24.5.14

A IMPORTÂNCIA DO AUTO-EXAME CONTRA O CÂNCER DE MAMA

contra o câncer de mama

A prevenção pode salvar a sua vida 

auto-exame ou exame caseiro pode apontar se existe algo de errado com suas mamas e ainda poupar sua vida. Só no Brasil, o câncer de mama é responsável pela maior parte de mortes por câncer em mulheres entre 40 e 69 anos. Em 80% dos casos dessa doença, o tumor é descoberto pelas próprias mulheres, graças ao auto-exame feito em casa por meio do toque das mamas.

Fique atenta a essas dicas e faça o 

auto-exame. Essa prevenção pode salvar a sua vida:


Em frente ao espelho

De pé, pressione as mamas com as pontas dos dedos em frente ao espelho, primeiro com um dos braços voltado para baixo, sempre observando as mamas. Logo após, repita os toques agora com uma das  mãos na cintura. E por fim, com uma das mãos atrás da cabeça. Qualquer anormalidade como rugosidade, saliências ou depressões na região das mamas, deve ser notada durante o auto-exame. Após isso, pressione os mamilos apertando-os levemente. Note se há algum fluxo de líquido ou se ele está voltado para dentro, essa pode ser uma característica de que haja o tumor.

No banho

Com as mamas ensaboadas, apalpe-as com três dedos de uma das mãos juntos , a mão esquerda deve conferir a mama direita e a mão direita, a mama esquerda. Procure fazer movimentos circulares por toda a mama, em especial na parte superior dele. Apalpe também as axilas e o pescoço procurando algum tipo de secreção, caroço, saliências ou outra alteração consistente.

Deitada

Deite e apoie o braço direito sobre a sua cabeça e utilize a mão esquerda para apalpar a mama direita. Siga apalpando a mama em movimentos circulares, levemente. Procure apalpar também as axilas e repita esse processo para apalpar a mama esquerda, apoiando o braço esquerdo e usando a mão direita para efetuar os movimentos.

previna-seConclusão

Este auto-exame deve ser efetuado com uma certa frequência. No período de menstruação, podem ocorrer algumas mudanças variações no corpo, principalmente na região das mamas, por isso, não se precipite em seu diagnóstico. É recomendado que espere esse período menstrual passar e faça novamente o auto-exame. Caso as alterações permaneçam, procure então um médico.

3.5.14

VOCÊ QUE TEM DIABETES: REDUZA O CONSUMO DE SUCOS!

reduza o consumo de suco

Prevenção reduz os riscos da doença

Estudos publicados no British Medical Journal mostram que consumir frutas, em especial os mirtilosuvas e maçãs, reduz os riscos de diabetes do tipo 2. Porém, tomar grandes doses de suco de frutas pela manhã e ao longo do dia, o que para a maioria é saudável, pode aumentar os riscos do surgimento da doença. Tudo isso por que o suco carrega maior quantidade de frutas do que se consumida in natura, tendo assim maior absorção de açúcar pelo organismo, já que está em forma de suco.
mirtilo ajuda a prevenir doença do tipo 2O mirtilo reduz em até 26% o risco de diabetes do tipo 2, já outras frutas quando consumidas até três vezes ao dia, reduzem em apenas 2% o risco da doença. Foram feitas pesquisas em 187 mil pessoas nos Estados Unidos, entre elas, 6,5% desenvolveram o diabetes. Com a aplicação de questionários, foi possível descobrir quais eram as frutas consumidas e com qual frequência eram consumidas. Entre as frutas consumidas, estavam as uvas, passas, ameixa, pera, pêssego, damascos, laranjas, morangos e mirtilos. O resultado das análises colhidas, apontaram que o consumo de três porções semanais de mirtilo, uva, maçãs e peras reduzem consideravelmente os riscos da evolução do tipo 2 da doença.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a diabetes do tipo 2 está em 90% dos casos da doença que assola a população mundial.

Atenção aos níveis de açúcar

Ao fazer um suco de frutas, você está separando a fruta de seus fluidos, que por sua vez, são absorvidos com maior facilidade e quantidade pelo organismo. Sendo assim, aumenta-se o nível de açúcar e insulina no sangue. Para reduzir os riscos de diabetes do tipo 2, o mais recomendado é diminuir o consumo de sucos e aumentar o consumo das próprias frutas.
Frutas contêm uma alta variação de fibra, antioxidante e nutrientes fitoquímicos, que ao se juntarem em forma de suco, aumentam o risco de diabetes tipo 2. As pesquisas feitas à respeito do consumo de suco de frutas, apontaram que ocorre o aumento do risco de diabetes do tipo 2, já elas sendo consumidas de forma sólida, não ocasionam grandes riscos. Quando os sucos são substituídos pelo mirtilo inteiro, reduz em 33% os riscos da doença. Já no caso das uvas e passas, em 19%; peras e maçãs, em 13%; outras combinações de frutas, em 7%. A substituição dos sucos por laranjas, ameixas, damascos e pêssegos, também oferecem um resultado semelhante em prevenção.
Então você que sofre de diabetes ou quer se prevenir, fique atento. Reduza o consumo de suco de frutas e consuma mais frutas in natura. Assim a sua saúde se mantém protegida!