27.12.14

COMBATA DORES DE CABEÇA COM ALIMENTAÇÃO NATURAL


capa
A vida moderna aliada aos seus diversos componentes estressantes tem aumentado as tão incômodas e, muitas vezes, frequentes dores de cabeça.  Diversas pessoas se queixam sobre a incidência do problema, mas não sabem como resolvê-lo. Claro que, quando esse tipo de situação acontece, a primeira recomendação é uma consulta ao seu médico (e não comprar um comprimido na farmácia mais próxima). Mas existem também os alimentos naturais capazes de aliviar esse mal estar que atinge mais de 90% da população mundial. Confira abaixo alguns frutos que podem melhorar as dores e aumentar sua qualidade de vida.
Para dor de cabeçaBatata – Sua utilização assada pode trazer grandes benefícios. É rica em potássio e essa propriedade faz com que as dores sejam aliviadas.
Banana – A junção do potássio com magnésio tem efeito calmante. Isso faz com que a sensação de dor seja ofuscada.
Melancia – É grande a chance de desidratação quando a pessoa sofre com dores de cabeça. Essa fruta é rica em água, além de ser fonte sólida de magnésio e potássio.
Abacaxi – Também é uma fruta que ajuda muito na hidratação. Ela possui uma enzima natural chamada bromelina que é associada a alívio de dor, além de atuar como anti-inflamatório.
Pepino – É composto por 95% de água, atuando da mesma forma que a melancia e o abacaxi. Por ser altamente hidratante, é extremamente recomendado no combate às dores de cabeça.

20.12.14

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MELANCIA PARA A SAÚDE



Conheça os benefícios da melancia para a saúde
Saborosa e pouco calórica, a melancia é uma das frutas que mais combina com o verão. Seus benefícios se estendem à toda a família, sem contraindicação de consumo. Salvo os diabéticos, que precisam tomar alguns cuidados ao consumi-la.
Listamos alguns dos benefícios da melancia na dieta da família. Confira!
- Com grande quantidade de nutrientes protetores ( vitamina A, B 6, C, tiamina, magnésio e potássio), a melancia é indicada para quem tem problemas no coração.
- A melancia pode ser consumida durante o ano todo, principalmente no verão, a estação mais quente.
Conheça os benefícios da melancia para a saúde- Para quem se preocupa com o corpo geralmente, saiba que 100 gramas da fruta tem 30 a 32 calorias. É por isso que muitas dietas incluem a melancia no cardápio para emagrecer.
- Excelente fonte de vitamina C, a melancia ajuda na manutenção do tecido conjuntivo normal, e promove a cicatrização de feridas, além de ajudar no sistema imunitário do corpo.
- A parte branca da fruta é rica em citrulina. Esse aminoácido é convertido em arginina para a formação do óxido nítrico. Essa terceira substâncias estimula a vascularização do corpo inteiro.
- Fonte de ferro, a melancia é um bom fornecedor do mineral que ajuda no combate a anemia, muito indicada para vegetarianos e atletas.
- A melancia possui uma substância chamada licopeno, que possui comprovada ação antioxidante, impedindo os radicais livres de atacarem as células do corpo e provocar lesões.

13.12.14

FRUTAS E VERDURAS DA ESTAÇÃO



O verão apresenta suas frutas e verduras da estação
O processo de crescimento dos alimentos de origem vegetal tem um ciclo para acontecer. Captação de nutrientes do solo, água, ar e sol para então adquirir forma, cor, aroma e textura fazem parte desse processo.
Cada alimento tem seu ciclo e, por esse motivo, os alimentos da estação são sempre mais saudáveis porque apresentam maior abundância de seus nutrientes, como as vitaminas e sais minerais.
Em seu período natural de reprodução, os vegetais aumentam as raízes e caules, produzem mais folhagens e geram flores e frutos. Isso pode varia de espécie para espécie, mas o processo é relativamente o mesmo. E claro, a produção natural só acontecerá quando a planta estiver no seu estágio mais sincronizado com o ecossistema, quando sua nutrição, desenvolvimento e vitalidade são plenos.
Ao contrário dos alimentos fora da estação, que perdem muito de suas características, como seu cheiro característico. Geralmente são mais secos e pobres nutricionalmente, precisando de altas doses de fertilizantes químicos e agrotóxicos para se desenvolverem.
O verão apresenta suas frutas e verduras da estaçãoAlém do alimentos da estação serem mais saborosos, saudáveis, seguros e ainda mais baratos. Uma economia para o seu bolso!

Alimentos do verão

Abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pera e uva.

6.12.14

SUCO DE UVA INTEGRAL EMAGRECE, DÁ SAÚDE AO CORAÇÃO E FAZ VIVER MAIS


Truque de famosas para manter o corpo, bebida traz todos os benefícios do vinho, mas sem a parte ruim do álcool


As mulheres lindas que vemos na televisão têm vários truques para manter o corpo em forma. Um deles, revelado por estrelas como Ellen Roche, é o suco de uva integral, mais novo queridinho das famosas. Isso porque a bebida ajuda a emagrecer, melhora a circulação sanguínea, protege o coração de doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade do organismo e traz longevidade.
O produto pode ser encontrado em supermercados e geralmente é comercializado em garrafas de vidro (fique atenta para o rótulo, que deve indicar que o suco é realmente integral, orgânico e deve ser tinto, tendo cor roxa bem escura). “Ele é diferente do suco de uva em caixa, primeiro porque ele leva a uva integralmente, com casca e semente. Além disso, o líquido passa por um processo onde tem sua temperatura elevada a cerca de 80°C, produzindo assim mais moléculas antioxidantes”, explica a nutricionista Flávia Cyfer.
Justamente por isso é que ele auxilia no emagrecimento. “Um copo de suco de uva integral tem mais ou menos 140 kcal. Já um copo de suco light de caixinha pode apresentar apenas 70 kcal. Se você fizer essa comparação, o de caixa engorda menos, porém, seus aditivos químicos e conservantes geram inflamação e intoxicam as células, o que faz o metabolismo ficar mais lento e ajuda a ganhar gordura”, esclarece a especialista, que frisa que o suco integral rico em antioxidantes e anti-inflamatórios tem efeito contrário: estimula a célula para não gerar gordura.
Vinho tinto e suco de uva integral têm resveratrol. Leva a melhor o que não tem álcool. 
Suco de uva integral é mais benéfico que o vinho
Você já deve ter ouvido falar que beber uma taça de vinho diariamente faz bem ao coração. É verdade, já que o vinho contém resveratrol, um antioxidante excelente para a nossa saúde. O porém é que o vinho também tem álcool, inimigo número um da saúde.
Mas, na verdade, essa substância está presente na casca da uva, por isso, o suco de uva integral também apresenta os benefícios do vinho, sem o malefício de ser uma bebida alcoólica. “O resveratrol é como um antifúngico produzido pela fruta para combater fungos e pragas que podem atacá-la. Além de defendê-la, ele também faz muito bem para nós, protegendo o coração e as artérias”, conta Flávia.
Retarda o envelhecimento
O mesmo resveratrol tem a capacidade de melhorar e também aumentar o tempo de vida. “É comprovado cientificamente que para a gente viver mais, precisamos comer menos. Isso porque, quando a gente come, o processo de digestão conta com a produção de radicais livres. Comendo menos, produzimos menos e ativamos um conjunto de proteínas que se chamam sirtuinas, diretamente associadas à longevidade porque reparam as células e protegem dos radicas. O resveratrol faz uma atividade semelhante a essas sirtuinas no organismo, retardando o envelhecimento”.
Ainda segundo a nutricionista Flávia Cyfer, um estudo recente mostrou que, ao injetar resveratrol em uma célula, ela aumentou seu tempo de vida em 80%.
Mais benefícios 
Sua composição nutricional apresenta boa quantidade de arginina, aminoácido que ajuda a melhorar a pressão porque dilata as artérias e facilita a circulação. Além disso, tem glutamina, que ajuda na parte intestinal. As duas substâncias juntas são excelentes para a imunidade, protegendo o corpo de muitas doenças.
Como consumir 
A primeira dica da nutricionista é para manter uma alimentação saudável para garantir que a substância responsável (piceid) possa liberar o resveratrol. Além disso, é indicado consumi-lo sempre sozinho, nos intervalos das refeições. “Ele é digerido muito rápido. Se tomar junto com o almoço, por exemplo, vai demorar o processo e ele vai gerar gases”, orienta.
Quantidade ideal: um copo do suco de uva integral concentrado por dia. Há quem prefira diluir em água. Se for o caso, ele pode render muito mais. Só se mantenha atenta para não ultrapassar a quantidade indicada (exagero engorda!) e evite adicionar açúcar.
Sugestão da especialista: pode ser bacana bater o suco com frutas e, se quiser uma comidinha de acompanhamento, opte pelos alimentos mais fáceis de serem digeridos, como um pãozinho leve e sem glúten. Outra dica é bater o suco de uva integral com um tablete de poupa de açaí natural e uma banana. “Fica docinho e consegue aliar a ação dos outros antioxidantes com o resveratrol, super funcional!”.