22.3.14

ALIMENTOS COZIDOS NO VAPOR SÃO MAIS SAUDÁVEIS


Você tem o hábito de comer alimentos cozidos no vapor? Saiba que esta é uma maneira muito saudável de preparar comidinhas. “Nesse tipo de preparo, o tamanho, a forma e a composição nutricional dos alimentos pouco se alteram, pois não sofrem ganhos ou perdas de água como acontece em outras formas de cocção, como a fritura e a fervura”, explica a nutricionista Ellen Yonobi, da Nutrhouse Alimentos, de Curitiba, em entrevista à revista Bons Fluidos.
As preparações ao vapor não deixam escapar vitaminas e minerais sensíveis a altas temperaturas ou que são facilmente dissolvidas em água, como o potássio encontrado em grande parte das verduras e legumes, as vitaminas do complexo B presentes em vegetais escuros, e a vitamina C achada no pimentão, na batata e no brócolis.
Atenção! Não precisa abandonar as inúmeras receitas e as dicas herdadas de suas avós. A ideia é estimular e acrescentar um novo sabor e uma nova alternativa na sua vida. Cozinhar ao vapor é mais saudável, menos calórico e prático de fazer. Quer tentar? Dê uma olhadinha nessas dicas que irão ajudá-la nas preparações dos pratos:
• Qual é a melhor panela? A vapor de inox ou a tradicional de bambu. Geralmente, as de metais são mais fáceis para limpar, mas as de bambu são mais charmosas para servir as visitas.
• E os temperos? Jogue na água louro, alecrim, tomilho, alho ou sal. Você também pode fazer um mix com todos eles. 
• Respeite o tempo de cozimento! O de legumes e verduras leva, em média, 10 minutinhos. Procure não misturar alimentos com estruturas diferentes, como batata e cenoura.

Um comentário:

  1. Adorei! Obrigada por suas informações! Sempre quando vou me alimentar, fico imaginando :" Ai, ai ai quantas calorias terá este alimento tão gostoso :) Agora, pesquisando no google, encontrei esta lista... Muito TOP! Valeu! Tudo de bom!

    ResponderExcluir