5.3.16

A IMPORTÂNCIA DO COLÁGENO PARA A SAÚDE

CAPA-A importância do colágeno para a saúde  corporal
Acredito que não seja novidade para ninguém que consumir alimentos com colágeno é bom para prevenir os sinais da velhice, como as rugas.
Mas você sabia que consumir alimentos com colágeno pode prevenir até doenças, como a osteoartrite?! Saiba o que é, como funciona e muito mais sobre a importância do colágeno para a saúde corporal.

O que é colágeno?

 

O colágeno é uma das proteínas de origem animal presentes no corpo humano, representando aproximadamente 25% do total de proteínas do nosso corpo.
Ela tem como função principal dar firmeza à pele, atuar na formação e na manutenção das cartilagens e, dar sustentação de forma geral, as estruturas do corpo que não tem ossos para as sustentar.
A importância do colágeno como componente proteico da pele, dos ligamentos, dos ossos, das cartilagens e dos tendões é inegável.

Importância do colágeno para as unhas

 

Para deixar as unhas fortes e resistentes, é necessário que aconteça um processo no organismo onde os sais minerais se fixam na unha. É nesse processo que o colágeno e a queratina formam uma rede de proteínas e permite esse processo. Quanto maior a quantidade de colágeno no organismo, maior será a fixação destes minerais essenciais, possibilitando um melhor aspecto e crescimento da unha.
MIOLO-A importância do colágeno para a saúde  corporal (1)

Importância do colágeno para os cabelos

 

O colágeno e a queratina trabalham em conjunto para fazer com que os nutrientes que o cabelo precisa sejam transportados da forma correta e assim permita que o cabelo fique forte, brilhante e sedoso.
Os nutrientes passam pelos folículos pilosos (que atuam como uma ponte dos nutrientes), onde o colágeno está envolvendo esses folículos e tendo como função principal a de manter a integridade do cabelo e a sua espessura.
Conforme a pessoa vai envelhecendo, a maior ingestão de colágeno é necessária, já que á partir dos 25 anos a quantidade de colágeno no corpo diminui em 1,5% por ano.

Importância do colágeno para pele

 

Na pele, o colágeno irá atuar na formação de fibras que sustentarão à pele e irão evitar o aparecimento de rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento.
Quando esses sinais ocorrem são evidencias da queda na produção de colágeno e aparece, principalmente, na pele do rosto.

Colágeno na prevenção de doenças

 

O colágeno também atua na prevenção de doenças como a osteoartrite, muito evidenciada nas pessoas com mais de 60 anos.

Colágeno nos alimentos

 

Podemos encontrar o colágeno em alimentos como:
  • Alimentos ricos em antocianidinas como a cereja, o mirtilo, a framboesa;
  • Nos alimentos ricos em vitamina “C” como, a laranja, a toranja, o limão, o morango, o tomate, o pimentão, o brócolis;
  • Nos alimentos ricos em vitamina “A” como a cenoura, a batata doce, a abóbora;
  • Nos alimentos ricos em vitamina “E” como, o abacate, a semente de girassol, a amêndoa, a semente de abóbora;
  • Nos alimentos ricos em prolina e lisina como os legumes;

Um comentário: