27.2.20

OS EFEITOS COLATERAIS DAS BEBIDAS ENERGÉTICAS

 Resultado de imagem para bebidas energéticas
Hoje vamos falar sobre as bebidas energéticas e seus efeitos no organismo.

Bebidas energéticas são muito populares, mas possuem efeitos colaterais que você deve saber: 

Essas bebidas contêm grandes quantidades de cafeína e açúcar, apesar de versões sem açúcar estarem disponíveis.

A maioria das bebidas energéticas contém ingredientes adicionais como vitaminas B, aminoácidos e ervas. Os produtores se baseiam nos benefícios desses ingredientes adicionais, mas há pouca evidência científica apoiando essas alegações. A maioria da energia dessas bebidas vem da cafeína e do açúcar.

A cafeína, na maioria das bebidas energéticas, vem de fontes múltiplas, então geralmente é difícil dizer quanta cafeína essas bebidas possuem.

Bebidas energéticas listam estimulantes herbais (como guaraná) como ingredientes separados da cafeína, mas eles geralmente não te dizem quanto de cafeína adicional esses estimulantes fornecem. O guaraná contém de duas a três vezes mais cafeína do que grãos de café.

Uma bebida energética típica possui 80 mg de cafeína por lata, mas a maioria possui muito mais do que isso. 80 mg é a mesma quantidade de cafeína que possui um copo de café e duas vezes mais a quantidade de uma xícara de chá ou lata de refrigerante.

Aqui vão os efeitos colaterais das bebidas energéticas que você precisa saber:
  • A alta concentração de cafeína pode estimular em excesso o coração e o sistema nervoso e aumentar a pressão sanguínea;
  • A grande quantidade de cafeína nessas bebidas pode causar desidratação;
  • A grande quantidade de açúcar pode causar queda de energia;
  • O excesso de açúcar presente nas bebidas pode levar a ganho de peso.
Algumas das ervas presentes nessas bebidas não interagem bem com certos medicamentos. Se você está consumindo bebidas energéticas por estar frequentemente cansado, existem maneiras melhores de impulsionar sua energia. 

Durma bem, exercite-se regularmente e coma de forma saudável. Mantenha-se hidratado também, já que a desidratação leva ao sintoma de cansaço. 

A água é o melhor fluído para beber e se manter hidratado porque ela é processada pelo corpo de forma diferente de outros tipos de substâncias, além de ter inúmeros outros benefícios.

Concluindo, muitas bebidas energéticas podem ter efeitos prejudiciais à saúde e não devem ser tomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário