29.11.08

MÚSICA: MAIS QUALIDADE DE VIDA

Há quem pense que para aprender a tocar um instrumento musical é preciso ter idade certa. Isso não é verdade. A afirmação "música é para todos" a princípio é verdadeira, pois todos podem fazer música, sejam crianças, adultos, idosos, pessoas com ou sem deficiência. O que é certo é que cada um fará música dentro do seu nível e dentro de suas limitações, e é isso que vai nortear a escolha do instrumento que se pretende aprender a tocar. Isso significa que, se a pessoa quer muito tocar um instrumento de sopro, mas tem um problema respiratório grave, existem duas possibilidades: ou ela se trata primeiro e fortalece o pulmão, para depois poder tocar saxofone, ou escolhe um instrumento de sopro que não vá além das suas restrições e nem prejudique sua saúde, como a flauta doce, por exemplo. Os benefícios de aprender a tocar um instrumento musical são muitos. Educação musical não é e não pode ser confundida com musicoterapia, mas isso não quer dizer que o ensino musical não promova melhorias na qualidade de vida do aluno. Elas acontecem sim, uma vez que no decorrer das aulas a pessoa tem a possibilidade de entrar em contato com questões internas a cada desafio e conquista que o aprendizado musical proporciona. A educação musical afeta o indivíduo em todos os níveis: físico, mental, emocional e social. Estimula a memória, diminui o estresse, a timidez, a depressão e a ansiedade. Também aperfeiçoa coordenação motora, a disciplina, a concentração e a atenção. Melhora a percepção e a discriminação auditiva, além de desenvolver a musicalidade, entre outros. Muitas vezes a pessoa deixa de tentar por medo de fracassar. "E se eu não conseguir?" é uma frase que ouve-se muito nos dois primeiros meses de aula. Mas, no decorrer do curso, os alunos sentem que são capazes e renovam a imagem que têm de si mesmos. Eles voltam a se arriscar e a satisfazer seus desejos, recuperam a auto-estima. Percebe-se, principalmente, uma melhora na qualidade de vida. Pesquisas demonstram que pessoas maduras que aprendem a tocar piano ou teclado têm suas taxas do hormônio GH elevadas. Esse hormônio aumenta a retenção de cálcio e a mineralização dos ossos, aumenta a massa muscular e induz à síntese de proteínas, além de colaborar com o aumento do nível de energia. Para quem sempre quis aprender a tocar um instrumento musical, mas não teve coragem, aconselha-se: proponha-se a fazer 3 meses de aula, sem se preocupar com o resultado. A idéia é apenas curtir a experiência e o que vier é lucro. Depois desse prazo decida se continua ou não. Não tenha dúvidas de que essa pessoa vai aprender muito, vai apreciar a experiência e vai querer continuar a aprender música!

22.11.08

DICAS QUE VALEM A PENA SEGUIR

Publicaram recentemente um compêndio com conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

1- Beba um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C. O futuro está na laranja que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

2- Salpique canela no iogurte (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- Troque o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem 4 vezes mais fibras, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- Mastigue os vegetais por mais tempo. Isso aumenta a quantidade de químicos anti-cancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os legumes, melhor efeito preventivo eles têm.

5- Adote a regra dos 80%: sirva-se menos 20% da comida que pretendia ingerir. Evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- Faça as refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e verduras, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

7- Se comer pizza, escolha as de massa fininha. O licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores.

8- Limpe sua escova de dente e troque regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

9- Realize atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória. Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos.

10- Use fio dental e não mastigue chicletes. Acredite ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar 6 anos à sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

11- Ria. Uma boa gargalhada é um mini exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

12- Não descasque com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

13- Ligue para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

14- Desfrute de uma xícara de chá de ervas. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

15- Tenha um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são bons amigos, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

16- Coloque tomate ou verduras frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

17- Reorganize a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides, que combatem o câncer, que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo. Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de gergelim nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

18- E por último, um bocadinho de pequenas dicas para alongar a vida:

*Pense positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

*Seja sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

*Conheça a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados os conselhos, facilmente tornam-se hábitos. É exatamente o que diz uma certa frase de Séneca:
- "Escolha a melhor forma de viver, o costume a tornará agradável."

15.11.08

DESCUBRA O QUE É

Leia os rótulos dos alimentos, verificando os ingredientes e comparando os aditivos químicos de cada produto, optando sempre pelas marcas com menos aditivos:
A- Antioxidantes
Sua função é retardar a ação oxidativa dos alimentos.
Seus possíveis riscos são: hipercolesterolemia (aumento do colesterol), arteriosclerose e litíase (cálculo) renal.
AU- Antiumectantes
Sua função é evitar que o alimento absorva a umidade.
Seu possível risco é que pode prejudicar os rins.
C- C1- Corante natural
C2- Corante artificial
Sua função é dar ou intensificar cor ao alimento.
O corante artificial pode provocar alergia em pessoas mais sensíveis ou quando consumido em excesso. Acredita-se que pode provocar também asma, alterações no sistema nervoso e problemas no feto.
D- Edulcorante
Sua função é substituir o açúcar- adoçante.
Acredita-se que provoque alergia, mudanças de comportamento e pode provocar câncer.
EP- Espessante
Sua função é dar consistência ao alimento.
Seu possível risco é que pode causar irritação no intestino.
ET- Estabilizante
Sua função é ajudar a manter as características do produto.
Seu possível risco é que pode provocar distúrbios gastrointestinais
F- Aromatizante ou flavorizante
Sua função é intensificar o aroma ou sabor dos alimentos, respectivamente.
Os flavorizantes artificiais podem provocar alergia, mudanças no comportamento e disfunções no metabolismo.
H- Acidulante
Sua função é acentuar o sabor ácido.
Seu possível risco é que pode enfraquecer os ossos e provocar problemas hepáticos.
P- Conservante
É usado para conservar o alimento, impedindo ou retardando mudanças provocadas por microorganismos ou enzimas.
Nos embutidos, os conservantes costumam ser os nitritos e nitratos, que podem aumentar o risco de câncer. Outros tipos de conservantes podem causar reações alérgicas e influenciar o sistema nervoso.
U- Umectante
Sua função é impedir o ressecamento, mantém o alimento úmido.
Seu possível risco é que pode provocar alergia e problemas renais.

8.11.08

10 MANDAMENT0S PARA FAZER SEU FILHO COMER SEM SOFRIMENTO

1. Respeite os horários das refeições
Nem sempre é fácil cumprir o cronograma, é verdade. Mas não há pesquisa sobre alimentação que deixe de ressaltar a importância da rotina para as refeições. A criança deve se alimentar 3 vezes por dia (desjejum, almoço e jantar). E quanto mais acostumada com uma rotina, melhor ela irá comer. O problema ocorre quando uma dessas refeições cai bem no momento de uma brincadeira... Aí não há prato que faça seu filho largar o que está fazendo. Nesse caso, seja claro: se não comer naquela hora, terá de esperar pela próxima refeição (mesmo que você tenha de adiantá-la um pouquinho...).
2. Dê o exemplo
Quer uma criança que não faz cara feia para o brócolis? Coma o vegetal com vontade. Não pense que vai criar um filho fã de frutas e verduras se você só come no fast-food.
3. Não faça malabarismos
A criança precisa aprender que comer é importante e gostoso! Ela precisa experimentar e sentir os sabores dos alimentos. Aviõezinhos, brinquedos e televisão acabam distraindo, realmente, a criança daquilo que ela deveria fazer. Segundo várias pesquisas, esse é um passo grande para a obesidade.
4. Desenvolva o gosto de sentar-se à mesa
Quando a família estiver em casa, aposte em refeições coletivas. Seu filho vai associar a hora de comer à satisfação da convivência com a família. E ainda aprender como se comportar, seguindo seu exemplo, ao usar os talheres, cortar os alimentos, etc.
5. Comer = Prazer
A hora da refeição deve ser séria, mas não rígida, ou você transformará a mesa em um verdadeiro campo de guerra. Tudo bem deixar seu filho comer na sala uma vez ou outra. Vale até programar um dia de DVD com jantar na sala... Ah, de vez em quando pode sim!
6. Não transforme guloseimas em prêmio
Sabe aquela famosa frase “Se você comer tudo, ganha sobremesa”? Risque do seu repertório. Falando isso, a criança associa o que está comendo a um sacrifício, e o “prêmio” fica ainda mais apetitoso.
7. Inclua-o na preparação da refeição
Peça a seu filho que ajude a separar os ingredientes, colocá-los dentro da panela, arrumar a mesa, etc. Ele vai ficar ansioso para provar as delícias que fez.
8. Um cardápio para todos
Depois que seu filho passar da fase da papinha, pode comer a mesma comida da família, com o tempero da casa.
9. Considere a diferença entre lanche e refeição
O desjejum, almoço e jantar são as refeições do dia e não devem ser substituídas por lanches. A não ser em um dia especial. Mas vá de receitas saudáveis.
10. Faça uma horta
Plante tudo que o tamanho de seu quintal permitir ou use vasinhos de tempero. Seu filho vai gostar de regar a planta, vê-la crescer, colher e, claro, comer tudo!

1.11.08

QUANTA MAIS BEBIDA, MAIS O CÉREBRO ENCOLHE

Quanto mais você bebe, mais seu cérebro encolhe, dizem os cientistas.
Muitos estudos demonstram que o consumo moderado de álcool pode ser bom para o coração, mas o grupo liderado por Carol Ann Paul, da Faculdade Wellesley, em Massachusetts, comprovou que a bebida não evita a perda do volume cerebral acarretada pela idade. Na verdade, os abstêmios convictos tinham a menor perda cerebral. Em seguida, pela ordem, vinham os ex-consumidores, os consumidores moderados e os consumidores abusivos, segundo o artigo publicado na revista Archives of Neurology. A tendência era mais notável em mulheres do que em homens, o que pode se dever à maior sensibilidade feminina aos efeitos do álcool e à menor massa corporal. As conclusões foram baseadas em dados de 1.839 norte-americanos de 33 a 88 anos, que fizeram relatos sobre o seu consumo de álcool e tomografias por ressonância magnética. Eles fazem parte de um estudo mais amplo em andamento em Massachusetts. Quem bebia mais do que 14 doses por semana tinha o cérebro em média 1% menor do que os abstêmios, segundo os pesquisadores. Em geral, o volume cerebral diminui cerca de 2% por década. A atrofia está vinculada a dificuldades cognitivas e motoras.