28.1.06

AMIGOS DE VERÃO

No alto verão, bem faz quem pensa na pele: sol, sal e vento se tornam facilmente excessivos quando se passa muito tempo ao ar livre, seja na montanha, seja no mar.
A pele é o maior órgão do corpo humano. Num adulto, pesa cerca de 4 kg. São quase 2 m2 de um tecido que respira, fabrica vitamina D, movimenta sangue, secreta óleo, transpira, elimina resíduos, alimenta células. E é cheio de terminais nervosos que transmitem ao cérebro sensações de frio, calor, dor, prazer e sutilezas como a proximidade da pele de outra pessoa, desencadeando os estímulos necessários à excitação sexual, se for o caso, ou sinais de perigo, se o caso for outro.
Mas este tecido tem 3 camadas- epiderme, derme e tecido subcutâneo-, e a verdade é que a pele visível é toda feita de células mortas. Elas nascem no fundo da epiderme e vão gastando suas qualidades vitais à medida que se movem para a superfície, onde seu destino é esfarelar para dar lugar às outras que vem atrás. Assim a pele se renova constantemente.
Por isso é que os filtros solares e cremes podem ajudar um pouquinho na manutenção da pele, mas o que vai realmente deixá- la forte e sadia é outra coisa que também dá muito prazer- comer. Oba!
Para começar: maçã. Além de ser gostosa desde os tempos de Eva, ela refresca e hidrata o corpo todo. Suas fibras removem o colesterol, os resíduos da radiação e metais tóxicos, como chumbo e mercúrio. Limpa o fígado, a vesícula e o tubo digestivo, inibindo o crescimento de micróbios. Olhos irritados ou edemaciados (inchados)? Compressinha de maçã durante 15 minutos. Febre? Maçã ralada, ou seu sumo. Falta de apetite? Maçã.

Sacolão de Férias
Junto com a maçã, na cestinha de férias, vai o pepino, cujo sumo é excelente para queimaduras de sol. A compressa de pepino no rosto deixa a pele fresca e macia e nos olhos alivia qualquer inflamação. Comer o pepino com casca ou tomar seu suco ajuda em todos os sintomas quentes, como conjuntivite, dor de
garganta, espinhas, furúnculos. Pode ser cru, cozido ou na sopa, mas a presença da casca é importante, por isto procure pepinos orgânicos.
Outro vegetal gostoso que refresca externa e internamente é o aipo, ou salsão, que pode ser comido junto com as refeições, ou nos intervalos, ajudando a reduzir o apetite quando ele é excessivo. Sumo de aipo com um pouquinho de limão é a receita tradicional chinesa para tratar por dentro os sintomas de muito calor no corpo e na cabeça. Às vezes isto acontece no alto verão, quando o corpo fica tão quente que nem o banho refresca. Uma saladinha de aipo, ou seu suco, pode ser a grande pedida para resolver a questão.
Gorduras do Bem
A fruta mais famosa por embelezar e proteger a pele é o abacate, que tem alto teor de gorduras fáceis de digerir e processar. A questão é que, cá na terrinha, a mania é bater o abacate com leite e açúcar, ou creme de leite, ou leite condensado, e aí ele perde completamente a personalidade, ou melhor: ganha outra, que pode complicar mais do que ajudar. Leite e açúcar não cabem em nenhuma receita de pele bonita porque o leite retarda a digestão e o açúcar fermenta.
Como, então, comer o abacate? Como ele é, ora essa, só que sem casca. Ou então como os mexicanos, amassando com o garfo e acrescentando sal, limão, coentro ou salsinha, tomate picado (guacamole). Sem contar que fica delicioso como molho para a dita cuja, batido no liquidificador com os temperos e um pouquinho de água, e isto também se passa no pão, ao invés de maionese. Mas se for forte, tremendo e poderoso o desejo de comer o creme de abacate, pode bater com suco de laranja ou água em vez de leite, que fica muito bom. Um truque para ele não escurecer antes de ser comido: deixe o caroço dentro.
E já que falamos nela, água, muita água. Mas isto todo mundo sabe: que a água limpa, refresca, renova e que não existe pele sadia sem esta limpeza de dentro para fora, que se intensifica quando o corpo transpira. Ou não sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário