![]() O gengibre parece ser o “queridinho” do momento. É possível utilizá-lo em várias combinações, seja para aqueles que vivem uma vida fitness, seja para aqueles que optam por tomar líquidos naturais, ao invés de suplementos. A ação anti-inflamatória do gingerol, propriedade antioxidante presente no alimento, previne ao inibir a síntese da prostaglandina, substância que causa inflamações. Especialistas recomendam o consumo diário de até uma colher (chá) de gengibre, porém, aqueles que são hipertensos, devem evitar. O chá de gengibre é termogênico e excelente para aqueles que sofrem de problemas estomacais. Além disso, ele é ótimo no combate da má digestão, gases, mau hálito, enjoos e dores menstruais. Ele beneficia também na prevenção de outras doenças como artrite, infecções respiratórias, bronquite e artrose. O gengibre têm esses e diversos outros benefícios que podem contribuir para o seu bem estar. Se você não simpatiza muito com o gengibre, coloque em alguma receita onde seu gosto seja menos destacado. |
Saúde no novo milênio. Não devemos esquecer a saúde pessoal. Afinal, é preciso evitar erros antigos para viver bem, não importa quanto tempo isso seja possível. Cada vez mais especialistas relacionam a qualidade da saúde à prevenção. E esse princípio está presente em cada linha desse blog.
23.4.22
OS BENEFÍCIOS DO GENGIBRE
8 PIORES E MELHORES FRUTAS PARA QUEM QUER EMAGRECER
Nosso desejo principal é cuidar da saúde e equilibrar as refeições.
Frutas que favorecem o emagrecimento ![]() Rica em vitamina C, a melancia é uma ótima opção para quem quer perder peso, porque além de ser rica em fibras, contem uma grande quantidade de água o que contribui não só com o emagrecimento como para a prevenção de doenças que envolvem o sistema urinário. Também é uma importante fonte de licopeno, que contribui para a prevenção de câncer de próstata e de mama e tem ação diurética importante, reduzindo a retenção hídrica que causa inchaço.
O abacaxi apresenta função digestiva importante, facilitando a digestão de proteínas. Sua ação no processo de emagrecimento se dá por sua quantidade de fibras e, quando consumido antes das refeições, in natura ou suco puro, confere maior saciedade. Além disso, é ligeiramente diurético, facilitando a eliminação de água pela urina. É fundamental para o bom funcionamento do trato gastrointestinal. Por ter ação antiinflamatória, a maçã é uma forte aliada contra a obesidade. Contribui tanto para a diarreia como para a prisão de ventre, agindo como uma espécie de vassoura intestinal. Reduz os níveis de colesterol no sangue, reduzindo também os níveis de gordura corporal. Riquíssima em vitamina C, a quantidade de fibras da tangerina é fundamental para o emagrecimento, uma vez que confere saciedade e ajuda no funcionamento intestinal. Sua ação na redução de gordura corporal e colesterol sanguíneo também é observado. Ajuda na absorção de ferro e no controle da glicemia. Frutas que dificultam o emagrecimento Por ser rico em gorduras, deve-se ter muito cuidado no seu consumo quando o objetivo é o emagrecimento. Apesar da gordura de boa qualidade, o coco, assim como o abacate, é muito rico em gorduras o que pode dificultar o processo de emagrecimento. Embora rico em nutrientes importantes para o corpo humano, o açaí é uma fruta altamente calórica que deve ser evitada por aqueles que desejam perder peso. Não é rica em gorduras nem tanto calórica, porém, possui um alto índice de açúcares, o que dificulta a perda de peso. |
16.4.22
ALIMENTOS BONS PARA PRÉ-TREINOS
![]() Tudo depende do objetivo que você quer alcançar em seu corpo. Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, então o que você come antes do treino, é uma das refeições mais importantes do dia. A alimentação adequada para os treinos é um dos pontos principais para garantir um bom desempenho. O objetivo principal do pré- treino, é garantir que você tenha energia suficiente para que assim, a fadiga seja evitada. Alguns especialistas salientam que não se deve, antes do treino, ficar sem comer por mais 2h30min. O mais indicado é comer 30 min a 1hs antes do treino. É preferível que você ingira alimentos com médio ou baixo índice glicêmico ou consuma uma fonte de carboidratos simples e outra complexa. Ex: Banana com aveia.
|
COMO APROVEITAR MELHOR OS NUTRIENTES DOS LEGUMES E VERDURAS

Com certeza você está sempre ouvindo sobre os beneficios dos legumes e verduras, sobre como eles fazem bem à saúde e que certamente devem ser consumidos diariamente. Eles são ricos em nutrientes e vitaminas, além de conter antioxidantes que são essenciais ao organismo.
Mas dependendo da maneira como são preparados os legumes e verduras, eles sofrem uma grande perca de seus nutrientes devido ao calor. Então vale a pena ficar por dentro de como deixar seus alimentos mais ricos e saudáveis na maneira do preparo, até chegarem a sua mesa.
Ao colocar os alimentos para cozinhar na água, boa parte dos nutrientes são transferidos para a água. Dessa forma a água pode ser consumida como sopa ou caldo, sendo aproveitado todo aquele conteúdo nutricional existente na água que foi usada para o preparo dos legumes e verduras.
Mas se o seu desejo é fazer uma salada com os legumes e verduras, use água bem fervente para prepará-los, dessa forma eles perdem menos valores nutricionais.
Valores nutricionais
Couve-manteiga: fonte de vitaminas A e C, cálcio, fósforo, potássio e ácido fólico. Além de conter clorofila e glicosinolatos que limpam o organismo e regulam o teor de gordura no organismo.
Cenoura: rica em vitaminas A e C, potássio, carboidratos e sódio.
Berinjela: contém vitaminas C, B1 e B2. Além de proteínas, cálcio e fósforo.
Batata: contém vitaminas C e do complexo B. Carboidratos, fósforo, fibras, cálcio, magnésio, zinco e potássio.
Ervilha: fonte de vitaminas A, B e C. Além de potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e selênio.
Tomate: contém vitamina C, potássio, fósforo, sódio, cálcio, fibras, magnésio e quantidade abundante de licopeno.
Beterraba: contém vitaminas A, C e do complexo B. Além de potássio, ferro e ácido fólico.
Brócolis: rico em vitaminas A, C e do complexo B. Além de cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e potássio.
Com um preparo adequado é possível aproveitar melhor os beneficios dos legumes e verduras.
BATATA DOCE: UM SUPER ALIMENTO

Esse é um tubérculo rico em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta. Além disso, a batata doce é rica em antioxidante, uma excelente fonte de vitamina A e B.
Este alimento é ótimo para quem deseja aumentar a massa corporal, isso porque 100 gramas de batata doce têm 116 calorias, o que é menos que a batata inglesa e o arroz comum. Para quem faz musculação, ela é um ótimo lanche pré-treino, pois dá energia e a força necessária para treinar com eficiência.
Mas sua utilidade não pára por aí. A batata doce também possui diversos benefícios à saúde que nos auxiliam na prevenção de doenças.
Regula os níveis de Açúcar no Sangue
Embora seja rica em amido (que é convertido em açúcar durante o processo digestivo) a capacidade dela em regular o açúcar no sangue, é muito grande pelo teor de fibras presentes em sua composição. Também ajuda a equilibrar o ritmo da digestão.
Ajuda no combate ao câncer
A batata doce é rica em beta caroteno, sendo um alimento muito importante na prevenção do câncer de próstata. Médicos afirmam que o beto caroteno pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e o câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa.
Controla o Estresse
Esse é um dos benefícios mais interessantes e desconhecidos da batata doce. Rica fonte de magnésio, conhecido como mineral antiestresse, melhora o humor, acalma, relaxa, assim como promove a saúde das artérias, do sangue, dos nervos, dos ossos e músculos.