29.7.06

O DENTE DO SISO

Programados biologicamente para nascer aos 18 anos (ou próximo a isto), o siso tem encontrado empecilhos para surgir. O problema com o terceiro molar (ou siso) decorre da alimentação infantil inadequada, calcada basicamente na ingestão de alimentos líquidos e semi- sólidos (conhecida como geração "Danoninho"). Afinal, o maior estímulo de crescimento do osso maxilar é a mastigação eficiente na idade de crescimento.

SUA EXTRAÇÃO NO MOMENTO ADEQUADO PODE EVITAR PROBLEMAS NA ARCADA
A retirada do dente do siso é vista como tabu pela maioria das pessoas por causa do medo do procedimento, medo de dentista ou por simples falta de informação. Na verdade, a não-extração do siso pode acarretar problemas ainda mais graves do que passar pela cirurugia no momento adequado. Em grande parte dos casos, os dentes inclusos acabam por desestabilizar a arcada dentária, principalmente a inferior, em consequência da curva de erupção.
A mastigação incorreta na infânica prejudica o último dente, o dente do siso. As técnicas cirúrgicas para remoção do dente de siso evoluíram muito e não existe mais motivo para evitar a extração. O paciente não pode e não deve sofrer nem antes, nem durante nem depois da remoção.
Atualmente, não há motivos para temer a retirada do dente em razão da tecnologia empregada na radiografia bucal. Hoje, o especialista pode avaliar por meio de tomografias tridimensionais, a posição exata do dente e sua relação anatômica com a passagem dos nervos, inclinação das raízes e outras informações. Tudo isso já serve para minimizar os efeitos do procedimento e reduzir também consideravelmente o tempo de cirurgia.
O momento ideal para remoção do siso é quando as raízes ainda não foram cocontra cada vez mais raro. Por isso, o crescimento fica em débito e consequentemente o último dente (dente do siso) é o mais prejudicado.
Uma ajuda bem- vinda para lidar como o medo de dentista é o recurso adicional da anestesia para atenuar as dores da extração. Para esse procedimento cirúrgico pode- se usar, além da anestesia convencional, a sedação consciente nos pacientes muito ansiosos ou que tem muito medo da cirurgia. Este tipo de sedação faz baixar o nível de tensão do pacinte permitindo um trabalho mais tranquilo e sem angústia para ele e também para o cirurgião. Mesmo com uma cirurgia tranquila, o paciente deve seguir as instruções de repouso, gelo, alimentação leve, cuidados, higienização e medicação adequada.

2 comentários:

  1. Olá, tenho q extrair 4 sisos sendo 2 inclusos...estou muitissimo nervosa...em Pânico!
    Voce falou em sedação...seria sedar e dormir durante a cirurgia?
    obrigada aguardo sua resposta
    bj

    ResponderExcluir
  2. Não, a sedação é consciente, apenas para baixar a tensão do cliente.

    ResponderExcluir