7.7.12

PESQUISA INDICA EXERCICIOS FÍSICOS NO TRATAMENTO DA DOR NEUROPÁTICA

Após a lesão do nervo, alguns animais realizaram exercício progressivo - natação ou corrida em esteira - durante algumas semanas.

Pesquisa indica exercícios físicos no tratamento de dor neuropática


Estudo feito com modelos animais mostra que o exercício pode ser uma forma de tratamento não fármaco para a dor neuropática, reduzindo níveis de certos fatores que promovem inflamação.
A dor neuropática é um tipo comum, porém de difícil tratamento de dor causada pela lesão do nervo, observada em pacientes com trauma, diabetes e outras condições. Uma dor do membro “fantasma” após a amputação é um exemplo de dor neuropática.
Em um novo estudo, pesquisadores chineses conseguiram examinar os efeitos dos exercícios sobre a dor neuropática induzida pela lesão no nervo ciático em modelos animais (ratos de laboratório).
Após a lesão do nervo, alguns animais realizaram exercício progressivo – natação ou corrida em esteira – durante algumas semanas.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos do exercício sobre a intensidade da dor monitorando comportamentos de dor observáveis.
Segundo os pesquisadores, a dor neuropática provoca dor em queimação e dormência que não é controlada por analgésicos convencionais.
Os medicamentos antidepressivos e anticonvulsivantes podem ser úteis, mas têm efeitos colaterais significativos. O exercício é normalmente recomendado para pacientes com vários tipos de dor crônica, mas há dados conflitantes quanto a se é útil no tratamento de uma neuropatia.
Os resultados, publicados no periódico Anesthesia & Analgesia, apontaram benefícios do exercício na redução da dor neuropática, mas não para eliminá-la completamente. Nos experimentos, o exercício reduziu as respostas de dor anormais em 30% a 50%.
Praticar exercícios também reduziu uma inflamação específica responsável por produzir citocinas no tecido do nervo ciático – especificamente, necrose tumoral alfa e interleucina-1-beta.
Este resultado foi consistente com estudos anteriores que sugerem que estas citocinas desempenham um papel no desenvolvimento da dor neuropática em resposta a lesão do nervo.