uma queloide na cabeça proximo ao pescoço, a dermatologista me informou que é devido a fuliculite, gostaria de saber como tratar com a dolomita.

    No aguardo.

    Petronio

    ResponderExcluir
  72. Oi Marcia, gostaria de saber se a dolomita atua na visão, ou se vc tem alguma indicação natural para dificuldades com a visão para longe; perto esta ótimo. Tenho usado só o magnésio para coluna, agora vou usar a dolomita para ver seus resultados no calcio visto que já tenho 44 anos, jogo bola e tenho dores musculares e tendoes que não era normal quando mais jovem. Fico esperando sua resposta abraçõs. Que Deus esteja convosco.

    ResponderExcluir
  73. Marcia,
    Meu avô teve uma AVC há um ano e está acamado desde então. Ele sente muitas dores nas articulaçoes e na área da cintura. Ele pode tomar Dolomita e fazer o cataplasta? Em que quantidade e frequencia? Obrigada. Flavia

    ResponderExcluir
  74. No caso de cólicas menstruais e fluxo intenso, a dolomita deve ser ingerida diariamente ou na semana pré? Em qual quantidade?

    obrigada,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  75. vou começar a tomar....obrigada.sandra

    ResponderExcluir
  76. Não só trata acne, cravos etc... como tambem clarea inclivelmente a pele.
    Melhor que qualquer clareador do mercado.
    Conheço a dolamita a bastante tempo e achei bem interessante o blog e tirei ainda mais informações que não sabia sobre a dolamita.

    ResponderExcluir
  77. Olá, comecei a tomar dolomita em pó e senti q ativou meu ácido úrico, como posso fazer para continuar tomando ?

    ResponderExcluir
  78. Para clarear a pele pode-se usar a Dolomita adicionada de água ou soro para o uso em pasta, pois assim adquire uma textura cremosa muito delicada, que favorece um efeito mais eficaz. Tem uma ação penetrante nos poros, neutralizando rapidamente a acidez da área aplicada. Por isso o resultado imediato é percebido. Uma camada fina da pasta de Dolomita é suficiente para produzir bons resultados.

    ResponderExcluir
  79. Olá Patrícia!
    Creio que você não deve usar a Dolomita enquanto não souber o diagnóstico de sua amiga. A Dolomita deve ser adquirida em locais de confiança. Aqui em São Paulo eu o compro no SELS- Serviço Educacional Lar e Saúde.

    ResponderExcluir
  80. Olá Rita! A semente de sucupira é indicada como depurador do sangue, excelente para articulações, combate úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses (manchas na pele), dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, inflamações no útero e ovário. É também um reconhecido anticancerígeno.
    Você pode utilizar a Dolomita como emplastro ou por via oral.

    ResponderExcluir
  81. A dolomita pode ser usada em caso de metatarsalgia aplicando cataplasmas nas áreas doloridas e tomando três vezes ao dia.

    ResponderExcluir
  82. A Dolomita pode ser usada em casos de úlcera gástrica e nervosismo. Para H. Pylori o melhor é ingerir brócolis. Quanto à ansiedade sugiro a leitura do artigo: Música- mais qualidade de vida- (inserido neste blog).

    ResponderExcluir
  83. Olá Jussara! Compro meus suplementos no site www.corpoperfeito.com.br, pois os produtos deles são de confiança.
    A Dolomita ajuda no clareamento de manchas.

    ResponderExcluir
  84. Olá Petrônio! Para cada colher de água, coloque duas de dolomita. Assim que formar uma pasta em quantia suficiente para cobrir o quelóide, coloque-a sobre ele.

    ResponderExcluir
  85. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento da visão. O melhor tratamento que conheço é com exercícios oculares e o óculos PinHole.

    ResponderExcluir
  86. Para dores nas articulações aplicar cataplasmas nas áreas doloridas e tomar três vezes ao dia. A suplementação oral, em pó ou comprimido, é em média de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  87. Em caso de dismenorréia (cólica menstrual) e fluxo intenso a Dolomita pode ser ingerida diariamente pela manhã pelo simples fato da pessoa estar em jejum e assim a absorção ser mais rápida.
    A suplementação oral, em pó ou comprimido, é em média de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  88. Olá Lulinz!
    Substitua a ingestão oral pelo banho com dolomita.

    ResponderExcluir
  89. Olá Márcia!!
    Tomo a dolomita em pó toda manhã em jejum. 1 colher de chá em água. Tá correto? posso tomar a noite também? me disseram que não deveria tomar o pó, que deveria deixar assentar primeiro? Poderia tirar estas dúvidas?
    Grata

    ResponderExcluir
  90. Olá Márcia,
    Minha filha de 15 anos tem Diabetes tipo 1. A dolomita pode ajuda-la? como?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  91. Olá Marcia,as informações que voce passou são ótimas!Nao sabia exatamente aonde conseguir a dolomita,procurei no Mundo Verde e acheio o Dolomag(a domolita do tiaraju).Eu moro no RJ.Você sabe me dizer se ele é puro?Quero utilizar a dolomita para tirar manchas do rosto,posso usar esse que comprei?Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  92. Olá, Márcia! parabéns pelo sucesso do blog. Gostaria de saber a maneira correta da aplicação no rosto. O antes, o depois e o período dela no rosto. Aguardo anciosamente!
    Grata, Brunna Oliveira.

    ResponderExcluir
  93. ola boa tarde
    tenho bursite e gostaria de saber como usar a dolomita.
    minha mae tem hipertensao, problemas nos rins e bico de papagaio, dor na coluna, e dor no abdome.
    voce poderia me informar os tratamentos para os problemas acima.
    obrigada
    paty

    ResponderExcluir
  94. Você pode tomar o pó dissolvido no suco ou no leite duas vezes por dia.

    ResponderExcluir
  95. Para diabetes pode ser usado via oral, em média de 3g por dia.

    ResponderExcluir
  96. MARCIA, MEU NETO TEM 6 ANOS E TEM RINITE E SINUSUTE. POSSO FAZER APLICAÇÃO DE DOLOMITA? COMO DEVO FAZER? QUAL A MEDIDA?
    OBRIGADA
    NILZA

    ResponderExcluir
  97. Os produtos do Mundo Verde são muito bons. Tenho certeza que se utilizar nas manchas do rosto terá resultado.

    ResponderExcluir
  98. A maneira correta de aplicar Dolomita no rosto é colocar em um recipiente de vidro ou cerâmica duas colheres (de sopa) da Dolomita peneirada em uma peneira de malha bem fina para a retirada de grãos maiores, adicionar uma colher (de sopa) de soro fisiológico ou água mineral ou água filtrada. Misture com uma espátula de madeira até formar uma pasta nem muito dura e nem muito mole. Esta pasta é a Máscara Facial de Dolomita, também chamada de Máscara de Porcelana.
    Aplique uma camada da Máscara no rosto e deixe agir até que seque por completo (cerca de 40 minutos). Remova com água aplicando uma esfoliação suave. Finalize com a aplicação de um Hidratante.
    Repita este procedimento uma vez por semana. Para resultados mais rápidos este procedimento poderá ser repetido diariamente desde que a esfoliação seja aplicada no máximo duas vezes por semana.

    ResponderExcluir
  99. Tudo bem Paty?
    Para bursite aplicar cataplasmas nas áreas doloridas e tomar três vezes ao dia.
    Quanto às patologias de sua mãe, ela pode fazer uso externo da Dolomita.

    ResponderExcluir
  100. Para rinite e sinisute colocar uma colher (chá) de dolomita em pó num copo de salmoura, o que aumenta o efeito antiinflamatório e analgésico. Devem ser aplicadas duas a 3 gotas em cada narina, duas a 4 vezes ao dia.

    ResponderExcluir
  101. Oi marcia, tenho tendinite no polegar sera que o uso da dolomita me ajudaria ?

    ResponderExcluir
  102. oi Marcia,gostei mtos desse tratamento com a dolomita,meu pai de tem problema nos rins eu gostaria de saber se a dolomita é indicado para esse problema e como deve ser usada!!
    obrigada

    ResponderExcluir
  103. oi..eu gostaria de saber se a dolomita serve para tratamento de dores nos rins,preciso saber urgentemente!!! obrigada

    ResponderExcluir
  104. Sim, a dolomita atua na terapia para tendinite.

    ResponderExcluir
  105. Para problemas nos rins o ideal é fazer uso externo da Dolomita.

    ResponderExcluir
  106. Para dores nos rins a dolomita poderá ser usada como cataplasma.

    ResponderExcluir
  107. boa tarde marcia,

    qtos comprimidos devo tomar ao dia prá ajudar na reposição do calcio?
    a dolomita prende o intestino?
    muito obrigada
    e que o Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  108. marcia, fiz uma cesariana em setembro de 2009. quando sarou, deu queloide. a dolomita pode ser usada no meu caso ou á é tarde demais...

    ResponderExcluir
  109. ola gostaria de saber se a dolamita é bom para acne?

    ResponderExcluir
  110. Márcia e para acabar com o chulé como devo preparar a Dolomita?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  111. Em média, 3g por dia.
    Não há pesquisas científicas que comprovem que a dolomita prenda o intestino.

    ResponderExcluir
  112. Tudo bem Cinthia?
    Sim, a dolomita pode ser usada no quelóide da cesariana.

    ResponderExcluir
  113. Para eliminar o odor ruim dos pés aplique a DOLOMITA em pó seco, renovando-o para perfeita utilização das propriedades cicatrizantes e absorventes dos minerais.

    ResponderExcluir
  114. Olá Marcia,meu marido esta com bursite, pelo que vi esse cataplasma é indicado para o problema.gostaria de saber como se prepara,ou se compra pronto . E se te algum problema ele estar toamando tanto remedio para aliviar as dores.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  115. Olá Márcia .. a Dolomita é boa para diminuir a obesidade ? Tenho problema de hipotireoidismo ....

    Outra coisa, sempre ouvi falar que tem que ser usada junto com o Vinagre de Maçã .. é verdade ?

    Obrigado e parabéns pelo blog ..

    ResponderExcluir
  116. Para fazer o cataplasma, pôr uma quantidade de pó na vasilha de acordo com a região a ser tratada, e ir adicionando a água aos poucos até formar uma pasta homogênea.
    Os medicamentos devem ser usados apenas quando necessário, mas a aplicação do cataplasma diminuirá as doses e a frequência dos analgésicos.

    ResponderExcluir
  117. A Dolomita não atua no emagrecimento, mas o Magnésio é um dos mais importantes nutrientes minerais e está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas no corpo. Ele possui um papel fundamental nas dietas, inclusive de emagrecimento, pois atenua os diversos sintomas desagradáveis que acompanham o processo.
    A Dolomita pode ser diluída em sucos ou leite, mas também pode ser usada com vinagre de maçã.

    ResponderExcluir
  118. Olá Marcia...
    Meu nome é Paulo, e gostaria de saber onde posso encontrar informações cientificas sobre a dolomita que não seja em sites???
    Abraços

    ResponderExcluir
  119. MILWARD-DE-ANDRADE, R.; CRUZ, O. J. & DUTRA, R. M. A. 1984 Bloqueio da ovogênese de Biomphalaria tenagophila (d'Orbigny, 1835) com termofosfato magnesiano. In: Resumos XI Congr. Brasil. Zoologia, pp. 5354. Belém, PA, 12-17/fev./1984.

    MILWARD-DE-ANDRADE, R. R. & GRAULT, C. E. - 1984 Bloqueio da ovogênese de Biomphalaria glabrata (Say, 1818), em laboratório. In: Resumos, XI Congr. Brasil. Zoologia, pp. 54-55. Belém, PA, 12-17/fev./1984.

    MILWARD-DE-ANDRADE, R. & CRUZ, O. J. - 1984 -Ação bloqueadora de MgC12 sobre a ovogênese de Biomphalaria glabrata (Say, 1818). In: Resumos, XI Congr. Brasil. Zoologia, pp. 56. Belém, PA, 12-17/fev./1984.

    MILWARD-DE-ANDRADE, R.; GRAULT, C. E. & DUTRA, R. M. A. 1984 Controle experimental da ovogênese de Biomphalaria glabrata (Say, 1818) e sua possível aplicação na natureza. In: Resumos, XI Congr. Brasil. Zoologia, pp. 57-58. Belém, PA, 12-17/fev./84.

    MILWARD-DE-ANDRADE, R. - 1984 - Relação existente entre a natureza do substrato e a reprodução de Biomphalaria glabrata (Say, 1818), em laboratório. In: Resumos, XI Congr. Brasil. Zoologia, pp. 58-59. Belém, PA, 12-17/fev./1984.

    MILWARD-DE-ANDRADE, R.; SOUZA, M. B. & PARANHOS, M. A. S. - 1986 - Infecção experimental de camundongos albinos com cercárias de Schistosoma mansoni Sambon, 1907, previamente submetidas a ação de termofosfato magnesiano. In: Resumos, 38ª. Reunião Anual SBPC, Supl. 38(7): 989. Curitiba, PR.

    MILWARD-DE-ANDRADE, R. & CRUZ, O. J. - 1986 -Observação preliminar dos efeitos do termofosfato magnesiano sobre populações naturais de Biomphalaria glabrata (Say, 1818), em Sumidouro, RJ. In: Resumos, 38ª. Reunião Anual SBPC, Supl., 38(7): 705. Curitiba, PR.

    MILWARD-DE-ANDRADE, R.; MILWARD-DE-ANDRADE, C. R. V. & CRUZ, O. J. - 1987 - Utilização de dolomita pulverizada na criação de Biomphalaria glabrata, em laboratório. In: Resumos, Inter. Symposium on Schistosomiasis, Rio de Janeiro, October 25-30, 1987.

    WHO - 1982 - Titanium. Environmental Health Criteria 24. IPCS, Internat. Programme on Chemical Safety. 68pp., WHO/ OMS, Geneva.

    Cordeiro, Ana Patrícia Barros; Moreira, Lília Maria Azevedo. Título: Proliferação celular e quebras cromossômicas em células submetidas à ação da Dolomita brasileira (Gran-White) in vitro / Cellular proliferation and structural cromosomal aberrations in cells submitted to the action of Brazilian dolomita (Gran-White) in vitro Fonte: Rev. ciênc. méd. biol = J. med. biol. sci; 3(2):181-187, jul.-dez. 2004. ilus, graf.

    HARRISON, A. D. et al. The effect of a high magnesium to calcium ratio on the egg-laying rate of an aquatic planorbid snail, Biomphalaria pfeifferi. Ann. trop. Med. Parasit., 60:212-4, 1966.

    NDUKU, W. K. & HARRISON, A. D. Calcium as limiting factor in the biology of Biomphalaria pfeifferi (Krauss). Ann. trop. Med. Parasit., 49: 143-70, 1976.

    ResponderExcluir
  120. Já tinha conhecimentos sobre a dolomita, mas como posso fazer um tratamento para hemorróida?Pois sofro muito fica externa não sangra mais encomoda.

    ResponderExcluir
  121. Olá Márcia,

    Comprei Gran White e estou tomando os comprimidos, mas em uma busca pela internet percebi que não há registro na Anvisa desse produto.
    Saberia me dizer o motivo?

    Obrigada

    Andrea

    ResponderExcluir
  122. Porque é um produto sem contra-indicações, natural e artesanal, isento de registro ANVISA - Resolução RDC 278 / 2005.

    ResponderExcluir
  123. Para hemorróidas- colocar a argila com um pouco de água, misturar bem até formar um barro liguento, não usar metal para isso. Colocar em cima de um pano fino uma fina camada de barro preparado com argila, de ½ cm a 2 cm de espessura, não mais porque barro precisa esquentar com o calor do corpo. Aplicar diretamente em cima da parte do corpo afetada, ou então se estiver em carne viva, colocar antes sobre a ferida uma folha de couve em seguida o barro por cima. Amarrar um pano ao redor ou prender com fita adesiva, etc. Deixar pelo menos durante 1 hora esta cataplasma de barro (assim é chamada). Tomar um banho ou passar pano úmido para tirar.

    ResponderExcluir
  124. Olá,Márcia.Eu tenho muitas manchas de acne no rosto,braços,costas,pernas e no bumbum,gostaria de saber se a dolomita serve para o meu caso,se servir, como é a aplicação,quanto tempo ou se pode ficar à noite inteira,se posso fazer todos os dias,etc...Ah,você conhece óleo de pracaxi?Esse óleo também ajuda nas manchas,será que poder usar c/a dolomita?Espero anciosamente pela resposta.Obrigada!Flávia

    ResponderExcluir
  125. A maneira correta de aplicar Dolomita para manchas é colocar em um recipiente de vidro ou cerâmica duas colheres (de sopa) da Dolomita peneirada em uma peneira de malha bem fina para a retirada de grãos maiores, adicionar uma colher (de sopa) de soro fisiológico ou água mineral ou água filtrada. Misture com uma espátula de madeira até formar uma pasta nem muito dura e nem muito mole.
    Aplique uma camada da Máscara sobre as manchas e deixe agir até que seque por completo (cerca de 40 minutos). Remova com água aplicando uma esfoliação suave. Finalize com a aplicação de um Hidratante.
    Repita este procedimento uma vez por semana. Para resultados mais rápidos este procedimento poderá ser repetido diariamente desde que a esfoliação seja aplicada no máximo duas vezes por semana.
    Você pode usar o óleo de Pracaxi ao mesmo tempo que usa a Dolomita.

    ResponderExcluir
  126. boa tarde marcia,

    tenho um cisto epidermico no braço. O uso da dolomita daria algum resultado. como usar?
    obrigada
    nilza

    ResponderExcluir
  127. Ola....
    tenho manchas de sol no rosto....e me ensinaram a usar dolomita em po misturada com algum creme...fazer uma esfoliação diaria....isso esta certo??
    mas pesquisando descobri seu blog...e gostaria de saber tb se a dolomita é bom para OSTEOMIELITE..tenho no pulso...ja fiz varias cirurgias....de vez em qdo ainda doi...sera que a dolomita é boa??

    obrigada...

    ResponderExcluir
  128. Olá Márcia!
    Tenho duas rugas de expressão na testa que me incomodam muito. Me deixam com expressão de macaco. São rugas profundas. Horríveis. Tenho problemas psciológicos por causa disso. Chego até evitar ficar em locais muito públicos. Me ajude por favor. Será que a aplicação de Dolomita nestas rugas de expressão vão me ajudar a ter uma face melhor? Como seria a aplicação da Dolomita nestas rugas para ter um resultado que mude o meu astral. Espero ansiosamente a tua resposta. Um grande abraço. Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  129. Parabens Márcia...conheci a dolomita em cápsulas indicada por um médico naturalista. Me senti muito bem quando tomei.Não tomo mais meu remédio diário para gastrite, me sinto disposta, embora esteja com problemas de esporão. Poderia me ensinar como usa-la em pó para uso lcal e se ajudaria para isso tambem?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  130. Não há pesquisas científicas que comprovem que a dolomita atue em casos de cisto epidérmico.

    ResponderExcluir
  131. Olá Regina!
    A maneira correta de aplicar Dolomita para manchas é colocar em um recipiente de vidro ou cerâmica duas colheres (de sopa) da Dolomita peneirada em uma peneira de malha bem fina para a retirada de grãos maiores, adicionar uma colher (de sopa) de soro fisiológico ou água mineral ou água filtrada. Misture com uma espátula de madeira até formar uma pasta nem muito dura e nem muito mole.
    Aplique uma camada da Máscara sobre as manchas e deixe agir até que seque por completo (cerca de 40 minutos). Remova com água aplicando uma esfoliação suave. Finalize com a aplicação de um Hidratante.
    Repita este procedimento uma vez por semana. Para resultados mais rápidos este procedimento poderá ser repetido diariamente desde que a esfoliação seja aplicada no máximo duas vezes por semana.
    Não há pesquisas científicas que comprovem que a dolomita atue em casos de Osteomielite.

    ResponderExcluir
  132. A dolomita serve para amenizar rugas de expressão facial.
    Para isso pode-se usar a Dolomita adicionada de água ou soro para o uso em pasta, pois assim adquire uma textura cremosa muito delicada, que favorece um efeito mais eficaz. Tem uma ação penetrante nos poros, neutralizando rapidamente a acidez da área aplicada. Por isso o resultado imediato é percebido. Uma camada fina da pasta de Dolomita é suficiente para produzir bons resultados.

    ResponderExcluir
  133. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento para esporão.

    ResponderExcluir
  134. Para ESPORão de calcanha; 3 dentes de alho esmigalhado, com casca, e um pouco de oleo de Oliva. Fazer uma pasta,amarre no calcanhar ao se deitar por 3dias.
    Bulsite de quadril, eu fiquei boa com o cha da sucupira depois de quase 8 meses tomando. Os médicos não curam com certeza.
    Assista o Site do programa de entrevista do (Jô Soares com o Juca de Oliveira), e peque a receita certinha.Sou testemunha viva. Andei de bengala por uns 2 anos, e Graças a Deus e a sucupira estou boa. Agora continuo tomando o chá da sucupira e a dolamita para controlar o ácido úrico, e melhorar cada vez mais ostiopenia, artrite, ets.
    Parabens Márcia por esse blog maravilhoso.
    gostaria que vc entrasse no meu blog de cordel
    vandetepoemaBlogspot.com
    Boas Festas.

    ResponderExcluir
  135. marcia tenho uma foliculite queloidiana da nuca e tenho tbm hernia cervical,toraxica e lombar e gostaria de saber como uso a dolomita nesses casos
    att
    madson

    ResponderExcluir
  136. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento para foliculite queloidiana da nuca e hérnias cervical, torácica e lombar.

    ResponderExcluir
  137. oi, Marcia
    Tenho osteoporose e tomo uma colherinha de dolomita por dia. O medico receitou citrato de cálcio mais vitamina D, 6oo mg.Essa suplementaçao me causa constipação. Em vez de toma-la poderia aumentar o consumo da dolomita para 2 colherinhas?Bjos, o

    ResponderExcluir
  138. Ao invés de aumentar o consumo de dolomita faça o suco abaixo. É eficiente e uma DELÍCIA!!

    INTESTINO FELIZ

    Na noite anterior, deixe duas colheres de sopa de sementes de linhaça em água.
    Na manhã seguinte coloque as sementes hidratadas no liquidificador, acrescentando uma boa fatia de mamão, uma banana, uma maçã, três ameixas secas sem caroço e água a gosto.
    Modo de Fazer:
    Bata tudo e sirva imediatamente.

    ResponderExcluir
  139. Ola Marcia,

    Descobri a dolomita, procurando receita de mascara facial, então comprei e comecei a usar.....logo depois encontrei o seu blog e comecei a dar pra minha mãe tomar, ela tem 80 anos e sofre de osteoporose, ja fraturou diversas vezes o braço e por ultimo teve fratura de femur, sera que ameniza a osteoporose de minha mãe .... coloco a dolomita no cafe da manha e no lanche da tarde (adiciono junto ao leite) esta certo?

    ResponderExcluir
  140. A Dolomita atua na osteoporose e pode ser adicionada ao leite.

    ResponderExcluir
  141. ola Marcia, gosto muito do seu blog moro em SC em 2008 conheci a dlomita d. Kanyo, comecei a fazer uso e a revender não só a dolomita como cinco produtos exelentes feito com ela tenho certeza que vc se ainda não conhece deveria conhecer, gel de massagem com dolomita arnica e silicone, otimo para dores musculares,loção para os pés com uréia e dolomita para rachaduras, micoses,mascara facial e locão hidratante,eo sabonete intímo que é um sucesso todos feitos com dolomita em clinica especializada tm registro tudo direitinho eo seu blog me deu segurança de trabalhar com a dolomita bj muuuito obrigada.

    ResponderExcluir
  142. Olá ! Comecei utilizar dolomita no rosto para rosacea, vc. já observou melhora nesses casos ou teria outro tratamento para indicar ?

    Art. Carraro

    ResponderExcluir
  143. OLá!! Já havia lido esse blog e fiz vários usos da dolomita. Principalmente para gengivite.
    Gostaria de saber se há possibilidade do uso da dolomita para tratamento de hiperidrose (sudorese excessiva).
    Agradeço mto a atenção.
    OBrigada

    ResponderExcluir
  144. Oi Marcia!
    O texto ficou muito bom, obrigado pelas informações preciosas.

    Gostaria de perguntar no caso da hemorroida, qual a indicação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  145. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento para Rosácea.
    Instituir hábitos de vida e alimentares saudáveis faz parte da terapêutica. Sem uma nutrição e hidratação adequadas, a pele torna-se sem brilho, desidratada, flácida e envelhecida precocemente. Dê preferência ao consumo de alimentos orgânicos, frescos, fáceis de digestão, ricos em fibras e à água de boa qualidade. O uso regular de azeite extra virgem de oliva faz bem à saúde e propicia maciez e brilho à pele.
    Evitar alimentos empacotados, congelados, processados e tratados quimicamente, pois são mal digeridos pelo organismo e aumentam a produção de toxinas que se acumulam no sangue, nos órgãos e nos tecidos, prejudicando a saúde geral e a beleza da pele. Os vegetais de folhas verde-escuras são bons para a saúde, pois são ricos em vitaminas, minerais (ferro, cálcio e outros) e anti-radicais livres.
    Preferir frutas e legumes naturalmente adocicados. Os vegetais e as frutas de cor roxa, vermelha, amarela e laranja, assim como as leguminosas, os grãos integrais, amêndoas e castanhas são também extremamente benéficos à saúde. Suco puro de frutas doces como uva, amora, ameixa roxa, melão, melancia, pêra madura, maçã são excelentes para a pele.
    O uso moderado de especiarias tais como curry, cominho e gengibre estimulam e melhoram a digestão, nutrem a pele e removem as toxinas. Evitar frituras e preparação de vegetais em fornos de microondas, pois esses procedimentos destroem cerca de 85% das propriedades nutricionais e anti-oxidantes do alimento.
    Manter o estresse emocional sob controle com a prática regular de Pilates.

    ResponderExcluir
  146. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento para Hiperidrose.

    ResponderExcluir
  147. Para hemorróidas- colocar a argila com um pouco de água, misturar bem até formar um barro liguento, não usar metal para isso. Colocar em cima de um pano fino uma fina camada de barro preparado com argila, de ½ cm a 2 cm de espessura, não mais porque barro precisa esquentar com o calor do corpo. Aplicar diretamente em cima da parte do corpo afetada, ou então se estiver em carne viva, colocar antes sobre a ferida uma folha de couve em seguida o barro por cima. Amarrar um pano ao redor ou prender com fita adesiva, etc. Deixar pelo menos durante 1 hora esta cataplasma de barro (assim é chamada). Tomar um banho ou passar pano úmido para tirar.

    ResponderExcluir
  148. olá Márcia,meu nome é Daniele e descobri a Dolomita em uma loja de produtos naturais eu faço uso da mesma a 7 dias eu quero saber se realmente a Dolomita atua na má circulação estou com muitos vasinhos e algumas varizes tomo duas colheres de chá de Dolomita misturadas em um copo com água ñ sei se está correta essa dosagem e quero saber também se Dolomita é bom pra ajudar a amenisar a aparência de cicatrizes e como posso utilizá-la pra isso e tenho muitas marcas antigas de espinhas e manchas no rosto como posso usar a Dolomita nesse caso e para fungo nos pés Dolomita é bom se for como eu a utilizo.Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  149. Estou com necrose avascular da cabeça do fêmur, gostaria de saber se a dolomita ajudaria nessa patologia, obrigada!

    ResponderExcluir
  150. Márcia, para problemas como bursite, pode-se fazer somente o uso oral da dolomita? A dolomita em pó é só para uso externo? E quem tem problema de osteoporose, tireóide, triglicérides, colesterol e varizes, ñ tem contra-indicação o uso da mesma?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  151. Olá Márcia, meu nome é Tamara... meu pai vai fazer hemodiálise, gostaria de saber se tem alguma solução com problemas nos rins dele com a Dolomita??? Se tiver gostaria que me informasse como fazer o tratamento...
    Para o meu caso, a Dolomita também é boa pra insônia e hipertensão?!Como devo tomar, em pó por exemplo... Tem uma casa na Zona Cerealista em SP, Casa Roots , que vende por quilo... será confiável tambèm??
    Meus parabéns pelo seu trabalho, você é nosso anjo da cura aqui na terra!!!Muito bonito esse seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  152. A Dolomita ameniza manchas faciais. A maneira correta de aplicar Dolomita no rosto é colocar em um recipiente de vidro ou cerâmica duas colheres (de sopa) da Dolomita peneirada em uma peneira de malha bem fina para a retirada de grãos maiores, adicionar uma colher (de sopa) de soro fisiológico ou água mineral ou água filtrada. Misture com uma espátula de madeira até formar uma pasta nem muito dura e nem muito mole. Esta pasta é a Máscara Facial de Dolomita, também chamada de Máscara de Porcelana. Aplique uma camada da Máscara no rosto e deixe agir até que seque por completo (cerca de 40 minutos). Remova com água aplicando uma esfoliação suave. Finalize com a aplicação de um Hidratante. Repita este procedimento uma vez por semana. Para resultados mais rápidos este procedimento poderá ser repetido diariamente desde que a esfoliação seja aplicada no máximo duas vezes por semana.
    Para evitar a micose nos pés o ideal é sempre secá-los muito bem, principalmente na região interdigital (entre os dedos). Se a micose já estiver instalada faça uma pasta com uma colher (de sopa) cheia de Dolomita e metade do volume de água. Aplique no local, após 15 minutos molhe o local até remover toda a pasta. Aplique azeite de oliva para hidratar, coloque uma meia e durma assim.
    A suplementação oral, em pó ou comprimido, é em média de 3g por dia.
    A dolomita poderá ser utilizada em banhos no caso de má circulação.

    ResponderExcluir
  153. Não há pesquisas científicas que confirmem a ação da Dolomita no tratamento para necrose avascular da cabeça do fêmur.

    ResponderExcluir
  154. Tudo bem Vered?
    Para bursite aplicar cataplasmas nas áreas doloridas e tomar três vezes ao dia.
    A suplementação oral pode ser em pó ou comprimido.
    A dolomita protege a tireóide, previne várias doenças como osteoporose e colesterol e pode ser aplicada nas varizes.

    ResponderExcluir
  155. oi Márcia,eu quero saber se posso utilizar a pasta de dolomita todos os dias para fungo nas unhas dos pés e por favor como posso utilizar a dolomita no banho para a má circulação e posso utilizar a máscara de porcelana em cicatrizes.Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  156. Tudo bem Tamara?
    A Dolomita atua em casos de insônia. Coloque cataplasma na nuca e na cabeça e tome um banho de imersão morno com dolomita.
    O suplemento via oral, em média de 3g por dia, pode ser usado como terapia complementar para hipertensão.
    A Dolomita não deve ser utilizada por pessoas portadoras de insuficiência renal.

    ResponderExcluir
  157. Bom dia, Márcia.
    Aqui, Marcos.
    Email: marcossefaz@msn.com
    Fiz uma cirurgia de enxerto ósseo na boca para posteriormente, daqui a 6 meses, fazer implantes.
    Na verdade são 2 cirurgias. Uma para retirada do osso da região do Mento e outra para colocação desse osso retirado na região dos incisivos superiores, onde tinha pouca quantidade óssea. Pergunto: será que posso tomar cápsulas de Dolomita que comprei na farmácia natural ? Será que isso me auxiliaria o processo de recuperação mais rápido, sem contar que seria um complemento par fortificar os ossos ? Grato pela atenção e fica com Deus !

    ResponderExcluir
  158. Juliana Prates.

    Oi Marcia,parabens pelo seu blog.E muito importante a divulgacao desses metodos como a dolomita para curas e tratamentos,pois so quem os utiliza sabe o bem que ele faz.Venho tomando a dolomita em po a mais ou menos 6 meses.Noto que na tpm,dores musculares e prissao de ventre tem me ajudado muito,pois sou massoterapeuta e acabo sentindo muita fadiga muscular,e ja sabia de seus muitos beneficios,indiquei a uma cliente minha,so que havia esquecido de alguns e vim pesquisar no Google e achei seu blog,fiquei impressionada comas imformacoes que seu blog me passou,pois muitas ainda nao conhecia sobre essa maravilha que e a dolomita.Obrigado.Deus ilumine voce sempre,abracos.

    ResponderExcluir
  159. Tudo bem Daniele?
    A pasta de Dolomita pode ser usada diariamente para fungos nos pés.
    BANHOS DE BANHEIRA, BACIA, BANHEIRA DE TRONCO OU HIDROMASSAGEM: Recentemente o banho com dolomita está se tornando cada vez mais difundido nas clínicas e mesmo nas residências devido ao seu fácil manuseio e seu alto teor de cálcio e magnésio. Coloca-se 250g de dolomita para cada 10 litros de água. A temperatura e a duração do banho variam conforme o caso.
    A máscara de porcelana pode ser utilizada em cicatrizes.

    ResponderExcluir
  160. Bom Dia, Marcia.
    Cheguei em casa hoje e minha sogra veio com um vidro de Dolomita em Comprimidos devido a dores nas pernas devido a osteoporose. procurei na net e achei seu blog, mas nenhum comentários da Dolomita em comprimidos, vocÊ ja ouviu falar? vem com 60 Comprimidos
    Yen Nutracêutica comercial Ltda.fica em Santo Antonio dos Pinhais fabricado por S.I.L.F. - Farmacêultico Ricardo de Araujo dos Santos....
    Será que devo confia???r

    ResponderExcluir
  161. Tudo bem Marcos? Você pode tomar Dolomita, sim.

    ResponderExcluir
  162. Tudo bem Black?
    Sua sogra pode utilizar a Dolomita em comprimidos, sim.

    ResponderExcluir
  163. OI BOM DIA,OLHAEU E MEU MARIDO ESTAMOS FAZENDO OUSO DA DOLOMITA,MAS NOSSOS ORGAOS GENITAIS ESTAO COÇANDO MUITO,MINHA VAGINA ESTA COM A PELE MACIA,MAS MUITO MACIA MESMO,A PONTO DE QUE QUANDO VOU LAVA-LÁ SE NAO TIVER CUIDADO ELA CORTA,QUER DIZER ELA ESTA MUTIO SENSIVEL,A PELE MACHUCA ATOA,DE TAO SENCIVEL,É NORMAL ESTA REAÇAO?DEVO PARAR DE TOMAR OU PODE PROCEGUIR,NAO QUERO IR AO MEDICO,NAO GOSTO,OBRIGADA ABRÇOS
    ELIANE

    ResponderExcluir
  164. Bom dia Marcia, gostaria de saber se minha mae pode utilizar dolomita, ela faz tratamento com quimioterapia e radioterapia e, devido a radio a pele interna do seu pescoço está na carne viva.Se ela puder utilizar gostaria de saber qual é a melhor forma e onde eu encontro a dolomita. Desde já obrigada, estou no aguardo de sua resposta.

    ResponderExcluir
  165. Marcia,
    tenho altas gastrites e Omeprazol já não me fazia efeito, então minha mãe me apresentou á dolomita e me apaixonei, principalmente pq posso tomar apenas quando tenho desconforto e são apenas 10 minutos pra estar livre dele! Mas desta vez é diferente... estou gravida e não sei se posso tomar normalmente a dolomita. Minha digestão anda extremamente lenta e sei que ela é ótima pra isso, mas não sei se existe alguma contra-indicação nesta situação! Vc sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  166. Marcia, querida! por favor me diga onde encontro dolomita para comprar?
    Beijo
    Vanusa

    ResponderExcluir
  167. Não há pesquisas científicas que confirmem que o uso da Dolomita leve a prurido nos órgãos genitais. Normalmente isto é causado por candidíase e uso de açúcar branco na alimentação. Reveja seus hábitos alimentares!

    ResponderExcluir
  168. Quem é submetido a Quimio e Radioterapia pode utilizar Dolomita porque ela atua em casos de baixa imunidade, o que normalmente está relacionado ao aparecimento de câncer.
    A suplementação oral, em pó ou comprimido, é em média de 3g por dia.
    Aqui em São Paulo encontramos Dolomita em casas de produtos naturais.

    ResponderExcluir
  169. Olá Márcia,
    Adorei este blog sobre a Dolomita e me deu muita esperança para o tratamento de PSORÍASE que meu filho tem no couro cabeludo! É possível? como é feito o tratamento?
    Aguardo retorno ansiosamente!
    Muito obrigado,
    Denise

    ResponderExcluir
  170. Olá! PARA HEMORRÓIDAS INTERNAS qual o procedimento.

    ResponderExcluir
  171. Marcia, sempre usei dolomita pra gastrite, é perfeita! Agora estou gravida e gostaria de saber se posso continuar usando!

    ResponderExcluir
  172. Tudo bem Lídia?
    Não recomendo dolomita para gestantes por causa da possibilidade dela conter chumbo; o chumbo é um metal pesado que atravessa a placenta e pode prejudicar o bebê.

    ResponderExcluir
  173. Tudo bem Vanusa?
    Aqui em São Paulo encontramos Dolomita em casas de produtos naturais.

    ResponderExcluir
  174. Tudo bem Denise?
    Para psoríase misturando- se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita, obtém- se uma pasta homogênea. Aí é só aplicar sobre o local.

    ResponderExcluir
  175. Para hemorróidas- Colocar a argila com um pouco de água, misturar bem até formar um barro liguento, não usar metal para isso. Colocar em cima de um pano fino uma fina camada de barro preparado com argila, de ½ cm a 2 cm de espessura, não mais porque barro precisa esquentar com o calor do corpo. Aplicar diretamente em cima da parte do corpo afetada, ou então se estiver em carne viva, colocar antes sobre a ferida uma folha de couve em seguida o barro por cima. Amarrar um pano ao redor ou prender com fita adesiva, etc. Deixar pelo menos durante 1 hora esta cataplasma de barro (assim é chamada). Tomar um banho ou passar pano úmido para tirar.

    ResponderExcluir
  176. Olá! adorei conhecer mais sobre a dolomita!
    Como é feito para tratamento de estrias e celulite?

    ResponderExcluir
  177. Se há a possibilidade chumbo, não faz mal para todos?
    Jeane

    ResponderExcluir
  178. Olá pessoal, andei acompanhando os comentários, vi que andam vendendo a dolomita por preços abusivos... eu moro em São Paulo e compro na zona cerealista no centro pelo preço de R$2,50 o kilo quem se interessar é na av. Mercúrio 216 ai vai o site: www.cerealistaarrozintegral.com.br
    è proximo ao mercado municipal (mercadão)
    Espero ter ajudado
    Abraço

    ResponderExcluir
  179. tudo bem Marcia...

    Marcia voce sabe se a dolomita, cura a erisepela, estou muito preocupada com essa mancha roxa, e os tecidos da pele inflamadas, na perna., por favor me responda

    ResponderExcluir
  180. Ola Marcia,vi que vc comento não conhecer estudos da dolomita para esporão calcaneo,tem alguma coisa que possa me ajudar,tomo antinflamatorio direto pra aguentar a dor e poder trabalhar,tenho esporão nos dois pés,mas o esquerdo ta me matando,se puder me ajude,obrigado.

    ResponderExcluir
  181. Para estrias e celulite use uma pasta de dolomita por aproximadamente 30 dias consecutivos.

    ResponderExcluir
  182. Tudo bem Jeane?
    É recomendável cautela na escolha dos diversos suplementos disponíveis no mercado. Mulheres grávidas devem evitar todos os tipos de materiais tóxicos. O chumbo pode atingir o feto através da placenta da mãe, podendo causar sérios danos ao sistema nervoso e ao cérebro da criança.
    Estudos realizados nos Estados Unidos revelaram níveis relativamente elevados de chumbo em suplementos de cálcio. A média dos níveis de chumbo encontrados nas amostras analisadas no Brasil foi inferior aos limites estabelecidos para suplementos de cálcio nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  183. Tudo bem Gracinha?
    A dolomita poderá ser usada como cataplasma no caso de erisipela.

    ResponderExcluir
  184. Tudo bem Marcio Rs?
    O tratamento para esporão de calcâneo consiste na identificação da causa, correção do apoio plantar e, de forma geral, o uso de sapatos com solado grosso, com calcanhar com borracha ou palmilha, exercícios orientados para a fáscia plantar e medicamentos.
    -Use sapatilhas ou tênis com amortecedor em gel.
    -Diminua de peso corporal se for obeso.
    -Diminua atividade física se for atleta.
    -Ponha o pé de molho em água morna e massageie bem, principalmente na planta do pé e calcâneos.
    -Faça massagens pisando de leve(sentado em cadeira), em rolo de pedaço de bambú ou graveto roliço da grossura de cabo de vassoura ou enxada. Role de leve a planta do pé sobre o rolo, pisando leve e empurrando de frente e para trás, para soltar fibras de fáscias e tendões, e deixando mais maleável para movimentos.
    -Alimentação com menos proteínas (de carnes principalmente).
    -Tome chá de ervas anti-inflamatórias como: mini bambú japonês, sabugueiro, cavalinha, guaco, mil-em-ramas(Achillea millefolium), lavanda, sálvia, espinheira-santa, guanxuma e angélica.
    -Tome bastante suco de acerola e clorofila com folhas de Moringa oleifera.(Vitamina A, E e C são anti-inflamatórias e antioxidantes(anti radicais livres).
    -Procure ortopedista, se tiver pé-chato, que pode ser uma das causas.
    E eventualmente pode ser por má postura, tanto de coluna como da forma de pisar. Está sobrecarregando determinado ponto, de maneira errada.
    -O tratamento também pode ser com gelo e água quente- 15 minutos cada.
    O gelo ajuda na vasoconstrição e analgesia. A água quente abre a circulação (vasodilatação) para o processo inflamatório ir embora e também ajuda a relaxar. Aproveite a abertura dos poros para passar azeite de oliva.
    - E alongamento. Não cura, mas vai amenizar os sintomas.

    ResponderExcluir
  185. Olá, gostaria que me ajudasse, meu pai está com 90 anos e tem ulcera varicosa, machucou a perna e está uma ferida muito feia, já levamos no clinico geral, no vascular e nenhum medicamento está melhorando, tenho Dulomita, será que posso passar na ferida???

    Bjs

    ResponderExcluir
  186. por favor, alguma contra indicação para problema renal? Tenho somente um rim que funciona! Aguardo resposta! Obrigada!

    ResponderExcluir
  187. Usar a Dolomita em caso de Úlcera varicosa, na forma de creme (pasta).
    Modo de preparar:
    Colocar a quantidade desejada do pó de dolomita em um recipiente.
    Acrescentar agua filtrada
    Mexer até formar uma massa homogenea e cremosa.
    Aplicar de 3 a 4 vezes ao dia no local.

    ResponderExcluir
  188. Tudo bem Vida?
    A Dolomita não deve ser utilizada por pessoas portadoras de insuficiência renal.

    ResponderExcluir
  189. Flora Rodrigues / Vitória ESsegunda-feira, 15 agosto, 2011

    Olá Márcia,

    Rm uma busca aleatória de ´cuidados na prevenção e cura/ remoção de quelóides´, encontrei o teu site!

    Fiquei, deveras, encantada com o conteúdo do Blog, e principalmente com a escolha dos tópicos e assuntos.

    Tenho Lupus há 7 anos; e passei por várias intecorrências cirúrgicas; e tenho a questão da imunidade de forma bastante delicada.

    Recentemente, quase optei pelo uso do Interferon para tratamentos virais. Mas acredito que não devo correr o risco.

    Começarei a utilizar a Dolomita, associada ao meu tratamento alopático; mas tenho confiança que as informações aqui contidas me ajudarão bastante!

    Um grande abraço, e muita luz.

    ResponderExcluir
  190. Boa tarde, gostaria de saber onde comprar a dolimita na minha região moro na cidade de parobé rio grande do sul, obrigado.

    ResponderExcluir
  191. Boa tarde!
    Gostaria de saber se pra usar dolomita no cabelo, lava antes ou depois.Obrigada!

    ResponderExcluir
  192. Gostaria de saber como usar dolomita para tratar a psoríase

    ResponderExcluir
  193. ola sou miura de votorantim sp,faço uso da dolomita dr kanyo a 10 anos,pois fui vitima de um cancer de mama,e o meu oncologista descobriu q por ter feito uso do dolomita e´ q nw pegou meus ossos,agradeço a DEUS por isso,e hj passei a trabalhar c o dolomita,entrego a qq lugar do brasil via correio,meu tel(15) 81288007,fiquem c DEUS.

    ResponderExcluir
  194. Aqui em São Paulo encontramos Dolomita em casas de produtos naturais.

    ResponderExcluir
  195. Tudo bem Ádila?
    Pode-se lavar o cabelo antes de aplicar a Dolomita.

    ResponderExcluir
  196. Para psoríase mistura- se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita.

    ResponderExcluir
  197. Gostaria de saber a diferença de Dolomita e Argila? E além de usar água e soro para fazer máscara facial, tem outra dica... Obrigada
    Nilza

    ResponderExcluir
  198. ola quero saber se a dolomita serve para bursite e onde posso comprar esse produto?desde ja agradeço

    ResponderExcluir