31.12.11

ALIMENTOS PARA ANSIEDADE- RECEITA NATURAL

É normal que em algumas situações cotidianas as pessoas se sintam ansiosas, principalmente com a agitação da vida moderna. Mesmo sendo uma sensação comum, é difícil explicar o que é a ansiedade. De acordo com o dicionário, a palavra ansiedade quer dizer:

  1. Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.
  2. Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.
    (Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
Assim, a ansiedade está relacionada com a sensação de nervosismo ou impaciência causado pela espera. O sentimento também está associado ao risco de perigo, seja ele real ou imaginário. Nessas situações, é normal que se sinta vazio no estômago, nó na garganta, coração acelerado, aperto no tórax, transpiração, boca seca, tremores e outros sintomas.
Todo mundo já sentiu na pele o que é a ansiedade, mas em  alguns casos a sensação pode se tornar patológica, ou seja, uma doença. Isso acontece quando o indivíduo sente os sintomas da ansiedade com uma frequência maior que a comum. Nesse caso, o mal é chamado de Transtorno da Ansiedade, e deve ser tratado por profissionais entendidos do assunto.

Ansiedade a alimentação

Roer as unhas, sentir dificuldade para dormir, comer em excesso e baixa auto-estima são algumas manifestações da ansiedade, que costumam incomodar bastante. No entanto, esses males podem ser amenizados com uma alimentação adequada. Para os ansiosos, alguns alimentos pode agravar as sensações incômodas, como o açúcar, o café, o chocolate e as bebidas alcoólicas. Esses alimentos aumentam a irritabilidade, a tensão e a depressão, tornando as pessoas mais ansiosas.
Por outro lado, algumas opções alimentares podem reduzir a sensação de ansiedade, por possuírem substâncias que atuam em nosso organismo de forma positiva, como é o caso de algumas frutas, verduras e cereais. Além disso, uma vida saudável, com dieta balanceada e prática regular de esportes, podem ajudar no tratamento da ansiedade.

Alimentos que combatem a ansiedade

Listamos alguns alimentos que não podem faltar na mesa de uma pessoa ansiosa:

Espinafre

Espinafre
Espinafre
O espinafre é rico em ácido fólico, que funciona como antidepressivo natural. Quando as concentrações do ácido fólico estão baixas em nosso organismo, os níveis de serotonina também se reduzem. Além disso, o espinafre, e outras folhas verde escuro, são atuam como antioxidantes, melhorando o funcionamento cerebral.

Frutas cítricas

A vitaminas C, presente nas frutas mais ácidas, ajuda a reduzir a produção do cortisol, hormônio que transmite a informação de estresse para todas as partes do nosso corpo. Assim, o consumo de frutas cítricas como limão, a laranja e a acerola, melhora o funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar.

Gema de ovo e iogurte

Esses alimentos são fonte triptofano, um aminoácido capaz de reduzir a ansiedade. O triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. Os especialistas recomendam o consumo desses alimentos de 2 a 3 vezes por dia para que se obtenha esses benefícios.

Carboidratos

Os carboidratos são vistos como vilões nas dietas, mas são absolutamente necessários para o bom funcionamento de nosso organismo. Alimentos como pães, arroz, massas, batata e cereais, aumentam os níveis de açúcar no sangue, causando a sensação de energia e disposição.

Banana

Assim como no caso da gema e do iogurte, a banana é rica triptofano, aumentando a liberação de serotonina. Para quem não sabe, a serotonina também é conhecida como “hormônio da felicidade” e níveis saudáveis dessa substância são fundamentais para que nos sintamos bem.

26.12.11

PEGOU PESADO NA ACADEMIA?

Para aliviar aquela dorzinha que aparece depois de exagerar nos exercícios, siga os movimentos abaixo de automassagem:

Tronco
De frente para a fitball, encoste o peito e a barriga na bola, deixando os pés no chão. Abaixe a cabeça e estique as mãos até o solo. Fique assim por 2 minutos.

Pernas
Sentada, com uma perna flexionada e a outra esticada, faça movimentos circulares na perna estendida por 1 minuto. Repita na outra. 

Costas e Pescoço
Sentada, pernas cruzadas e coluna reta. Com a mão sobre uma bolinha, faça movimentos circulares na região do pescoço e do ombro, por 2 minutos. 

Pés
Em pé, com a coluna reta e os braços nas laterais do corpo, coloque a bolinha na planta do pé e faça movimentos circulares e/ou de vaivém. Faça 1 minuto em cada pé.

10.12.11

SAÚDE REFLETIDA NAS UNHAS

A aparência das suas unhas é capaz de trazer um alerta, pois através delas podem ser detectadas desde carência de vitaminas até doenças psiquiátricas. Essas alterações costumam ser percebidas pela textura ou cor da unha.
  • Roídas: "quem rói muito a unha, geralmente, é ansioso e pode vir a desenvolver problemas psiquiátricos", afirma a dermatologista Márcia Miranda. 
  • Quebradiças e grossas: sinal de psoríase. 
  • Com problemas de crescimento: podem representar problemas com a tireóide. 
  • Com manchas brancas: carência de vitaminas. 
  • Esfarelando: micose. 
Mais cuidados
Além de reparar na aparência das unhas para cuidar da saúde delas, tenha cuidado se for fazê-las em salões de beleza e manicure: leve sempre o seu material (alicate de cutícula, principalmente) para evitar contaminações e até transmissão de doenças.