30.5.15

VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO GENGIBRE?

O gengibre é utilizado há mais de 2.000 anos. Depois de um tempo popularizou-se pelos seus efeitos benéficos a saúde.

É uma especiaria amplamente usada para aliviar sintomas como inflamação, doenças reumáticas e desconfortos gastrintestinais.
Dentre os seus benefícios comprovados cientificamente podemos citar propriedades:

 Anti-inflamatórias;
 Antináuseantes;
 Antiúlceras;
 Hipoglicêmicas;
Antibacterianas;
 Termogênicas.
O gengibre pode ser consumido cru, na forma de chá e em diversas preparações como mix de frutas e legumes, sopas... Basta usar a criatividade e inserir esse alimento riquíssimo em sabor no seu dia-a-dia.

Se você deseja emagrecimento, a melhor forma é consumi-lo cru. Acrescente raspas de gengibre às preparações depois de prontas, na hora de consumir.

23.5.15

RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA É IDEAL EM MOMENTOS DE ESTRESSE; APRENDA A FAZER

                                                   
No mecanismo respiratório existe um músculo que separa o tórax do abdômen chamado diafragma.
O diafragma funciona como uma membrana fazendo com que o abdômen se expanda e se comprima conforme a respiração ocorre. Na inspiração ele desce, expandindo o abdômen e arrastando consigo a base do pulmão, o que aumenta seu volume interno e a sucção do ar. Na expiração, o diafragma vai para cima, comprimindo os pulmões e expulsando o ar.
Esse mecanismo vai se perdendo com a vida sedentária, de modo que em muitas pessoas é como se o diafragma não existisse mais, pois não faz mais esse trabalho. Resta somente a respiração com a parte superior dos pulmões, o que a deixa mais breve e rápida. A repercussão disso é uma menor oxigenação do organismo, bem como o possível aumento de sintomas de ansiedade; uma vez que respirar de maneira rápida causa mudanças fisiológicas, acelerando nosso batimento cardíaco.

Respiração diafragmática
A respiração diafragmática ou respiração profunda é chamada assim porque expande o diafragma e leva o ar rico em oxigênio até o abdômen. É através dessa técnica que se consegue aumentar significantemente a capacidade volumétrica dos pulmões em mais do dobro. Desse modo todo o corpo é mais oxigenado, inclusive o cérebro.
A respiração diafragmática pode ser utilizada por todos nos momentos de tensão e estresse. É o primeiro passo para restabelecer o equilíbrio e também para o relaxamento, desconstruindo o mecanismo de luta ou fuga causado pela respiração torácica. Também é uma excelente ferramenta para quem tem dificuldades para dormir e mesmo para eventos ligados à síndrome do pânico.

Respiração diafragmática: como fazer
• Coloque-se de forma confortável sentado ou deitado;

• Coloque a mão no abdômen (barriga) próxima ao umbigo;

• Feche os olhos e concentre-se em sua respiração;

• Inspire pelo nariz e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdômen, percebendo que ele se movimenta. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga. Ao inspirar conte até quatro (mentalmente) para que o pulmão e o abdômen fiquem expandidos;

• Retenha o ar por dois tempos (conte até dois mentalmente), mantendo a barriga e os pulmões cheios;

• Expire lentamente pela boca, contando até cinco, esvaziando completamente o pulmão e o abdômen;

• Reinicie os movimentos após reter os pulmões vazios por dois tempos.
Procure efetuar os movimentos respiratórios de tal forma que haja pouco movimento torácico (movimento do peito) e mais movimentos abdominais (movimento de barriga).

Repita dez vezes a respiração ou pratique por aproximadamente três a cinco minutos. Caso você sinta tontura ou veja “bolinhas” ao abrir os olhos, saiba que isso é normal e vai desaparecer. Isso acontece, porque o cérebro recebe mais oxigênio do que está acostumado, mas é interessante ir adaptando o ritmo de forma que fique confortável e não gere sensação de náusea.
É importante que você aprenda a fazer a respiração treinando-a pelo menos uma vez ao dia para ir acostumando seu organismo e torná-la aos poucos mais automática. 

16.5.15

REDUZA O CONSUMO DE AÇÚCAR EM NOME DE SUA SAÚDE


os riscos do açucar
O açúcar é um alimento muito energético, onde sendo consumido com outros alimentos glicêmicos ou até mesmo puro, funciona como uma injeção de glicose direto no sangue. Quando ele é ingerido de forma exagerada, o que é bem comum, então se transforma rapidamente em glicose que é liberada irregularmente na corrente sanguínea. Isso gera uma enorme tendência de causar picos glicêmicos, sendo prejudicial à saúde, porque está em um nível muito alto.
Por consequência do alto nível de glicose no sangue, o pâncreas é estimulado a liberar insulina no sangue provocando um triplo comando da obesidade. Segue abaixo algumas consequências:

*Armazenagem: o alto nível de glicose no sangue é transformado em gordura.
*Quando há o excesso de glicose no sangue o organismo não queima a gordura localizada.
*No processo de liberação de insulina no sangue, a taxa de glicose diminui drasticamente e o cérebro, que consome muita glicose, leva a informação de que necessita de glicose para o seu bom funcionamento, o que provoca a vontade de comer mais doce.
Quando você decidir consumir açúcar, lembre-se de dar lugar ao melado, mascavo ou o mel. Eles são mais saudáveis, pois contém micronutrientes. Já o açúcar refinado deve ser evitado, pois ele é um produto sintético e muito concentrado em sacarose e ainda contém aditivos químicos.
O brasileiro tem o mau hábito de consumir açúcar em excesso. Uma pesquisa de nível mundial revelou que o brasileiro consome em média de 3 a 6 vezes o permitido diariamente de açúcar e isso não é só quando adoça o chá, se reflete também quando come doces em geral.
O objetivo deve ser eliminar o açúcar ou, pelo menos, controlar o seu consumo, onde a média ideal é de 2 a 3 colheres de sopa por dia.
Colabore com a sua saúde, não consuma açúcar!

9.5.15

FICAR EM JEJUM EMAGRECE?

Na busca pelo corpo desejado, muitas pessoas optam por estratégias rigorosas para o emagrecimento. Um raciocínio muito comum é diminuir drasticamente a quantidade de alimentos que são ingeridos ou até mesmo passar longos períodos sem se alimentar, ou seja, em jejum.

A adoção de estratégias como essa pode expor o nosso corpo a deficiência de muitos micronutrientes que são fundamentais para o funcionamento do metabolismo. Além disso, a possibilidade de reganho de peso, o temido efeito sanfona, é enorme.
PARA O SUCESSO DA SUA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, VOCÊ DEVE COMER DEPOIS 5 HORAS 
Na busca pelo corpo desejado, muitas pessoas optam por estratégias rigorosas para o emagrecimento. Um raciocínio muito comum é diminuir drasticamente a quantidade de alimentos que são ingeridos ou até mesmo passar longos períodos sem se alimentar, ou seja, em jejum.
PERDER
PESO NÃO É
SINÔNIMO DE
PASSAR FOME.
FIQUE ATENTO.

2.5.15

CORAÇÃO SAUDÁVEL

Para garantir um coração saudável, os médicos e os profissionais de educação física recomendam um remédio milagroso: movimentar o corpo. Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência, sem ter que fazer tanto esforço, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, acidente vascular cerebral (derrame) e hipertensão arterial (pressão alta).
Enquanto uma pessoa sedentária tem de 80 a 100 batimentos por minuto, uma pessoa condicionada tem entre 60 e 70 batimentos por minuto. Pode parecer pouco, mas essa melhora na eficiência diminui em 40% o risco de complicações cardiovasculares.
Para favorecer o sistema cardiovascular, os exercícios precisam elevar a frequência cardíaca. Isso ocorre com a prática de exercícios como caminhada, bicicleta, natação, corrida e treinos funcionais.
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Você não precisa passar várias horas na academia todos os dias para proteger o coração. Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), mesmo pequenas quantidades diárias de atividade física podem reduzir o risco de doença cardíaca. Para a melhoria da circulação sanguínea e ganho de condicionamento físico o mais importante é que a atividade física seja feita com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são imediatos.