29.10.06

EXISTE ALGUMA ALTERNATIVA PARA REMOVER A SUJEIRA DE POLUIÇÃO DO ROSTO?

Há uma máscara com efeito semelhante ao dos produtos industrializados. Ao misturar uma xícara (de chá) de aveia em flocos com duas colheres (de sopa) de óleo de calêndula você tem um excelente emoliente com ação calmante e anti- séptica, que pode ser usado em todos os tipos de derme. Aplique esse mix em forma de pasta sobre a face fazendo movimentos circulares, mas sem pressionar. Deixe agir por 20 (vinte) minutos e retire com água morna.

14.10.06

VERDURAS E FRUTAS CONTRA CÂNCER DE MAMA

Mulheres que consomem 4 ou mais porções de verduras ou frutas por dia tem 50% menos chance de ter câncer de mama do que as mulheres que consomem duas porções ou menos por dia.
Esta foi a conclusão da Universidade de Oregom- USA, apresentada no congresso de prevenção do câncer, na cidade de Phoenix.
Mulheres devem mudar os costumes de consumo e comer mais frutas e verduras para evitar câncer de mama. Concluiu o líder da pesquisa Jackilen Shannon que estudou e comparou o padrão da alimentação de 378 mulheres com câncer de mama e 1070 mulheres sem câncer de mama.

8.10.06

PLANO ANTIINCHAÇO

Muitas vezes, é o Líquido que se acumula entre as células que faz o jeans ficar insuportavelmente apertado, mas é possível descongestionar os tecidos e eliminar esse excesso, a ponto de substituir o número 44 pelo 42, ou menor ainda, em pouco tempo. A estratégia é prestar atenção aos ingredientes de cada prato e cuidar para que o sangue circule livremente, com massagens e atividade física, mais ainda nos dias que antecedem o período menstrual.
  1. Mais Água- Beber para estimular o funcionamento dos rins é a melhor forma de eliminar líquidos, inclusive os que ficam retidos onde não deveriam estar. Sobre a quantidade ideal, atenção: quem espera sentir sede para beber já passou do ponto- esse é um claro sinal de que o corpo está desidratado. Mas também não é o caso de exagerar: 8 copos por dia é uma boa medida. Pode ser menos para quem não dispensa frutas, como melancia e abacaxi, e verduras, que são fonte de água. A cor da urina ajudar a avaliar se o corpo precisaou não de mais água. O ideal é que esteja sempre bem clarinha.
  2. Mil Chás- Recomendo chás de plantas que combatem o inchaço, como cabelo de milho, tomilho e folhas de abacateiro, encontradas em mercados e farmácias de manipulação.
  3. Na Banheira- Para incrementar o efeito descongestionante, adicione flores de camomila.
  4. Menos Sal- Além de reter água, o sal estimula o apetite, porque aumenta a salivação e a acidez gástrica. Tome cuidado com os pratos prontos: o sal costuma ser usado para acentuar o sabor nos legumes em conserva e enlatados em geral, sopas prontas e biscoitos. Dose também o consumo de alimentos naturalmente ricos em sódio, como leite e queijos (mesmo os lights) e condimentos como a mostarda e o molho de soja. No restaurante japonês, prefira o shoyu light ou dilua o tradicional em um pouco de água. Saudável também é perder o hábito de salgar os pratos antes mesmo de experimentar e aprender a temperar com ervas e especiarias.
  5. Em ritmo de Marcha- Reter líquido pode acrescentar muitos quilos ao seu peso- quilos que ficam concentrados na parte baixa do corpo por causa do mau retorno da circulação venosa e linfática. Caminhe pelo menos 3 vezes por semana e, se puder, marche, dando passos curtos e levantando os joelhos durante 15 minutos: esse movimento mobiliza os músculos profundos da perna, ativando a circulação.
  6. Ajuda Manual- A drenagem linfática é a massagem ideal para diminuir o edema (inchaço). Com pressões suaves, mas certeiras, no percurso dos vasos, a técnica ativa o retorno da circulação- por isso é a mais indicada para tratar edemas pós- operatórios. Como tratamento estético, a técnica favorece a eliminação dos líquidos e toxinas que o corpo retém. O ideal é fazer pelo menos 10 sessões de 40 minutos, uma vez por semana.
  7. Pós- Massagem- A circulação linfática agradece a ajuda da gingko biloba e do hamamélis. O chá de castanha- da- índia (ralada) melhora a circulação, e o de cavalinha ajuda o corpo a eliminar toxinas pela urina, que fica bem densa.
  8. Operação TPM- O peso pode aumentar de 1/ 2 a 2 quilos por ciclo, resultado da instabilidade hormonal. Magnésio (nas nozes, amêndoas e laticínios em geral), vitamina B6 (nos cereais integrais, frutas e verduras) e óleo de prímula são fortes aliados para contra- atacar a retenção de líquidos, típica do período. A banana é rica em potássio, nutriente essencial para quem costuma ficar edemaciada.
  9. SOS Proteínas- O menu tem que incluir proteínas antes e durante o período menstrual: nessa fase, a falta do nutriente favorece o vazamento aquoso para fora dos vasos sanguíneos, gerando o inchaço. Para não reter líquidos, a dosagem diária recomendada é de 1g de proteínas por quilo do corpo- ou seja, 60g de proteínas para alguém que pesa 60 kg. Não é difícil atingir esse volume: 30g em uma fatia grande de queijo branco (que caiba na palma da mão) + 20g em 2 ovos.
  10. Efeito Esponja- No novo "Você é o que você come- a Dieta definitiva" (Editora Alegro) a nutróloga inglesa Gillian Mckeith recomenda comer feijão- azuki. Repleto de nutrientes reguladores do peso, esse feijão age como uma esponja, absorvendo o excesso de líquidos do organismo.

1.10.06

ENXAQUECA E ALIMENTAÇÃO

A enxaqueca é um problema muito comum. Os estudos mostram que uma pessoa a cada 5 (cinco) sofre dela. Além de dor de cabeça forte, a pessoa com enxaqueca pode ter uma série de outros sintomas, como náuseas, vômitos, tonturas, visão embaraçada, formigamentos pelo corpo, etc.
Diversos alimentos podem provocar enxaqueca. De modo que é importante saber o que evitar em termos de alimentação. Aqui vai uma lista dos principais a evitar, para essas pessoas:
  • Queijos (exceto queijo fresco)
  • Chocolate
  • Café
  • Qualquer tipo de álcool
  • Qualquer alimento fermentado
  • Alimentos contendo Aspartame (que é um adoçante artificial)
  • Alimentos contendo Glutamato monossódico (que serve para enriquecer sabor, sendo muito usado na cozinha chinesa, e que leva gente predisposta a ter uma enxaqueca denominada "síndrome do restaurante chinês")
  • Frutas cítricas
  • Salsicha
  • Salame
Tão importante quanto evitar o alimento errado, é não deixar de alimentar- se. Ficar muito tempo sem se alimentar leva a uma baixa do açúcar no sangue (hipoglicemia), para a qual as pessoas que sofrem de enxaqueca são muito sensíveis.