24.11.07

TROFOLOGIA

Trofologia é a ciência que nos ensina a cultivar ou restabelecer a saúde mediante uma alimentação adequada às necessidades do nosso corpo. Saber alimentar-se é condição indispensável para conservar e também recuperar a saúde. Com efeito, todas as funções orgânicas dependem da qualidade do sangue e, sendo este um produto da nutrição geral e especialmente da digestão, os alimentos adequados produzem sangue puro com tecidos e órgãos sãos, ao passo que a alimentação inadequada contamina o sangue e altera as funções orgânicas.
O nosso corpo é dependente da qualidade dos alimentos que o nutrem e o mantém. Assim um sangue nutrido por frutas cruas será mais fluido, vitalizado e alcalino, isento de matérias ácidas, pois as frutas mais ácidas, produzem reação alcalina no sangue. O sangue, no entanto, torna-se impuro devido às fermentações pútricas do intestino.
Digerir alimentos bons é formar sangue bom. Por isso que uma digestão normal é fonte de sangue puro.
As más combinações alimentares produzem manifestações desequilibradas de gases e envenenamento do sangue. Muitas vezes a pessoa nada sente, mas seu sangue impuro produzirá, em algum momento, o aparecimento de doenças, geralmente crônicas, ligadas ao fígado, intestinos, pulmões, coração e pele.
Os alimentos tendem a produzir temperaturas térmicas no aparelho digestivo. Alguns alimentos o refrescam e outros o tornam febril.
Os alimentos que refrescam, geralmente são os que se comem crus, no seu estado natural, como frutas, oleaginosas, talos, folhas verdes e algumas raízes como nabo, beterraba, etc...
A maioria dos alimentos cozidos, exigem prolongado esforço digestivo e congestiona as mucosas estomacais, elevando assim a sua temperatura. Essa febre interna se agrava quando se ingere com alimentação cadavérica (carnes em geral), bebidas alcoólicas, gasosas e condimentos picantes (catchup, mostarda, etc...)

Alimentos recomendados para uma boa digestão e longevidade:
  • Frutas frescas como morangos (eliminam o ácido úrico, aliviam a "gota" e promovem a manutenção das articulações), pêssegos (ajudam a purificar o sangue e a tonificar todo o organismo), ameixas pretas ou amarelas (tem propriedade laxativa), melões (ajudam o intestino na evacuação, ajudam os rins), melancias (ajudam os rins)
  • Oleaginosas como azeitonas, castanhas diversas (eliminam do nosso corpo todas as toxinas e nos tornam imunizados contra muitos venenos alimentares [radicais livres, por exemplo])
  • Folhas verdes como couve, alface, repolho, alcachofra, couve-flor, acelga, espinafre, aipo
  • Raízes como nabo, cenoura, batata doce, cebola, alho, aspargo
  • Alimentos com grãos verdes como ervilhas, feijões, lentilhas, favas
  • Cereais com propriedades fibrosas como trigo, milho, aveia, centeio

17.11.07

O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO NO CLIMATÉRIO

A alimentação deve sofrer uma redução de 200 a 400 calorias diárias, devendo ser pobre em gorduras e açúcares, e rica em frutas, vegetais, fibras e grãos. A ingestão de cálcio e vitamina D é fundamental . O magnésio, que também ajuda a complementar a dieta, pode ser encontrado nos cereais de trigo integral, castanhas, iogurte, vegetais verdes e legumes. Bebidas como café, chá, colas e outros refrigerantes devem ser evitadas ao máximo, assim como bebidas alcoólicas. Evite também alimentos ricos em sódio.
Outras recomendações
Evitar fumar e praticar regularmente exercício físico ajuda a manter o peso. Além de reduzir a pressão arterial e prevenir o aparecimento da osteoporose e de doenças cardiovasculares. A glicemia, os níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial, devem ser controlados regularmente. Algumas técnicas de relaxamento e meditação ajudam a ultrapassar melhor os sintomas carcterísticos da menopausa.

10.11.07

OS BENEFÍCIOS DO SELÊNIO

A vitamina E e o selênio são sinérgicos. Isso significa que o uso dos 2 juntos é mais eficaz do que a soma dos efeitos de cada um separadamente.
Tanto a vitamina E como o selênio são antioxidantes e evitam ou, pelo menos, reduzem o envelhecimento e o endurecimento dos tecidos pela oxidação.
Parece que os homens precisam mais de selênio. Quase a metade do suprimento de seu organismo está concentrada nos testículos e em partes do duto seminal adjacente à próstata. Eles também perdem selênio ao expelir o sêmen.
Ainda não foi estabelecida uma dosagem oficial, mas em geral toma-se 50 mcg a 200 mcg.

O que ele pode fazer por você:
  1. Ajudar a manter a elasticidade dos tecidos
  2. Aliviar as ondas de calor e os incômodos menstruais
  3. Ajudar no tratamento e na prevenção da caspa
  4. Possivelmente, neutralizar certos cancerígenos e proporcionar proteção contra alguns tipos de câncer
A deficiência de selênio causa perda prematura de energia.
Melhores fontes naturais:
  • Castanha do Pará
  • Germe de trigo
  • Farelo de trigo
  • Cebola
  • Tomate
  • Brócolis

3.11.07

O SONO E A BELEZA

Sono traz beleza para homens e mulheres. Levantar disposto e com as energias refeitas é algo que deixa a sensação de bem estar em qualquer pessoa. Para isso, uma boa noite de sono e descanso torna-se fundamental. É o prazer de dormir as horas necessárias exigidas pelo organismo, já que determinadas pessoas precisam de mais e outras de menos tempo de sono para sentirem-se bem. Mas, com certeza, não é só por prazer que é preciso dormir. O sono é um estado fisiológico e, portanto, necessário para o bom funcionamento do organismo. Ao mesmo tempo que as células são restauradas durante o sono, alguns hormônios- entre eles o do crescimento- são liberados neste período. Diante disso, não é difícil concluir que o sono traz benefícios para a beleza de homens e mulheres. Ao deixar de dormir, a pessoa apresenta expressão de cansaço e irritabilidade. Isso porque todo o organismo foi forçado a gastar uma energia que não conseguiu repor. Além destas consequências, surgem as indesejadas olheiras e a aparência ruim.
Atenção aos Sinais
Prestar atenção aos sinais de cansaço do organismo é algo saudável. Produzimos um hormônio chamado melatonina, considerado sinalizador do sono. Ele é produzido no final do dia. Através dele sabe-se que é hora de descansar e é muito bom respeitar este ritmo natural do organismo. Muitas vezes, uma simples cochilada ajuda bastante.
Está provado cientificamente que uma pessoa que consegue dormir cerca de 15 minutos durante o dia, ou dar a famosa cochilada, acorda com melhor aparência e maior facilidade para desenvolver trabalhos intelectuais.
Cuidados Básicos
Alguns cuidados podem ser tomados para facilitar um sono tranquilo e relaxante:
  • Evitar banhos muito quentes, pois atrapalha a circulação e o organismo demora para retomar seu equilíbrio, dificultando o sono.
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína (café, chá mate, chá preto e coca-cola, por exemplo) e cigarro.
  • Fazer a última refeição pelo menos 3 horas antes de dormir.
  • Manter o quarto arejado.
  • Tornar a casa em um ambiente tranquilo.
  • Se possível, fazer uso de massagem antes de dormir.
Fitoterapia
Recomenda-se tomar 1/2 copo de chá de valeriana ou mulungu à noite. Ferver duas colheres (de sopa) da erva em 1 copo de água, por 5 minutos e apagar o fogo. Deixar descansar por mais 5 minutos, coar e tomar ainda morno.