12.11.11

NA MEDIDA CERTA

A prática dos atletas de final de semana está longe de ser saudável. Riscos de saúde à vista.
Diversão, socialização e contato com a natureza. Muitos são os atributos quando falamos de atividades físicas. Porém, a história não é tão bonita como parece. Rotina profissional, familiar e o avanço tecnológico. Muitas pessoas alegam não terem tempo para se exercitarem. Sendo assim, reservam os finais de semana para tal, achando que podem perder aquela gordurinha localizada ou melhorar o condicionamento físico de forma segura e eficiente. Ledo engano. Para atingir esse nível, é importante se exercitar regularmente. 
O cenário não muda muito quando falamos em sedentarismo. Ao longo da semana, alimentação rica em calorias, excesso de trabalho, horas em frente ao computador e nada de exercícios físicos. Chega o final de semana e, de repente, o desejo de compensar em algumas horas do dia todos os maus hábitos acumulados. Aí mora o perigo. A inocente "pelada" com os amigos ou uma despretensiosa corrida no parque pode causar desde uma incômoda contusão muscular até, em casos mais graves, lesões na coluna ou um infarto. 
Especialistas são diretos em alertar sobre o perigo contido em adquirir esse comportamento. Quando se é jovem, raramente os efeitos são sentidos, mas depois dos 35 anos a situação passa a mudar de figura. Exercícios de alta intensidade e demais sobrecargas podem representar futuras lesões, além de não melhorar qualquer item no condicionamento físico. O coração despreparado à prática esportiva sofre... E muito!
Para maiores esclarecimentos sobre o assunto, conversamos com o cardiologista do Hospital Adventista de São Paulo (HASP), Everton Padilha, que avisa: "Não seja um paciente dolorido na segunda-feira."
Quais os principais cuidados que um atleta de final de semana deve tomar?
"Moderação e cautela são essenciais nesse caso. Alongue os grupos musculares de braços, pernas e tronco antes de qualquer atividade. Aqueça-se com uma caminhada de, pelo menos, 20 minutos. A atividade deve ser recreativa; nada de tirar o atraso."
Quais os problemas mais comuns que essas pessoas sofrem?
"O mais comum é o aparecimento de cãibras e dores leves por todo o corpo. Entretanto, lesões musculares e de ligamentos também são comuns. A musculatura pode sofrer estresse maior do que está acostumada a receber ou não se encontrar alongada de maneira suficiente. Essa mesma situação existe quando falamos em tendões e ligamentos."
E sobre a alimentação, qual é a mais adequada?
"O ideal é aguardarmos, pelo menos, uma hora depois de comer para iniciar a atividade, sem exagero; evite refrigerantes, gorduras ou frituras; ingira líquidos em boa quantidade para combater a desidratação; use roupas leves e, logicamente, evite bebidas alcoólicas e cigarro."

Agora, resta você praticar aquela atividade prazerosa com mais consciência. Seu corpo agradece!