15.11.14

OTIMISMO E SAÚDE

Não é novidade que depressão, ansiedade, raiva e sentimentos similares estão relacionados a doenças cardíacas. Uma alta dose de stress, por exemplo, pode fazer o coração bater mais rapidamente e aumentar a pressão arterial, acelerando, assim, a possibilidade de um infarto. Mas não é só isso. De acordo com o jornal Chicago Tribune, um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos EUA, constatou que o contrário também acontece, ou seja, emoções positivas podem tornar alguém mais saudável.

Para a pesquisa, foi monitorado um grupo de 2.618 pessoas ― homens e mulheres ― que passariam por uma angiografia, exame capaz de revelar como o sangue flui pelas artérias que nutrem o coração. Na ocasião, os voluntários responderam a uma pesquisa sobre o que esperavam do futuro e como estaria sua saúde. Quinze anos depois, o estudo concluiu que os voluntários com as melhores expectativas possuíam 24% a menos de chance de morrer por complicações cardíacas.

Posteriormente, outro estudo comprovou algo semelhante, mas desta vez com um grupo de homens que vivia em Boston. Os pesquisadores analisaram, durante 12 anos, a capacidade que os voluntários tinham de controlar emoções positivas e negativas. De acordo com o resultado, entre os que tinham mais autocontrole, apenas 6% sofreram um ataque cardíaco ou morreram por doenças cardiovasculares, contra 14% de vítimas entre os homens incapazes de controlar suas emoções.

8.11.14

11 DICAS PARA UMA MELHOR DIGESTÃO

Uma boa digestão é um componente essencial de saúde e vitalidade

Boa Digestão
Bons alimentos são iguais a boa nutrição
Muitos distúrbios e sintomas relacionados à digestão aparecem mesmo em pessoas que, aparentemente, gozam de boa saúde. Considerados normais, a maioria deles não são levados a sério, até que a coisa se agrava. 


Sintomas como flatulência (gases), eructações (arrotos), diarreia, constipação, sensibilidades a alimentos, indigestão, má absorção, síndrome do Intestino ou Cólon irritável, e uma ampla lista de pequenos inconvenientes fazem parte desse repertório. 



Mas, embora na maioria das vezes sejam desprezados, até por serem considerados episódios de curta duração, com o tempo podem ter efeitos negativos. Imagine um intestino preguiçoso com quilos de matéria fecal velha e tóxica, sem uma evacuação regular. Isso acaba por causar em nosso organismo um incremento significativo do aumento de elementos indesejáveis, bactérias nocivas, presença de radicais livres, e ainda doenças intestinais mais graves. 


A seguir relacionamos 11 dicas, que de acordo com os especialistas, servem de roteiro para melhorar sua digestão e correta absorção dos nutrientes dos alimentos. 


1. Limões

Inicialmente, todas as manhãs antes do café, espremer o suco fresco de 1 limão em 250 ml - 500 ml de água filtrada e sem açúcar. Um pouco de mel pode ser considerado. A eficácia torna-se significativa com uma rotina diária, pois vai ajudar a limpar o estômago de restos e remover qualquer excesso de acidez. Em tempo, o suco de limão é um excepcional curativo para azia, a famosa "queimação de estômago". 


2. Tome uma dose diária de vinagre de Maçã e Suco de Maçã

Outra bebida diária que pode ser tomada pela manhã, ou algum tempo antes do almoço complementa a primeira Dica, e ajuda ainda mais na sua digestão. A dose pode variar entre uma colher de chá e uma colher de sopa de vinagre de maçã orgânico misturado com 250 ml - 500 ml de suco de maçã (o suco feito na hora é mais eficaz). Esta bebida irá equilibrar os sucos digestivos, especificamente para níveis baixos ou elevados de ácido clorídrico, que é um poderoso corrosivo que faz parte do acervo de enzimas gástricas. Em demasia provoca gastrites, úlceras, queimações, e vários problemas causados pelo refluxo dos líquidos estomacais excedentes.

3. Evite bebidas enquanto come
O líquido pode retardar o processo digestivo. Aliás, considere que água, sucos ou chás, consumidos durante as refeições, como de costume, entre uma garfada e outra, são inimigos naturais da boa digestão. Ainda, a cafeína pode causar excesso de produção de ácido clorídrico e deve ser evitada, assim como os derivados do álcool. São fontes de cafeína, alguns chás, café e refrigerantes à base de cola ou guaraná.

Tratamentos naturais podem revelar gratas surpresas

Boa Digestão
Bons alimentos são iguais a boa nutrição
4. Experimente ervas com sabor amargo

Estas geralmente podem ser encontradas em lojas naturais e de comida saudável. O sabor de ervas, alimentos e sucos amargos, aproximadamente 20-30 minutos antes de comer vai aumentar a função digestiva, incentivando a liberação de enzimas digestivas, sucos e ácidos. 

5. Tente Auto-Massagem

Técnicas específicas de auto-massagem e exercícios utilizados como parte de uma rotina diária também vão contribuir para uma melhor digestão. 


Exemplo 1: Exercício Fígado
Este exercício massageia o fígado e a vesícula biliar, tonificando e limpando esses órgãos, para auxiliar na digestão. Ele ajuda a lidar com os gases e desconfortos abdominais. 

Método: Coloque a palma da mão direita no lado direito do corpo abaixo das costelas, e logo acima do osso do quadril. Os dedos devem estar em linha reta apontando para baixo. Pressionando firmemente, mova a mão lentamente até o centro do abdômen, você deve acabar com a palma da mão sobre o umbigo. Repita esta ação 10-20 vezes. 

Exemplo 2: Exercício Estômago
Este exercício é semelhante ao Exercício de fígado, mas é aplicado para o outro lado do corpo. Beneficia a digestão, o baço e o pâncreas, bem como o estômago. 

Método: Coloque a palma da mão esquerda entre a caixa torácica e o osso do quadril esquerdo, com os dedos apontando para baixo do corpo. Mova a mão com firmeza até o centro do abdômen, até que ele estiver acima do umbigo. Repita 10-20 vezes. 



6. Reserve tempo para um rápido Jejum

Esta é uma maneira de permitir que o sistema digestivo tenha uma pausa bem merecida, se alimentando apenas de líquidos. No entanto, para uma primeira vez, você deve tentar o processo por um máximo de 24 horas. Lembre-se sempre de beber bastante suco de frutas. Planeje o seu jejum para dias em que você não estará fazendo muito trabalho físico pesado e possa descansar bastante. 


7. Mastigue bem e devagar

Um dos mecanismos mais importantes da digestão, mas na maioria das vezes, o mais esquecido! A Mastigação é o primeiro estágio da digestão. Não só fisicamente, por quebrar os alimentos, mas emite os sinais para os órgãos que secretam sucos digestivos (enzimas pancreáticas, os ácidos do estômago, etc), a fim de preparar-se para os alimentos a serem recebidos. Também, a lenta mastigação permite que o mecanismo cerebral encarregado de sinalizar a saciedade ou enchimento do estômago, terá mais tempo para agir.

Conhecer as propriedades do que se come é investir em saúde

Boa Digestão
Bons alimentos são iguais a boa nutrição
8. Combinando Alimentos

Combinar alimentos pode funcionar bem para muitas pessoas. A Combinação envolve os três principais tipos de nutrientes. São os carboidratos (massas, batatas, arroz); as proteínas (derivados do leite e grãos) e as gorduras (abacate, óleos vegetais). Logo, combinar um pouco de cada uma das classes de alimentos pode garantir uma boa digestão e correta nutrição. 

9. Limpeza do Fígado e do Cólon

A limpeza do cólon e do fígado através do uso de ervas, alimentos e suplementos, beneficia o sistema digestivo inteiro. Estas são duas das abordagens mais populares para começar com a desintoxicação, que culmina em benefícios a cada parte do corpo, ajudando a eliminar toxinas e abrandar todos os órgãos e as funções corporais. Ervas como Espinheira Santa, Boldo, Jurubeba e Cocullus (calumba), sem dúvida podem ajudar. 


10. Experimente os Chás de Ervas

Existem ervas e raízes que são conhecidas por ajudar no processo digestivo e metabólico. Eis algumas delas que, comprovadamente, são bem eficientes para essa tarefa: Boldo, Carqueja, Cravo, Erva-doce, Gengibre, Camomila, Hortelã, Espinheira Santa, Alfavaca, Canela, Jurubeba e Cocullus (calumba). Lembrando que, a quantidade de ervas influi na qualidade do efeito. Assim, é bom não abusar na dose. Um pequeno punhado, o equivalente a uma colher rasa de sopa, deve bastar para cada preparado. 

11. Identifique quais os alimentos que são indigestos para você

Existem alimentos que são sabidamente indigestos, tais como pinha, gorduras, pimentão, pepino, os condimentados, frituras, etc. O leite e o glúten, amido presente nos derivados de trigo, podem ser a causa de problemas digestivos para muitos. 


Como saber se existe intolerância para alguns alimentos? Simples, fique atento aos sintomas, que podem alternar de uma simples flatulência, para desconforto abdominal, cólicas intestinais, constipação ou diarréia, indigestão (sensação de peso estomacal, com ou sem cólica), azia, enjôo, ou casos severos de intoxicação alimentar. Para aqueles que não toleram a lactose do leite, podem tentar leite de soja; já para os intolerantes ao glúten, as farinhas de milho, arroz e mandioca resolvem a questão.

1.11.14

UMA VIDA OTIMISTA É CAPAZ DE PREVENIR DOENÇAS

otimismo

Sorria sempre, sua saúde

 

agradece


Estudos realizados pela Harvard School of Public Health revelam que pessoas otimistas e que levam a vida sem muita preocupação, têm menos riscos de sofrerem com doenças cardíacas ou derrames. Os cientistas dizem que a sensação de bem estar tranquilidade regulam a pressão sanguínea e o colesterol alto, independente da idade da pessoa ou do seu status sócio econômico.Fatores como estresse e depressão também estão relacionadas a doenças cardíacas.
Os resultados desses estudos revelaram que em 50% dos casos de depressão e fatores ligados a problemas cardiovasculares, pessoas que tem uma vida otimista, podem se libertar desses males com mais facilidade do que pessoas que não tem uma perspectiva de vida positiva.
Mas não são apenas o sorriso e bom humor que trazem resultados positivos, a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável e balanceada também são responsáveis pela boa saúde. Os participantes dos estudos que mostraram resultados positivos praticavam bons hábitos e levavam uma vida livre de vícios.
Estes estudos revelam em especial que o bem estar psicológico é parte fundamental para ter uma vida saudável e duradora. É preciso que a pessoa se mantenha ativa e disposta para ter um padrão de vida saudável entre o corpo e mente. Esses são fatores que estão interligados e que complementam um ao outro.
positividadePara que a população tenha um quadro de saúde rica e exemplar, é preciso que os profissionais de saúdavaliem não só os fatores de saúde do corpo, mas também o bem estar da mente dos seus clientes. É preciso parcerias entre médicos psicólogos para poder diagnosticar as reais necessidades de cada pessoa.
Fique atento aos efeitos que o estresse e a baixa estima podem estar exercendo sobre a sua saúde. Caso esteja sentindo algum desses sintomas procure um profissional e faça um diagnóstico. Mantenha uma boa qualidade de vida unida a lazeralimentação balanceada exercícios físicos. Isso pode fazer uma grande diferença em sua vida como um todo.