A prisão de ventre é um problema extremamente comum, especialmente nas mulheres. Nelas, esse problema pode causar cólicas bem fortes e um efeito conhecido como “barriga inchada”.
Mas, assim como nos homens, pode ter consequências bem graves como hemorroidas e fissuras anais, devido ao esforço que passa a ser necessário para evacuar.
Felizmente, a própria natureza traz algumas alternativas para tentar solucionar esse problema tão incômodo. Algumas plantas medicinais têm propriedades para combater a prisão de ventre, e ainda, ajudar a melhorar a saúde e a alimentação.
As soluções mais conhecidas

Uma delas é o abacaxi. Essa fruta, além de altamente nutritiva e refrescante, tem ótimos valores medicinais e ela é usada há séculos para tratar diversos problemas de digestão, além de condições respiratórias e diversas outras.
Para a prisão de ventre, essa fruta ajuda muito pelas suas propriedades digestivas. Sendo assim, ela pode absorver melhor os nutrientes e facilitar a digestão pesada. Com isso, ela contribui para a movimentação do intestino, especialmente em casos de pós-cirurgia abdominal. Curiosamente, o abacaxi também ajuda a combater a diarreia.

Outra planta comum que ajuda a combater a prisão de ventre é a beterraba. Essa planta é um dos alimentos mais nutritivos conhecidos, as substâncias da sua composição combatem problemas que vão desde a depressão, até a diabetes.
Para a prisão de ventre, a beterraba é rica em açúcares lentos e fibras, dois componentes muito importantes para a movimentação ideal do intestino.
As plantas medicinais no combate a prisão de ventre

A Losna é outra planta que tem grandes propriedades contra a prisão de ventre.
Originada na Europa, e conhecida por ajudar na produção da bebida absinto, suas folhas ajudam também em todo o processo digestivo.
Seu uso aumenta a produção de saliva, dos sucos, gástricos, pancreáticos e biliares, além de ajudar a promover a movimentação do intestino. Com o funcionamento ótimo de todo o sistema digestivo, também ajuda a combater a prisão de ventre.
É importante citar que, em excesso, a losna pode atacar o fígado, causando até mesmo danos neurológicos, por isso é importante utilizar sempre nas dosagens recomendadas, usando uma colher de sobremesa da planta picada para uma xícara de água, tomando duas xícaras ao dia.

A Sene, é um excelente laxante e estimulante intestinal, usada a séculos por essas propriedades.
Estudos realizados com suas folhas mostram excelentes resultados no funcionamento do intestino.
Já a Erva Doce, ou Anis, é uma planta que vem do Oriente Médio. Seu cultivo e uso medicinal, data de mais 1000 anos, principalmente pelos egípcios. Desde essa época, foram observados seus benefícios para a saúde do organismo, como regulador menstrual, tônico estomacal e outros.
Para o combate a prisão de ventre, um tônico composto por erva-doce, funcho, sabugueiro e sene, foi testado em pacientes com esse problema e a solução reduziu o trânsito estomacal deles de 42 horas para apenas 17.
Apesar das propriedades, e dos resultados, bem positivos é preciso um pequeno cuidado com a erva-doce. Ela não é recomendada, por exemplo, para pessoas com déficit de atenção e que possam sofrer de epilepsia.
Outras plantas como a canafístula e a mandacaru, também são muito eficientes no combate a prisão de ventre.
Por isso, para qualquer planta medicinal, assim como qualquer medicamento, precisa ser tomado na dose certa e pela pessoa certa. Então, apesar das plantas descritas serem ótimas soluções para o problema da prisão de ventre, pesquise bem para garantir que ela irá apenas fazer bem a você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário