12.11.16

QUIABO

ORIGEM : África, chegando ao Brasil juntamente com os escravos, no início da colonização pelos portugueses.
OUTROS NOMES :  Quiabo, quimbombô ou gombô.
MODO DE COMPRAR :  Prefira os que são tenros, bem cheios e firmes, e a ponta  quebra com facilidade; quando a ponta apenas dobrar, é sinal de que o legume já está murcho ou muito fibroso; O quiabo também não deve estar muito deformado ou manchado. Quanto à cor, deve-se preferir os verdes-claros, pois uma cor amarelada indica que estão maduros demais; quando verdes, bem escuros, é sinal de que ainda não estão amadurecidos o suficiente. Para quatro pessoas, a quantidade a comprar é de aproximadamente 400 g.
MODO DE CONSERVAR : Conserva-se bem durante cerca de 5 dias quando guardado em saco plástico e colocado na gaveta da geladeira. Mas não deve ser lavado antes, para que não estrague mais rápido.
MODO DE CONSUMIR :  refogado, cozido, assado, em sopas e em saladas.
OBSERVAÇÃO:   Se você não gosta daquela “babinha” do quiabo, basta pingar gotinhas de limão, depois de cortado, antes de prepará-lo. Sua viscosidade não agrada algumas pessoas, mas é uma forma excelente de espessar sopas e ensopados. Para evitar essa secreção viscosa que o quiabo libera à medida que cozinha, o jeito é cozinhá-lo no vapor ou escaldá-lo até que fique macio.
COMPOSIÇÃO :  O quiabo é um vegetal de alto valor nutritivo. Contém boa quantidade de vitaminas A e C e do complexo B. Além disso, é rico em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e cobre. O quiabo é um alimento rico em Fibras, além de ser fonte de Cálcio, Sódio, Potássio e Magnésio. Também apresenta Vitaminas C, do Complexo B e Betacaroteno (provitamina A). O quiabo é um alimento rico em Fibras, além de ser fonte de Cálcio, Sódio, Potássio e Magnésio. Também apresenta Vitaminas C, do Complexo B e Betacaroteno (provitamina A).
É um vegetal pobre em calorias e rico em amido, que apresenta alto teor de folato. É, também, uma rica fonte das vitaminas antioxidantes A e C e de potássio, eletrólito que mantém o equilíbrio de líquidos no organismo e que ajuda a transmitir os impulsos nervosos, além de ser necessário para o exercício muscular e o metabolismo.
VALOR CALÓRICO :  100 gramas de quiabo refogado fornecem 90 calorias.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Entre outras propriedades, o quiabo age como regulador do intestino, como suave laxante e ajuda na formação dos glóbulos vermelhos do sangue.

Um comentário:

  1. Realmente a melhor forma de guardá-los é não lavar e colocá-los secos num saco plástico na geladeira. Se lavar ele em dois dias já fica todo murcho. Outra forma que achei de guardá-los foi congelá-los ja cortados ou inteiros em um saco de água.

    ResponderExcluir