6.1.10

DICAS PARA VIVER COM SAÚDE


1- Não fume- O fator que mais contribui para mortes causadas por câncer pulmonar, doenças do coração, enfisema e outras moléstias.
2- Coma bem- Evite alimentos gordurosos e coma frutas e vegetais frequentemente. Limite seu consumo de gordura a menos de 30% do seu total calórico diário.
3- Exercite-se- Faça exercício regularmente, mesmo de modo leve- como subir escadas, andar ou fazer jardinagem- ele, pode fazer muito pela sua saúde.
4- Controle seu peso- Excesso de peso sobrecarrega seu coração e sua coluna, contribui para o desenvolvimento de diabetes e alguns tipos de câncer, danifica as articulações do quadril, joelhos e tornozelos.
5- Proteja seu bem-estar- Durma bem. Gerencie seu estresse, trate estados de depressão e insônia, e mantenha boas relações pessoais.
6- Faça exames preventivos- Converse com seu médico sobre exames preventivos para evitar problemas de saúde no futuro. Os tipos de exames dependem de sua idade, sexo e história pessoal de doenças.
7- Adote normas de segurança- Faça de sua casa uma zona livre de acidentes. Coloque remédios em locais fechados.

4.1.10

COMO RECUPERAR OS HÁBITOS ALIMENTARES APÓS AS FESTAS


Consumo de líquidos, alimentação saudável e atividades físicas para se recuperar das festas!
Confiram as dicas:

•Não pule refeições, principalmente o desjejum. Um suco verde é uma boa opção para iniciar o dia com disposição e energia. Bata a fruta de sua preferência, abacaxi, melancia, maçã, com couve, salsinha e sementes de linhaça.
•A alimentação deve privilegiar os alimentos integrais, como arroz integral, quinua ou amaranto, ricos em fibras, para regularizar o funcionamento do intestino.
•Aproveite para planejar refeições em que predominem frutas, verduras e legumes orgânicos. As saladas devem ser bem coloridas, desta forma, além de atrativas, garantem a variedade de oferta de nutrientes. Tempere com azeite extra virgem e salpique gergelim.
•Para quem bebeu demais, o excesso de álcool provoca resseca, sede, dor de cabeça e náuseas. Para atenuar estes sintomas beba muita água, sucos orgânicos de frutas, água de coco, chás gelados, etc. Os chás de boldo e dente de leão auxiliam no trabalho do fígado, melhorando o processo de desintoxicação.
•Outra excelente opção é água de coco com polpa de clorofila, que além de hidratar e fornecer vitaminas e minerais, ajuda a desintoxicar o organismo.
•Fazer uma sauna e uma atividade física como caminhada aumenta o gasto calórico e a eliminação de toxinas.