![]()
Se você é mulher, com mais de 15 anos, é provável que você saiba o que é o período fértil ou tenha algumas ideia sobre o tema.
Mas você sabe calcular o período fértil? Conhece a influência desse calculo em evitar uma gravidez inesperada ou se planejar para engravidar? Sabe como facilitar esse calculo?
Bom…se alguma das suas respostas foi “não”, nesse artigo você irá tirar as suas dúvidas.
O que é o período fértil da mulher?
Saber quando você (mulher) está no seu período fértil é um ótimo artifício para quem deseja engravidar ou até mesmo se livrar de uma gravidez inesperada. O período fértil de uma mulher é o momento do mês, em que o organismo dela está propício a ficar grávida.
Isso acontece, por que é nesse momento que ocorre a saída do óvulo maduro, do ovário para as trompas, e seguindo caminho até o útero. Com esse óvulo maduro no útero, pode haver a penetração de um espermatozoide nele e começar uma gravidez. O período fértil da mulher dura apenas cerca de 6 dias, por mês.
Calcular o período fértil, pode ser usado como um “método contraceptivo a gravidez”, onde ocorrendo relações fora desse período, as chances de engravidar são muito pequenas. Mas calcular o período fértil, também pode ser usado para a mulher se programar para uma gravidez.
![]() Mulheres com ciclo irregular!
Há mulheres com ciclo irregular, e nessas situações, calcular o período fértil é mais difícil, já que o ciclo menstrual delas não apresentam regularidade. Por isso, usar métodos contraceptivos, como a camisinha ou a pílula do dia seguinte (anticoncepcional), é a forma mais segura para as mulheres com ciclo irregular, que não desejam engravidar.
Como calcular o período fértil?
Há a forma mais tradicional até as mais modernas. Para calcular o período fértil manualmente, você deve fazer as contas considerando que a gravidez acontece no período central do seu ciclo. Assim, você irá contar 14 dias da data em que veio a sua última menstruação e considerar os 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, como o seu período fértil.
Para quem gosta de tecnologia, há formas de facilitar o calculo. Você pode usar um aplicativo para calcular período fértil como o “Ovulation Calculator Mobile Mom” ou o “Period Tracker”. Outra forma de facilitar é optar por usar sites para calcular período fértil. Há vários sites onde você pode calcular o período fértil, a exemplo do:http://www.alobebe.com.br/
Agora, você jé pode responder “sim” as perguntas, você sabe calcular o período fértil? Conhece a influência desse calculo em evitar uma gravidez inesperada ou se planejar para engravidar? Sabe como facilitar esse calculo? Até mais!
|
Saúde no novo milênio. Não devemos esquecer a saúde pessoal. Afinal, é preciso evitar erros antigos para viver bem, não importa quanto tempo isso seja possível. Cada vez mais especialistas relacionam a qualidade da saúde à prevenção. E esse princípio está presente em cada linha desse blog.
18.6.16
APRENDA A CALCULAR SEU PERÍODO FÉRTIL
11.6.16
SUPER DICAS PARA TURBINAR A IMUNIDADE
|
4.6.16
PRODUTOS PROIBIDOS PARA A FERTILIZAÇÃO MASCULINA
Carne processada Um estudo publicado no periódico científico “Fertility & Sterility” mostra que comer carnes processadas como bacon, salsicha e presunto, reduz em quase 30% as chances de os homens obterem sucesso nos tratamentos de fertilização in vitro porque a carne processada altera a capacidade do esperma de fertilizar um óvulo. Enlatados Pesquisadores acreditam que a maior fonte de contaminação de bisfenol-A (BPA) vem da embalagem dos alimentos, já que latas de metal são revestidas de resina de BPA. Uma dica do especialista em reprodução humana Márcio Coslovsky, diretor médico da Primordia Medicina Reprodutiva, é consumir alimentos frescos sempre que possível e trocar o metal pelo vidro: “Além de ser bom para o esperma, é bom para a saúde”. Sabonetes e xampus: Sabonetes, xampus e produtos de limpeza perfumados também liberam ftalatos, assim como aquelas cortinas colocadas no box. O calor proveniente do chuveiro facilita ainda mais a propagação da substância. Evite produtos de higiene pessoal com fragrâncias e invista em uma cortina durável, em vez de trocar a de vinil a cada dois meses. |
Assinar:
Postagens (Atom)