30.9.08

SEGREDOS DA LONGEVIDADE

O estilo de vida adotado depois dos 70 anos pode influenciar a chance de uma pessoa chegar aos 90 anos. Os fatores influentes na longevidade, após os 70 anos, são diabetes, fumo, prática de exercícios, hipertensão arterial (pressão alta) e peso.
Homens que mantêm estilo de vida saudável considerando esses fatores, tem 54% de chances de viver até 90 anos. A expectativa de vida é determinada em 30% pelos genes e o restante será estabelecido por fatores relacionados ao estilo de vida. Se você me pedir para escolher uma coisa que deve ser feita, eu diria duas coisas: não fume e faça exercícios.

13.9.08

DISLIPIDEMIAS- OS SILENCIOSOS VILÕES

Embora a expectativa de vida do homem continue aumentando e a longevidade seja uma promessa já para as gerações atuais; o aparecimento de doenças cardiovasculares é tido mundialmente, como a principal causa mortis entre a população, significando aproximadamente 66% nos países desenvolvidos.

O colesterol e os triglicerídeos são algumas das gorduras encontradas na corrente sanguínea; como não se dissolvem totalmente na água elas são transportadas no sangue sob a forma de partículas chamadas VLDL, LDL e HDL.

❤As LDL ou “mau colesterol”: são lipoproteínas de baixo peso molecular e se acumulam mais facilmente nas paredes das veias e artérias, aumentando o risco da incidência de infarto do miocárdio;
❤As HDL ou “bom colesterol”: são lipoproteínas de alto peso molecular, protegem o coração retirando o excesso de LDL das paredes das artérias, diminuindo o risco do infarto;
❤As VLDL são ricas em triglicerídeos, são lipoproteínas de muito baixa densidade com importante papel energético, mas em níveis elevados podem levar à obesidade que também é um fator de risco para a DAC (doença coronária arterial).

As dislipidemias – aumento do colesterol e triglicerídeos – podem causar várias patologias, das quais, a mais preocupante é a aterosclerose, que é defina como o entupimento dos vasos principalmente no coração e na cabeça, resultando no infarto do miocárdio e no acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame.

A aterosclerose é uma doença caracterizada pela formação desordenada de depósitos de lipídeos (gorduras) no interior das artérias, provocando a perda da sua capacidade funcional normal.

A aterosclerose impede a circulação do sangue para as células provocando isquemias (carência de oxigênio por diminuição da irrigação sanguínea) e esta associada à incidência de infartos (morte celular pela falta oxigênio) e a casos de angina (forte dor no peito, devido à falta de sangue no coração).

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Coração – INCOR - as doenças cardiovasculares matam mais que o câncer e a Aids juntas, chegando a ocorrerem 823 mortes por dia.

Porém, o colesterol é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, exercendo funções importantes, como na formação dos ácidos biliares, fabricação dos hormônios e Vitamina D, bem como para os ossos.

Estudos epidemiológicos sugerem que, o consumo habitual de dietas pobres em carnes e gorduras, e ricas em frutas e vegetais reduzem o risco do desenvolvimento de dislipidemias, assim como estão relacionados à prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer.

Fique atento para a quantidade de gorduras ingeridas na sua alimentação, pois a prevenção é a sua melhor aliada!

6.9.08

MEGAPESO

Se você passa muito tempo na internet, cuidado com o ponteiro da balança! O alerta foi dado em um estudo que pesquisou 5.000 mulheres, de 14 a 21 anos de idade. O resultado mostrou que as jovens com mais tempo na frente do computador apresentavam maior crescimento de Índice de Massa Corporal (IMC), em outras palavras, quilos extras. Além dessa avaliação, poucas horas de sono também foram citados como fatores de risco para o ganho de peso.