26.7.08

COMPRESSAS QUE ALIVIAM

Sabe aquelas dores desconfortáveis nos ombros e no pescoço, que causam cefaléia (dor de cabeça) e até mau humor? Pois é, existe uma solução simples e prazerosa para elas. Coloque água quente num recipiente e pingue de 5 a 10 gotas/ litro de óleo essencial de alecrim ou cravo. Embeba a toalha e esprema bem para retirar o excesso. Envolva o pescoço e os ombros. Em seguida, cubra a toalha úmida com outra seca e deixe por 10 minutos. O alívio é imediato.

19.7.08

COMO UTILIZAR EMPLASTOS

Existem terras com qualidades especiais para curar, onde os minerais se encontram dosados de maneira adequada. Alguns especialistas afirmam que a terra de cor azul acinzentada é a melhor, por apresentar uma concentração ideal de minerais.
Na falta de terras próprias, podemos usar a de barranco natural. Gandhi chamava a atenção para o grande poder de absorver venenos que qualquer terra possui, e garantia que o melhor emplasto é o de mistura de terra liguenta com areia.
Embora alguns recomendem a terra para uso interno, é mais seguro usá-la externamente, na forma de emplastos. Emplastos são massas espessas, aderentes e ligadas. Podem ser usados quentes ou frios.
TIPOS DE EMPLASTOS
Há vários tipos de emplastos. Veja alguns deles e, em seguida, como fazê-los:
  • Duas xícaras de terra, uma cenoura e uma cebola pequena raladas e uma colher de mel. Amasse a terra com a cebola ralada, um pouco de mel e a cenoura. A quantidade depende do local de aplicação. Bom para irritação da pele e coceiras.
  • Terra, óleo de eucalipto, óleo de linhaça, chá de orégano e pouco sal. Para tosses e pneumonia.
  • Terra e carvão moído. Para infecções.
  • Terra, mel e camomila. Para inflamações dos olhos.
  • Duas xícaras de terra, duas colheres de tintura de arnica, mentruz e uma colher de óleo de eucalipto, um pouco de sal. Para batidas, contusões, machucados.
  • Terra e babosa. Para infecções.
EMPLASTO DE BARRO
Indicação: Descongestionante em casos de febres internas.
Como proceder: Providencie terra suficiente para cobrir a região enferma. Acrescente água e vá amassando até ficar na consistência que dê para moldar, um pouco mais mole. Aplique diretamente na pele uma camada de 1 dedo ou 2 de espessura. Enfaixe primeiro com pano de algodão cru e depois com pano de lã.
A lã deve vedar bem o emplasto, impedindo que o ar exterior o esfrie. Não é bom usar plástico e papel, pois impedem a perfeita ventilação e absorção. O emplasto deve ser aplicado só após o aquecimento do enfermo. Conserve uma bolsa de água quente nos pés durante toda a aplicação.
A terra deve ser amassada em vasilha de louça, barro, plástico ou madeira, e com colher de madeira ou com a mão, o que é mais prático. No lugar de água, pode-se usar chá de camomila ou de alfafa.

12.7.08

É POSSÍVEL REDUZIR O ÍNDICE GLICÊMICO TOTAL DA REFEIÇÃO?

Sim. O segredo é sempre combinar carboidratos (arroz, batata ou massa) com alimentos ricos em fibras (feijão, verdura, legume, aveia, linhaça). A dupla arroz e feijão é um bom exemplo. Por causa das fibras do feijão, o arroz demora mais para ser transformado em glicose no sangue. E isso evita que o cereal (especialmente o refinado) provoque picos de insulina- hormônio que, em excesso, estimula o organismo a estocar gordura. Outra sugestão é incluir uma porção de proteína magra (iogurte, soja) no mesmo prato. A proteína tem digestão lenta, impedindo que o índice glicêmico da refeição chegue às alturas.

5.7.08

ARCO-ÍRIS DO BEM

Conheça as propriedades dos alimentos mais frequentes na mesa dos brasileiros e saiba como se proteger.
Branco
Fontes: alho, banana, cebola, nabo, cogumelo, chuchu, couve-flor, feijão branco, maçã, palmito, pinha, rabanete, mandioca, cebola, arroz, endívias, pêra.
Ricos em: quercetina, alicina e potássio.
Bom para: A quercetina é um ótimo protetor das células, inclusive para evitar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. A alicina do alho tem efeito antibacteriano e o potássio é um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.
Amarelo
Fontes: milho, abóbora, melão, mandioquinha, pimentão amarelo, caju.
Ricos em: vitamina B6.
Bom para: Auxilia a ação da serotonina, neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar, e da melatonina, um dos hormônios responsáveis pelo sono.
Laranja
Fontes: cenoura, abóbora, batata-doce, manga, tangerina, acerola, damasco, mamão, laranja, pêssego, nêspera.
Ricos em: betacaroteno, vitamina C e luteína.
Bom para: O betacaroteno, excelente fonte de vitamina A, regenera os tecidos, protegendo as células e agindo na produção de colágeno, por isso é fundamental para o vigor da pele. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e a formação de tumores. A luteína e a vitamina C são bons antioxidantes.
Vermelho
Fontes: goiaba, tomate, melancia, framboesa, cereja, morango, caqui, pimentão vermelho.
Ricos em: licopeno e vitamina C.
Bom para: A combinação dessas duas substâncias resulta em um poderoso antioxidante e também melhora a absorção de ferro pelo organismo.
Roxo
Fontes: beterraba, berinjela, repolho roxo, amora, açaí, figo, uva.
Ricos em: antocianina.
Bom para: aumentar a energia física e proteger as células dos radicais livres, ou seja, contra o envelhecimento precoce. Por ter ação antiinflamatória é uma boa aliada contra a celulite.
Marrom
Fontes: amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, castanhas em geral (do pará, de caju, portuguesa, centeio, cevada, nozes) e pão integral.
Ricos em: fibras.
Bom para: regular o funcionamento do organismo e proteger da formação de vários tipos de tumores. Ajuda a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue e ainda atua na saciedade, reduzindo a vontade de comer.
Verde
Fontes: pimentão, brócolis, aspargo, espinafre, salsão, abacate, alface, quiabo, repolho, agrião, vagem, couve, kiwi, ervilha, limão, pepino, rúcula, escarola.
Ricos em: clorofila, folato, luteína, vitamina C e K.
Bom para: A clorofila dá energia e desintoxica as células, contribuindo para a beleza da pele, cabelos e unhas. Além desse substância principal, alguns itens contêm folato (que previne a anemia), luteína e vitamina C (antioxidantes) e vitamina k- essencial para a circulação, ajuda a evitar a formação de coágulos.