22.3.14

ALIMENTOS COZIDOS NO VAPOR SÃO MAIS SAUDÁVEIS


Você tem o hábito de comer alimentos cozidos no vapor? Saiba que esta é uma maneira muito saudável de preparar comidinhas. “Nesse tipo de preparo, o tamanho, a forma e a composição nutricional dos alimentos pouco se alteram, pois não sofrem ganhos ou perdas de água como acontece em outras formas de cocção, como a fritura e a fervura”, explica a nutricionista Ellen Yonobi, da Nutrhouse Alimentos, de Curitiba, em entrevista à revista Bons Fluidos.
As preparações ao vapor não deixam escapar vitaminas e minerais sensíveis a altas temperaturas ou que são facilmente dissolvidas em água, como o potássio encontrado em grande parte das verduras e legumes, as vitaminas do complexo B presentes em vegetais escuros, e a vitamina C achada no pimentão, na batata e no brócolis.
Atenção! Não precisa abandonar as inúmeras receitas e as dicas herdadas de suas avós. A ideia é estimular e acrescentar um novo sabor e uma nova alternativa na sua vida. Cozinhar ao vapor é mais saudável, menos calórico e prático de fazer. Quer tentar? Dê uma olhadinha nessas dicas que irão ajudá-la nas preparações dos pratos:
• Qual é a melhor panela? A vapor de inox ou a tradicional de bambu. Geralmente, as de metais são mais fáceis para limpar, mas as de bambu são mais charmosas para servir as visitas.
• E os temperos? Jogue na água louro, alecrim, tomilho, alho ou sal. Você também pode fazer um mix com todos eles. 
• Respeite o tempo de cozimento! O de legumes e verduras leva, em média, 10 minutinhos. Procure não misturar alimentos com estruturas diferentes, como batata e cenoura.

15.3.14

SUCO ROSA: TUDO SOBRE A BEBIDA SAUDÁVEL QUE POTENCIALIZA A ATIVIDADE FÍSICA EM 10 %


Nova sensação na Europa, o suco é uma boa aposta para quem quer melhorar o condicionamento físico, além de ajudar na digestão e na redução da pressão arterial. Aprenda uma receita especial desta bebida!


Depois do suco verde, o suco rosa é a nova sensação na categoria das bebidas que fazem bem para a saúde e ajudam a conquistar uma boa forma.

Composto principalmente por beterraba, ele está fazendo muito sucesso na Europa depois que pesquisas feitas nas Universidades de Exeter e de Copenhagen, na Inglaterra e na Dinamarca, respectivamente, concluíram que o suco rosa otimiza o desempenho no esporte e em atividades física entre 5 a 10 %, além de auxiliar também na recuperação dos músculos em até 10 %, diminuindo as chances de lesões após os exercícios.
Por outro lado, ele não é ótimo apenas para ajudar na prática de exercícios físicos. A beterraba tem incríveis benefícios para a saúde também.

A beterraba é um legume com grande fonte de nutrientes do óxido nítrico, que por sua vez é uma substância com a capacidade de reduzir a pressão arterial, ajuda na resistência do organismo e auxilia na digestão por ser rico em fibras. Porém, para que seja cumprida esta função é necessário o consumo in natura da beterraba. Apesar deste legume ser adocicado ao paladar, o seu suco não oferece muitas calorias, já que em 100 gramas de beterraba temos apenas 43 Kcal”, afirma a nutricionista Bianca Souza Maria, do Hospital Alvorada de Brasília.

Quer incluir o suco rosa em sua alimentação saudável ou dieta? Confira uma receita especial feita pela nutricionista, fique em forma e tenha saúde com a bebida!
Receita do Suco Rosa
Ingredientes:

- 1 beterraba pequena e lavada
- 1 pote de iogurte natural desnatado
- 1 copo (100 ml) de água gelada
- 4 morangos médios e vermelhos
- Suco de 1 laranja puro sem sementes
- Mel a gosto

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba assim que preparado. 

1.3.14

CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS PELO HIPERTENSO


Para evitar agravos os cuidados devem redobrar

alimentação é o ponto mais importante e rigoroso a ser seguido por quem sofre de hipertensão (pressão alta). Com o surgimento desse mal, que envolve 23,3% da população brasileira, os riscos do aumento da doença crescem anualmente.Por isso, é bom se cuidar e a precaução é o melhor remédio.

Fique atento a essas dicas para manter uma saúde de ferro.


-Se alimente em horários pré-estabelecidos e fixos, tendo de cinco a seis refeições por dia (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e uma fruta nos intervalos dessas refeições).
-Consuma sempre legumes, verduras e frutas de forma bem variada. Tenha preferência pelos alimentos de coloração forte, como amarelo e verde-escuro.
-Tenha em seu cardápio sempre os alimentos que sejam ricos em fibras, isso envolve legumes, verduras, frutas, grãos e leguminosas (feijão).
-É recomendado evitar os alimentos ricos em açúcares, como refrigerantes, chocolates e doces em geral.
-O sal também deve ser evitado, onde o seu consumo se restringe a apenas o necessário, assim como também, os temperos prontos, alimentos em conserva e industrializados. Tenha preferência por ervas (orégano, salsa, cebolinha etc). As especiarias também podem ser exploradas.
-Reduza o consumo de gordura, tanto em frituras, como alimentos hidrogenados  e principalmente manteiga e margarina.
-Abstenha-se de alimentos de origem animal, prefira sempre os alimentos de origem vegetal.
- O tabaco e bebidas alcoólicas devem ficar, sem dúvida, fora do seu dia a dia. Não só por causa da hipertensão, mas por que faz mal a qualquer pessoa.
- Beba bastante água. A hidratação deve ser primordial.
- Fique atento ao peso ideal, faça regularmente a avaliação do seu índice de massa corporal. O ideal é o peso dividido pela altura ao quadrado.