28.1.06

AMIGOS DE VERÃO

No alto verão, bem faz quem pensa na pele: sol, sal e vento se tornam facilmente excessivos quando se passa muito tempo ao ar livre, seja na montanha, seja no mar.
A pele é o maior órgão do corpo humano. Num adulto, pesa cerca de 4 kg. São quase 2 m2 de um tecido que respira, fabrica vitamina D, movimenta sangue, secreta óleo, transpira, elimina resíduos, alimenta células. E é cheio de terminais nervosos que transmitem ao cérebro sensações de frio, calor, dor, prazer e sutilezas como a proximidade da pele de outra pessoa, desencadeando os estímulos necessários à excitação sexual, se for o caso, ou sinais de perigo, se o caso for outro.
Mas este tecido tem 3 camadas- epiderme, derme e tecido subcutâneo-, e a verdade é que a pele visível é toda feita de células mortas. Elas nascem no fundo da epiderme e vão gastando suas qualidades vitais à medida que se movem para a superfície, onde seu destino é esfarelar para dar lugar às outras que vem atrás. Assim a pele se renova constantemente.
Por isso é que os filtros solares e cremes podem ajudar um pouquinho na manutenção da pele, mas o que vai realmente deixá- la forte e sadia é outra coisa que também dá muito prazer- comer. Oba!
Para começar: maçã. Além de ser gostosa desde os tempos de Eva, ela refresca e hidrata o corpo todo. Suas fibras removem o colesterol, os resíduos da radiação e metais tóxicos, como chumbo e mercúrio. Limpa o fígado, a vesícula e o tubo digestivo, inibindo o crescimento de micróbios. Olhos irritados ou edemaciados (inchados)? Compressinha de maçã durante 15 minutos. Febre? Maçã ralada, ou seu sumo. Falta de apetite? Maçã.

Sacolão de Férias
Junto com a maçã, na cestinha de férias, vai o pepino, cujo sumo é excelente para queimaduras de sol. A compressa de pepino no rosto deixa a pele fresca e macia e nos olhos alivia qualquer inflamação. Comer o pepino com casca ou tomar seu suco ajuda em todos os sintomas quentes, como conjuntivite, dor de
garganta, espinhas, furúnculos. Pode ser cru, cozido ou na sopa, mas a presença da casca é importante, por isto procure pepinos orgânicos.
Outro vegetal gostoso que refresca externa e internamente é o aipo, ou salsão, que pode ser comido junto com as refeições, ou nos intervalos, ajudando a reduzir o apetite quando ele é excessivo. Sumo de aipo com um pouquinho de limão é a receita tradicional chinesa para tratar por dentro os sintomas de muito calor no corpo e na cabeça. Às vezes isto acontece no alto verão, quando o corpo fica tão quente que nem o banho refresca. Uma saladinha de aipo, ou seu suco, pode ser a grande pedida para resolver a questão.
Gorduras do Bem
A fruta mais famosa por embelezar e proteger a pele é o abacate, que tem alto teor de gorduras fáceis de digerir e processar. A questão é que, cá na terrinha, a mania é bater o abacate com leite e açúcar, ou creme de leite, ou leite condensado, e aí ele perde completamente a personalidade, ou melhor: ganha outra, que pode complicar mais do que ajudar. Leite e açúcar não cabem em nenhuma receita de pele bonita porque o leite retarda a digestão e o açúcar fermenta.
Como, então, comer o abacate? Como ele é, ora essa, só que sem casca. Ou então como os mexicanos, amassando com o garfo e acrescentando sal, limão, coentro ou salsinha, tomate picado (guacamole). Sem contar que fica delicioso como molho para a dita cuja, batido no liquidificador com os temperos e um pouquinho de água, e isto também se passa no pão, ao invés de maionese. Mas se for forte, tremendo e poderoso o desejo de comer o creme de abacate, pode bater com suco de laranja ou água em vez de leite, que fica muito bom. Um truque para ele não escurecer antes de ser comido: deixe o caroço dentro.
E já que falamos nela, água, muita água. Mas isto todo mundo sabe: que a água limpa, refresca, renova e que não existe pele sadia sem esta limpeza de dentro para fora, que se intensifica quando o corpo transpira. Ou não sabe?

25.1.06

GINÁSTICA EXECUTIVA

Quer outro motivo para colocar mais exercícios no seu dia- a- dia? Um estudo recente mostrou que pessoas em forma trabalham mais atentamente e com maior eficiência. A empresa fica perto da sua casa? Então deixe o carro e vá andando ou pedalando. Se a distância é grande, pare em uma vaga mais longe ou desça no ponto de ônibus anterior. Outra opção é incentivar os colegas a chamar um personal trainer para dar aulas na própria empresa. Vocês ainda podem formar grupos de caminhada, corrida ou ciclismo para treinar depois do expediente. Matricular- se em uma academia próxima também é uma boa pedida. Você pode malhar antes de encarar o dia de trabalho, depois ou até mesmo na hora do almoço.

14.1.06

QUENTE OU FRIO?

Caiu, bateu, machucou durante a ginástica, e agora? O melhor a fazer é aplicar uma compressa gelada na região imediatamente, a fim de evitar o inchaço e a formação de hematoma. A temperatura fria funciona para aliviar também dor de cabeça e inflamações, enquanto o calor ajuda a tratar cólica menstrual e dores musculares.

7.1.06

CONHECENDO A GELÉIA REAL!

Geléia real é uma substância viscosa, amarelada, produzida pelas abelhas amas para a alimentação inicial dos embriões (até o terceiro dia) e para a alimentação da Rainha durante toda a sua vida. Uma abelha normal vive em torno de 6 semanas, enquanto a Rainha, por se alimentar ininterruptamente com Geléia Real, amplia sua vida até 4 anos ou mais.

Como a Geléia real age em seu corpoAo começar a se nutrir com geléia real, você notará...
Eliminação do cansaço físico e mental- por ser 100% pura, a geléia real contém proteínas, vitaminas e sais minerais que fortificam seu organismo.
Normalização do apetite- agindo a geléia real em todo o seu organismo, ela equilibra as funções gástricas.
Ativação das funções cerebrais- a geléia real tem a propriedade de manter o cérebro jovem, sem o desgaste dos dias atuais e propiciando um maior rendimento da memória e das atividades intelectuais.
Fortalecimento do sistema imunológico- elevando as substâncias que seu organismo necessita diariamente, você terá mais vigor para executar suas obrigações e prazeres.
Fortificação da visão- com os nutrientes encontrados na geléia real, constatou- se que existem componentes que fortificam substancialmente o sistema ocular.
Regularização do aparelho digestivo- a geléia real equilibra seu corpo de tal forma, que reflete em seu intestino, fazendo- o trabalhar dentro das características de seu dia- a- dia. Também age como revigoradora do fígado.
Rejuvenescimento da pele- esta atuação se verifica tanto a nível celular, como de epiderme, podendo ainda a geléia real ser colocada em composições cosméticas.

Geléia real não é remédio. É um alimento concentrado.
Tem sido usada como um tônico energético para retardar os efeitos da idade, amenizar o sofrimento de doenças crônico- degenerativas, epilepsia, hepatites, cirrose, artrites, reumatismo e distúrbios da menopausa.

Nutrientes encontrados em geléia real:
  1. Água- 60%
  2. Proteínas- 12 a 18%
  3. Minerais
  4. Aminoácidos
  5. Vitaminas encontradas em grande quantidade- B1, B2, B3, B5, B6 e B9
  6. Vitaminas encontradas em pequena quantidade- B12
  7. Vitaminas encontradas em bem pouca quantidade- A, C. D e E
Como administrar a geléia real
  • Em geral- sugerimos de 0, 5 a 1, 0 g diariamente em jejum, colocando em baixo da língua com uma espátula de plástico ou madeira. Pode ser ingerida com mel de abelhas ou em suco de laranja, limão ou em água filtrada, diluída em pouco líquido (3 dedos de 1 copo, aproximadamente). Administrar no mínimo 60 dias ininterruptamente.
  • Em caso de fraqueza geral, doenças graves, convalescença- sugerimos tomar mais vezes ao dia (5 a 7 vezes) com doses menores, de 0, 25 g.
  • Em caso de doenças pulmonares, fígado e intestino- sugerimos ingerir a geléia em jejum, 0, 5 g a 1, 0 g, e antes de dormir, 0, 05 g.