29.6.14

COMO FAZER SEU FILHO COMER VERDURAS E LEGUMES

Na hora da refeição, a palavra-chave para os pequenos comerem bem é persistência. Mas algumas dicas práticas também ajudam

Há algum tempo, uma propaganda de TV ganhou popularidade ao retratar uma cena que toda mãe gostaria de ver: no supermercado, um menino esperneava e pedia desesperadamente para a mãe comprar brócolis e chicória. Mas nem só no mundo da publicidade é possível vencer a frequente negativa das crianças frente aos legumes e verduras. O segredo para fazer seu filho comer vegetais está na persistência - e em um pouco de criatividade.

Envolver seu filho na compra e preparo dos alimentos pode fazer com que ele passe a gostar de vegetais antes rejeitados
Até por volta dos dois anos de idade as crianças não costumam oferecer resistência aos alimentos. Muitas estão até habituadas ao consumo de batatas, cenouras e espinafre, mas em forma de sopa ou papinha. Quando é hora de apresentar estes alimentos em sua forma natural, a criança estranha - e rejeita.
Outro fator que agrava a equação é o contato do pequeno com alimentos industrializados. "Os problemas aparecem depois. Principalmente com a introdução de açúcar e frituras, que têm um sabor bem mais acentuado que as verduras, e bem mais doce que as frutas", diz o pediatra Sergio Spalter, autor do blog "Cozinhando com o Dr. Spalter" , sobre alimentação e nutrição infantil.
Aí é que entra a responsabilidade dos adultos. Em primeiro lugar, o papel dos pais é controlar o que entra em casa. Se pães integrais e produtos de hortifruti frescos estão sempre à mesa, as crianças terão menos chances de consumir balas e salgadinhos.
Além disso, existe o puro e simples - mas não menos eficaz - bom exemplo. "Os pais são o grande exemplo dos filhos. Quando a criança senta-se à mesa e vê seus pais se alimentando de forma adequada, com frutas, verduras e legumes, isso a encoraja a consumir estes alimentos", afirma Daniela Murakami, nutricionista da Nutrir e Brincar, consultoria especializada em nutrição infantil.
Variar nos cortes, na preparação e na apresentação também pode ajudar
Dificuldades e dicas
Nem sempre, no entanto, controlar o que entra na sua casa e alimentar-se de forma saudável bastam para fazer com que os pequenos comam todo o prato de escarola - e ainda peçam uma maçã de sobremesa. Existem abordagens práticas que ajudam os pais a educarem suas crianças para uma alimentação balanceada.
Deixe a criança brincar com os alimentos e convide-a a participar da feira semanal e do preparo dos pratos. Ver que a cenoura é cor de laranja, sentir a textura de sua casca, comprá-la e observar a preparação dela pode despertar o interesse pela até então desconhecida e rejeitada raiz.O pediatra Sergio comenta, por exemplo, uma feliz coincidência: se por volta dos 2 anos a criança passa a estranhar alguns alimentos, essa também é a fase em que começa a exercitar a fantasia. Então, por que não fazer da hora da comida um momento de imaginação? Conte histórias e faça jogos para estimulá-los a comer. Uma simples receita de macarrão com legumes pode virar uma poção mágica e as crianças podem se divertir (e comer melhor) se forem desafiadas a adivinhar o conteúdo de cada colherada.
Variar nos cortes, na preparação e na apresentação também pode ajudar. Se a criança não come brócolis refogado, tente fazer bolinho de brócolis ou colocar a verdura no arroz. Muitas crianças podem rejeitar cenoura cortada em rodelas, mas gostar de comê-las em palitinhos. E um prato com uma carinha desenhada com os alimentos é bem mais atraente do que a disposição simples da comida.
O que não fazer
Perdidas entre tantas orientações e sugestões do que fazer, as mães costumam se esquecer do quenão fazer . "Nunca castigue seu filho caso ele rejeite determinado alimento. Isso fará com que a criança tenha uma experiência negativa por aquele alimento, associando-o a uma coisa ruim", alerta Daniela.
Também não perca tempo forçando a criança a aceitar couve de bruxelas, especialmente se ela já come chuchu, espinafre e batata doce. Seu filho não é obrigado a gostar de todas as verduras e legumes existentes na face da Terra. "Os pais devem sempre oferecer frutas, legumes e verduras, mesmo que a criança recuse no primeiro momento, pois o paladar muda com o tempo", acrescenta ela.

20.6.14

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS EXISTENTES NAS VERDURAS


verduras saborosas

Nutrientes e vitaminas sempre presentes

A presença das verduras em seu cardápio é indispensável. Com elas você ganha muito mais do que uma alimentação, mas também nutrientes e vitaminas que fazem a grande diferença em sua saúde.

Acelga

Suas folhas são verde-claras, macias, de talos largos, brancos e de textura fina. Além de ser uma verdura muito fácil de ser encontrada, pode ser consumida crua ou cozida. Contém um sabor leve e suave. A acelga contém ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro, fibras, vitamina A e C.

Chicória e Escarola

Com folhas soltas, crespas ou lisas, podem ser consumidas de forma crua ou cozida e possuem um sabor levemente amargo. Cada uma das folhas contém por volta de 3 kcal. Em sua composição estão presentes o cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A e C , folato e fibras.
Couve
Suas folhas são grandes e verdes. Além de ser muito saborosa, pode ser servida em diversos tipos de pratos como, por exemplo, a couve a mineira, onde é cortada em tiras muito finas e refogada. Cada colher de sopa de couve contém aproximadamente 36 kcal e também vitaminas e minerais.

alimento muito saudávelAlface

É a verdura mais consumida do país e cultivada em todo o mundo. Pode ser encontrada em qualquer época do ano nas qualidades de alface lisa, americana, romana, crespa e roxa. No ato da compra, deve ser levada em consideração as folhas frescas, firmes e viçosas. Cada folha tem 2 kcal contendo cálcio, vitaminas A e C, fibras, entre outros nutrientes.

Almeirão

Possui folhas mais estreitas, alongadas e sabor amargo. É consumido cru, em forma de salada. Seus valores nutricionais são idênticos aos da chicória e da escarola.

Agrião

Possui folhas verde-escuras, brilhantes e quando fresco, tem um sabor refrescante. É servido especialmente em forma de saladas, em sanduíches, molhos e etc. Cada ramo tem 1,5 kcal e possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A e C e folato.

Repolho

Contribui na prevenção do câncer de cólon, na cicatrização de úlceras pépticas e combate tumores malignos causados pelo estrogênio. É fonte de vitamina C, fibras e contém poucas calorias.

Alcachofra

Dela se aproveita somente os botões. Sua base é conhecida como coração da alcachofra, tendo como preferência as que apresentam pétalas firmes e sem manchas. Durante o preparo, ela deve ser fervida com água e sal, sendo servida quente ou fria. Cada unidade (50 g) tem por volta de 30 kcal e oferece cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, fibras e vitaminas A e C.

alcachofra em saladaEspinafre

Suas folhas são pequenas e de cor verde-escuras. Como suas folhas são ásperas quando estão cruas, costuma ser consumido cozido. Cada colher de sopa de espinafre já cozido contém em torno de 15 kcal. É rico em cálcio, potássio, fósforo, ferro, folato, fibras e vitaminas A e C.

Rúcula

Suas folhas são verde-escuras, espessas, bem divididas e longas. É muito consumida crua em forma de salada. Cada folha de rúcula não passa do valor de 3 kcal, contendo cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, fibras e vitaminas A e C.

Lembrando que a higienização dessas verduras deve ser feita de maneira adequada antes de consumi-las. É recomendado deixar escorrer bem a água corrente sobre as folhas, até que seja removida toda a sujeira. Vale também deixar de molho em água com uma colher de sopa de hipoclorito para cada litro de água durante 15 20 minutos.

14.6.14

AÇAÍ COMBATE A ANEMIA E O COLESTEROL ALTO

os benefícios do açaí

Além de ser uma delícia, também fortalece o organismo

açaí é uma das principais fontes de renda da região norte do Brasil, mas hoje em dia é muito conhecido e consumido por todo o país. Com um sabor irresistível e sendo fonte de nutrientes vitaminas, o açaí pode ser consumido de muitas maneiras. Em polpa, suco, vitamina, sorvete, massa, não importa o modo, os benefícios são incomparáveis.
Existem muitos estudos que mostram os inúmeros benefícios que o açaí traz a saúde, entre eles o poder de combater os radicais livres, graças a uma substância chamada antocianinasAlém de fortalecer o organismo, essa substância também elimina possíveis riscos a saúde.
poder energético proveniente do açaí, também é outro fator que favorece o organismo. Ele repõe rapidamente o nível de glicose após os exercícios físicos, pois é rico em carboidratos. Mas vale ressaltar que pessoas que estão fazendo regime, não devem abusar da fruta. Ela é calórica, em especial da forma que é geralmente consumida, com a adição do xarope de guaraná e açúcar.
O açaí também é muito rico em lipídios, o que faz da fruta um alimento de valor energético duas vezes maior do que o leite. A taxa de vitamina E encontrada no açaí também muito elevada, possui ainda fibras, proteínas, vitamina B 1, cálcio, ferro e grande quantidade de antocianinas, o que favorece a circulação sanguínea e combate o colesterol alto.
Quem se beneficia muito com o consumo desta fruta, são as pessoas que sofrem de anemia, pois o açaí contém uma enorme gama de ferro. Uma dica para potencializar ainda mais esse recurso é acrescentar frutas cítricas à porção de açaí, como o abacaxi, acerola, kiwi e laranja.
Já as pessoas que sofrem de diabetes ou gastrite, devem tomar muito cuidado com o açaí. Por causa do alto índice de glicose, os diabéticos devem evitar o seu consumo. Para as pessoas que sofrem de gastrite e úlcera, a dica é consumir outras frutas, pois o açaí é rico em gordura.

consuma açaíTabela nutricional do açaí para cada 100g

Energia - 26(Kcal)
Proteínas – 3,60 g
Lipídios - 2,00 g
Carboidratos - 57,40 g
Fibras - 32,7 0g
Cálcio - 118,0 mg
Fósforo - 58,00 mg
Ferro - 1,9 mg
Retinol - 11,80 mg
Vitamina B 1 - 0,36 mg
Vitamina B 2 - 0,1 mg
Vitamina C - 900 mg
Enfim, os benefícios que o açaí traz a saúde são muitos, e no verão é muito bom se refrescar com uma porção geladinha da fruta. Beneficie-se com o que o açaí pode lhe proporcionar e mantenha a sua saúde turbinada.