23.4.11

DIETA DE DESINTOXICAÇÃO- RECEITA NATURAL

Para auxiliar a limpar o organismo é interessante que, após alguns excessos na alimentação, se faça um ou dois dias com um cardápio mais saudável, focando na desintoxicação do mesmo.

Essa dica já foi dada há tempos no Jornal Hoje por ocasião das festas de fim de ano, mas cabe bem nos dias após o domingo de Páscoa. Vejamos o cardápio da dieta.

Cardápio da Dieta de Desintoxicação

Café da Manhã

  • Suco de limão, capim limão e adoçado com agave (o limão é alcalinizante, mineralizante, bactericida atuando como desintoxicante).

Almoço

  • Salada verde e crua incluindo hortaliças como alface, agrião, rúcula, orégano fresco ou hortelã (folhas são ricas em fibras, vitaminas e minerais)
  • Arroz integral preparado com pouco sal (rico em fibra solúvel, ajuda o funcionamento e a limpeza do intestino).

Lanche

  • Cenoura crua (rica em fibra, ajuda o funcionamento e a limpeza do intestino)
  • Chá de limão, casca de limão, carqueja, boldo (ervas amargas como estas auxiliam na desintoxicação do fígado).

Jantar

  • Salada de folhas com aipo
  • Chá de erva-doce, camomila, boldo (ervas digestivas, diuréticas e calmantes)

16.4.11

DOANDO VIDA


A doação de plaquetas é pouco difundida em nossa sociedade, mas esse simples ato pode ajudar muitas pessoas.
Você sabia que é possível doar plaquetas? Elas são fragmentos de células presentes no sangue e responsáveis pela coagulação, evitando assim uma hemorragia no organismo.
Algumas pessoas acabam tendo esse problema devido a males como leucemias, aplasia da medula óssea, quimioterapia, radioterapia, etc. Por isso, a transfusão de plaquetas é tão importante, pois impede que os sangramentos deixem o organismo mais debilitado ainda, podendo levar até ao óbito.
Através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento, o qual irá separar o sangue nos seus constituintes. O equipamento retém apenas parte das plaquetas, devolvendo para o doador as células restantes. Todo o processo dura cerca de 90 minutos. A doação pode ser realizada a cada semana e a reposição é rápida; é feita em apenas 72 horas.

TIRE SUAS DÚVIDAS
A Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) esclarece as principais dúvidas sobre a doação de plaquetas.
Como se chama esse procedimento?
O processo de doação de plaquetas denomina-se de plaquetaférese. A técnica utilizada chama-se aférese.
Quem pode doar?
Qualquer pessoa saudável com ótimas veias, com 50 kg ou mais e que seja facilmente localizada pela família do paciente quando necessário doar.
Qual tipo de sangue é o mais indicado?
Deve ser preferido o doador ABO- compatível.
Qual o intervalo entre cada doação?
Os exames sorológicos devem ser renovados a cada doação, ou realizados, no máximo, 24 horas antes da doação. Esse procedimento visa aumentar a segurança transfusional, já que existe um período entre a contaminação do indivíduo e a demonstração disto em resultados laboratoriais.
O procedimento é doloroso?
O doador será submetido a duas punções venosas semelhantes a da doação tradicional, uma em cada braço. O procedimento é feito com a ajuda de um equipamento sofisticado, durante o qual o doador ficará sentado, conversando ou assistindo televisão. Mais demorada que a doação tradicional, a plaquetaférese exige uma colaboração maior do doador. Pode ser um pouco incômodo para alguns, mas a chance de poder salvar vidas, com certeza, faz tudo valer a pena.
Eu corro risco de contaminação ao doar plaquetas?
De forma alguma. Durante todo o processo, somente são utilizados materiais estéreis de uso único em sistema fechado, de forma que o sangue do doador não entra em contato direto com o equipamento.
Eu preciso usar algum medicamento?
Não. Durante o procedimento, certa quantidade de anticoagulante circulará por seu sangue para evitar que este coagule no circuito, mas a quantidade é mínima e não o prejudicará de qualquer maneira. Normalmente, um pouco de soro fisiológico é acrescido ao circuito para completá-lo.
Eu posso sentir algum efeito adverso?
Raramente. Alguns doadores podem experimentar sensação de "friagem", tremor ou hipotensão devido ao anticoagulante ou à ansiedade.
Essas plaquetas não me farão falta?
Não, porque cerca de 30% das suas plaquetas serão doadas, sendo que destas, 10% você recupera em um hora e o restante em cerca de 24 horas.