26.8.06

GENGIBRE PARA ALIVIAR A NÁUSEA

Quem sofre o temido efeito colateral das sessões de quimioterapia pode encontrar melhora nessa raiz de sabor picante. Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, testaram o gengibre em um grupo de pacientes que não respondiam às drogas tradicionais contra náuseas. Alguns estudos também sugerem o benefício em grávidas- que só devem usá- lo com orientação médica- ou quem costuma passar mal em viagens. Para tirar proveito do gengibre, vale apreciá- lo de todos os jeitos- chá, sopas e pães são só alguns deles. Evitem a raiz aqueles que tem distúrbios no sangue e precisam tomar anticoagulantes ou altas doses de aspirina.
Raiz para toda obra
Seus poderes digestivos são tão alardeados que os japoneses costumam servir uma porção de gengibre à mesa. Figurinha fácil na culinária oriental, ele serve para aromatizar todo tipo de receita, mas é especialmente usado nos molhos. A raiz fresca, ralada ou em cubos, cai bem em sopas e sobremesas. Em pó entra no preparo de biscoitos. Embora dure bastante, é aconselhável conservá- la na geladeira e em embalagem fechada.

19.8.06

MÚSCULO MURCHINHO

A perda de tonicidade muscular é causada principalmente pela falta de exercícios físicos.
Por que eu fiquei assim?
Vira alvo fácil desse mal quem vive adiando a malhação ou só fica nas atividades aeróbicas, como corrida e caminhada. Sim, porque a musculação e a ginástica localizada destróem as fibras musculares obrigando- as a se recuperarem e, consequentemente, aumentarem o tamanho dos músculos.
Para ter certeza de que esse é o seu caso...
Vá para a frente do espelho sem roupa, respire fundo e mexa o corpo para ver se as coxas balançam e o quadril treme. E dê um tchau para notar a quantas anda o braço. Se a movimentação for intensa... veja a sugestão de tratamento abaixo.
Pilates
O que é
Esse tipo de exercício realizado de forma personalizada por um fisioterapeuta melhora a força e a resistência muscular sem provocar hipertrofia, ou seja, o aumento do volume da massa magra.
Vantagem
Já no primeiro mês de tratamento é possível notar o corpo mais firme. Devem ser feitas duas por semana por pelo menos 2 meses.
Manutenção
Uma sessão a cada 7 dias é o suficiente para continuar durinha.

12.8.06

DESINFLAME COM VITAMINA C

A vitamina C é a mais popular das vitaminas. Até crianças sabem que devem tomar suco de laranja para evitar a gripe. Mas essa vitamina não ajuda somente o sistema imunológico. Pesquisas recentes descobriram que altos níveis dessa substância no sangue também estão associados aos efeitos antiinflamatórios. Seus efeitos são positivos em pessoas com diabetes, problemas cardiovasculares, articulares, alergias, entre outros. Por isso, não deixe faltar em sua alimentação diária laranja, kiwi, acerola, entre outras frutas ricas desse nutriente.

6.8.06

RISCOS DA OBESIDADE

Obesidade é mais do que um problema com a aparência . É um perigo para a saúde. Milhares de mortes relacionadas à obesidade acontecem todos os anos. Vários problemas médicos graves tem sido relacionados à obesidade, incluindo diabetes tipo 2, doenças no coração, hipertensão arterial (pressão alta) e infarto. Obesidade também está relacionada a maiores taxas de tipos de câncer. Homens obesos tem maior probabilidade de morrer de câncer de cólon, reto ou próstata. Mulheres obesas tem mais chances de morrer de câncer de mama, útero e ovários.
Outras doenças e problemas de saúde relacionado à obesidade incluem:
- Cálculo biliar e doença na vesícula biliar;
- Doença no fígado;
- Osteoartrite,uma doença na qual as articulações se deterioram. Isto pode ser resultado de excesso de peso nas articulações;
- Gota, outra doença que afeta as articulações;
- Problemas pulmonares, incluindo apnéia do sono- na qual a pessoa para de respirar por curto período de tempo enquanto dorme;
- Problemas no sistema reprodutivo de mulheres, incluindo infertilidade e irregularidades no ciclo menstrual.
Profissionais da saúde geralmente concordam que quanto mais obesa for a pessoa, maior probabilidade terá de desenvolver problemas de saúde.