9.2.19

O CASAMENTO PERFEITO

A nossa base alimentar no almoço é muito estranha para um estrangeiro. A combinação do arroz com feijão diariamente presente em nossas refeições do meio-dia gera muitas interrogações na cabeça dos “gringos” (relacionada à questão do “mas vocês não enjoam de comer a mesma coisa todos os dias?”). Mal sabem eles que nossa misturinha tupiniquim é uma das dietas mais recomendadas pelos nutricionistas.
A mistura de nutrientes capazes de se completar faz uma excelente combinação proteica. Os grãos de arroz, por exemplo, contêm metionina, já os feijões trazem lisina em sua composição. Nomes diferentes que traduzem os tão conhecidos aminoácidos. Quando eles se juntam são mais eficientes na reparação de tecidos do organismo. Esse casamento aliado a sua eficiência é raro de se ver em outros vegetais. Para que o efeito nutricional seja alcançado é necessária a utilização de uma concha de feijão para meia escumadeira de arroz.

Outra ajuda proporcionada pela refeição brasileira é o equilíbrio do índice glicêmico (o feijão “neutraliza” o elevado potencial glicêmico do arroz), diminuindo o risco de diabetes. Além de todas essas propriedades, pesquisadores da Unicamp descobriram também uma capacidade da combinação de aumentar a concentração de minerais na saliva, o que faz diminuir a desmineralização dos dentes, além de proteger contra cáries (confira aqui mais alimentos naturais que fazem bem para os dentes).

Todos esses fatores fazem com que a base alimentar dos almoços em nosso país seja uma fonte poderosa de nutrientes. O que muitas vezes prejudica um pouco os efeitos benéficos do arroz com feijão é justamente os outros acompanhamentos que costumamos utilizar (carnes, massas e frituras). Fica sempre a dica de tentar adicionar o máximo de verduras e hortaliças para que a sua refeição mantenha o equilíbrio nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário