29.7.06

O DENTE DO SISO

Programados biologicamente para nascer aos 18 anos (ou próximo a isto), o siso tem encontrado empecilhos para surgir. O problema com o terceiro molar (ou siso) decorre da alimentação infantil inadequada, calcada basicamente na ingestão de alimentos líquidos e semi- sólidos (conhecida como geração "Danoninho"). Afinal, o maior estímulo de crescimento do osso maxilar é a mastigação eficiente na idade de crescimento.

SUA EXTRAÇÃO NO MOMENTO ADEQUADO PODE EVITAR PROBLEMAS NA ARCADA
A retirada do dente do siso é vista como tabu pela maioria das pessoas por causa do medo do procedimento, medo de dentista ou por simples falta de informação. Na verdade, a não-extração do siso pode acarretar problemas ainda mais graves do que passar pela cirurugia no momento adequado. Em grande parte dos casos, os dentes inclusos acabam por desestabilizar a arcada dentária, principalmente a inferior, em consequência da curva de erupção.
A mastigação incorreta na infânica prejudica o último dente, o dente do siso. As técnicas cirúrgicas para remoção do dente de siso evoluíram muito e não existe mais motivo para evitar a extração. O paciente não pode e não deve sofrer nem antes, nem durante nem depois da remoção.
Atualmente, não há motivos para temer a retirada do dente em razão da tecnologia empregada na radiografia bucal. Hoje, o especialista pode avaliar por meio de tomografias tridimensionais, a posição exata do dente e sua relação anatômica com a passagem dos nervos, inclinação das raízes e outras informações. Tudo isso já serve para minimizar os efeitos do procedimento e reduzir também consideravelmente o tempo de cirurgia.
O momento ideal para remoção do siso é quando as raízes ainda não foram cocontra cada vez mais raro. Por isso, o crescimento fica em débito e consequentemente o último dente (dente do siso) é o mais prejudicado.
Uma ajuda bem- vinda para lidar como o medo de dentista é o recurso adicional da anestesia para atenuar as dores da extração. Para esse procedimento cirúrgico pode- se usar, além da anestesia convencional, a sedação consciente nos pacientes muito ansiosos ou que tem muito medo da cirurgia. Este tipo de sedação faz baixar o nível de tensão do pacinte permitindo um trabalho mais tranquilo e sem angústia para ele e também para o cirurgião. Mesmo com uma cirurgia tranquila, o paciente deve seguir as instruções de repouso, gelo, alimentação leve, cuidados, higienização e medicação adequada.

22.7.06

LEITE PROTETOR

Pesquisas científicas tem demonstrado que a obesidade e o diabetes tipo I e II estão entre as doenças que podem ser prevenidas com a amamentação. O grupo do pesquisador Jill Norris, da Universidade do Colorado, em Denver, nos Estados Unidos, provou que o efeito protetor do leite materno contra as duas patologias aumenta de acordo com o tempo em que a criança é amamentada. O estudo aponta que, para cada mês de aleitamento materno, há um decréscimo de 4% no risco de a criança desenvolver obesidade. Isso significa que as crianças que receberam leite materno exclusivo nos 6 primeiros meses de vida tem um risco 4 vezes menor quando comparadas com aquelas que receberam fórmula infantil como primeiro alimento.
A pesquisa sobre a proteção contra o diabetes foi desenvolvida com índios Pima, que formam um grupo populacional de alta prevalência da doença. Divididos em 2 grupos, os índios que receberam leite materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida tiveram 95% menos casos de diabetes em comparação com os que foram alimentados com fórmula infantil. Entre as razões conhecidas para esse efeito protetor está a composição do leite materno, que possui quantidade e qualidade de proteínas e gorduras que as crianças precisam, além de densidade calórica, relação entre cálcio e fósforo e disponibilidade de ferro. Outra razão é o gasto energético com o ato de sugar na mama, o que protege contra o exagerado ganho de peso, melhora a oclusão dentária, fortalece a musculatura da mímica e protege contra problemas de fala.

16.7.06

MALHAR EM CASA DÁ MENOS RESULTADO DO QUE NA ACADEMIA?

Mesmo quando treinamos nas melhores academias do mundo, geralmente utilizamos um banco (serve uma cadeira também) e alguns pares de halteres e caneleiras. Com equipamentos simples e acessíveis, dá para fazer em média 250 exercícios em qualquer lugar. Já a maior parte das máquinas permite realizar um único movimento. Além disso, ao se exercitar fora dos aparelhos, você recruta a resistência do seu próprio corpo e, assim, consegue trabalhar o músculo desejado mais os músculos estabilizadores- os que circundam a região. Por exemplo, se o foco do exercício é o tríceps, de quebra, você vai exercitar o bíceps e o peitoral.

8.7.06

RESPIRE FUNDO

3 EXERCÍCIOS PARA QUE VOCÊ APROVEITE AO MÁXIMO O AR

A maioria das pessoas utiliza apenas 15% de sua capacidade pulmonar. Isso porque muita gente respira usando somente a parte superior do peito, sem aproveitar o diafragma de modo suficiente. Para melhorar a sua respiração, faça 5 repetições de cada um dos 3 exercícios abaixo, 3 vezes por semana:
  1. Coloque as mãos ao lado da caixa torácica e inspire o ar. Você deve notar os seus dedos se expandirem.
  2. Posicione as mãos logo abaixo da caixa torácica e deixe os dedos entrelaçados. Inspire e perceba os músculos abdominais forçando os seus dedos a se separarem.
  3. Sente- se em uma cadeira e mantenha a coluna encostada e reta. Não incline a cabeça para a frente em nenhum momento. Inspire.